Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[PS3] LittleBigPlanet 2 Antevisão

Ir para baixo

25082010

Mensagem 

[PS3] LittleBigPlanet 2 Antevisão  Empty [PS3] LittleBigPlanet 2 Antevisão




Um dos meus passatempos enquanto adepto veraneio de praias ensolaradas, sempre foi mexer na areia. Não apenas mexer, mas também cavar, elevar e construir coisas, nem que logo a seguir uma enorme onda destruí-se todo o trabalho de um par de horas. Também era o pretexto para o primeiro banho do dia. Mas acima de tudo, essa construção dava um gozo imenso, principalmente se conseguisse fazer algo de jeito.

Este sentimento é partilhado com euforia e um enorme brilho nos olhos pelo pessoal da Media Molecule. Após nos terem trazido o brilhante primeiro jogo, com direito a nota máxima na Eurogamer Portugal, conseguem elevar a fasquia ainda mais, prometendo não só um jogo, mas uma plataforma de criação de jogos. E tudo isto com um aspecto simplesmente delicioso. É correcto dizer que sou um adepto de LittleBigPlanet, não só apenas pelo seu modo de criação, mas também pelo formato e criatividade de todo o universo criado. Num mundo onde os videojogos quase primam na sua maioria pela violência, LittleBigPlanet consegue cativar por uma suposta simplicidade, onde apenas dançar em conjunto ou andar à estalada no torneio, dá para horas de divertimento.

Mas em causa está a segunda incursão pelo universo dos Sackboys, e agora com a companhia de Sackbots, que são os "autónomos" lá do sítio. Tive a oportunidade de jogar pela primeira vez o modo estória, revelada na gamescom. Este modo, diferente do que parecia, tem uma grande importância dentro do pacote completo. Continua com o sistema de podermos desbloquear tudo e mais alguma coisa para podermos usar mais tarde nas nossas criações, mas principalmente diversifica a jogabilidade, prestando de certa forma um serviço púbico dando ideias e exemplos do que poderemos criar em LBP 2.
Screenshots:
Spoiler:
Está em causa a salvação do mundo, dos Sackboys claro. Essa é a nossa demanda, onde teremos que nos juntar a mais três amigos, onde iremos claro trabalhar em conjunto. Um dos aspectos do anterior e que continua também neste é a diversidade de pequenos puzzles ou coisas para desbloquear usando necessariamente dois ou quatro jogadores. A equipa de produção acredita que agora este aspecto está mais equilibrado, mas que alguns níveis serão realmente quebra-cabeças, e que teremos que jogar de forma correcta e sincronizada com os nossos amigos.

Nada foi deixado ao acaso, e a diversidade dos níveis é representada pelo diferente número de formas de jogar agora. Temos a perspectiva tradicional 2.5D em Side-Scroll, mas também podemos jogar de uma "imitação" perspectiva vista de cima. Esta forma de visualizar o jogo, cria muitas vezes um enorme nó no nosso cérebro, pois a passagem entre as diversas formas de gameplay é seguida, sem paragens. Então se aliarmos ao facto que podemos agora ligar diferentes níveis, saltando de um lado para o outro, já poderão imaginar como ficou o meu cérebro após a apresentação. É sempre bom podermos exercitar os nossos poucos neurónios, e claro nos divertir-nos também.

Para podermos completar tudo a 100% a equipa de produção afirma que teremos que despender à vontade 50 horas de jogo. Isto apenas no modo estória. Estas horas são facilmente atingidas, e dou como exemplo um conjunto de quebra-cabeças onde para completar dois tive cerca de 10 minutos. E estou a falar de um puzzle num único ecrã sem qualquer tipo de progressão. Este quebra-cabeças consistia em termos de conjugar com outro colega duas ligações, numa perspectiva de uso de dois Sackbots, actores de nós próprios, iguais e controlados por nós num espaço parecido, variando apenas uma variável, onde ambos teriam que estar numa determinada posição ao mesmo tempo. Confusos? Também eu.

Para além da estória do jogo, temos claro o tão badalado modo de edição e criação de níveis. A fasquia para a segunda incursão por LittleBigPlanet foi elevada ainda mais. A comunidade teve certamente um papel importante na forma como a sequela se transformou. LittleBigPlanet é mais que um jogo, é agora uma plataforma de criação de outros jogos, embora correndo sempre dentro do jogo. Foi adicionado o chamado Sackbots que é um meio pelo qual poderemos criar autónomos, com as suas sequências e capacidades. Estes autónomos poderão ser transformados, editados e são a parte central por exemplo nas cut-scenes que poderemos criar. As cut-scenes não são representadas pelo nosso Sackboy mas sim por este Sackbot. É assim um actor que toma o nosso lugar, mas que podemos mexer como se fosse um Sackboy na verdade. Com este método a equipa consegue ter uma enorme liberdade de criação.

O modo para criar cut-scenes é extremamente poderoso, pois com a edição de saltar entre níveis, poderemos criar sequências entre ambientes, saltos entre cenas, etc... Basta para isso colocarmos a câmara a gravar e mexer os nossos Sackbots como queremos. Colocar as "falas", os adereços e já está feita a cena. Podemos repetir isto em diversas cenas ou cenários que quisermos. Mais tarde ligamos tudo e gravamos. E estão feitas as cut-scenes. Estes Sackbots também poderão ser usados para determinadas instâncias num nível que criemos. Eles poderão ser alterados e editados, criando quase o que quisermos com eles. Temos métodos que lhe podemos aplicar e até mesmo fazerem determinadas coisas.


No modo de edição temos agora a edição de músicas e claro está de criação. Sobre este respeito tentei saber qual a sensibilidade da Media Molecule sobre os direitos de autor. O que me foi dito é que essa sensibilidade não vem deles, mas sim dos proprietários dos direitos. Aliás foi referido que não é raro certas empresas fazerem exactamente o contrário, pedirem à Media Molecule que não retirem nada sobre os seus conteúdos, pois gostaram imenso. Uma postura que apenas podemos aplaudir.

Quem já usou um editor de músicas saberá certamente trabalhar rapidamente com o de LBP 2. Existem diversas faixas onde podemos colocar diversos instrumentos. Escolhendo os instrumentos podemos depois escolher que tipo de batida têm, a sua velocidade e volume por exemplo. Podemos criar grandes faixas sonoras, ou simples barulhos para determinados efeitos.

Existe ainda muito por falar sobre LittleBigPlanet 2, principalmente até que ponto tudo funciona, e se sempre será o salto prometido sobre o seu antecessor. Para não falar claro do aspecto gráfico, que é já evidente que está melhorado, principalmente nos efeitos de luz, o uso de partículas e nos estados líquidos.



Fonte: Eurogamer
_STONY_
_STONY_
Mod. Notícias
Mod. Notícias

Número de Mensagens : 2490

Idade : 40
Localização : Londrina - PR
Humor : :D
Inscrição : 21/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos