Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[PS3] Yakuza 4 "Antevisão"

Ir para baixo

17092010

Mensagem 

[PS3] Yakuza 4 "Antevisão" Empty [PS3] Yakuza 4 "Antevisão"




[PS3] Yakuza 4 "Antevisão" Ss_preview_Yakuza_4_2010_09_02_10_08.jpg

Quando se trata da série Yakuza uma coisa é certa, aqui no velho continente vamos ser sempre os últimos a recebê-la. Foi sempre assim desde o começo e não se espera alterações já para o Yakuza Of the End Os japoneses já jogam Yakuza 4 há meses e ainda estamos nós aqui à espera dele. Esta espera deve ser um hábito para os maiores seguidores de Yakuza aqui no Ocidente.

Felizmente com Yakuza 4 não aconteceu a situação do seu antecessor, em que os fãs ficaram meses sem saber se o jogo iria ser lançado no Ocidente. Yakuza 4 foi anunciado para o nosso território pouco tempo depois do lançamento japonês. O chegar ou não chegar da quarta entrada na série ao Ocidente estava dependente do sucesso comercial de Yakuza 3. A SEGA não revelou números, mas indicou que as vendas iniciais foram muito positivas.

Os seguidores fieis da série ficaram contentes com o lançamento ocidental de Yakuza 3, no entanto, não ficaram tão contentes quando descobriram que determinados conteúdos tinham sidos cortados da versão Japonesa. No recente evento SEGA, em Londres, chamado de Unfold, tive o privilégio de conversar com Masayoshi Kikuchi, produtor de Yakuza 4, onde nos foi dito que esses conteúdos retirados eram apenas mini-jogos, que não eram apelativos para os jogadores ocidentais, ou pelo menos a SEGA pensou dessa maneira. Kikuchi esclareceu que em Yakuza 4 o mesmo não vai acontecer, nenhum conteúdo será cortado.

Este Yakuza será diferente dos anteriores, para além da personagem principal da série Kazuma Kiryu, a história foca-se em três outras personagens: Shun Akiyama, Taiga Saejima e Masayoshi Tanimura. Isto não vai alterar apenas o modo como a história é contada mas também a sua jogabilidade.
[PS3] Yakuza 4 "Antevisão" Ss_preview_Yakuza_4_2010_09_02_10_05.jpg.jpgO quarteto fantástico.

Ora, quatro personagens diferentes, quatro maneiras de jogar diferentes. Cada uma tem um estilo de luta próprio, basta jogar com cada uma delas para perceber isso. A maior diferença está entre Taiga Saejima e Masayoshi Tanimura. Saejima utiliza sobretudo os seus punhos, é mais lento e mais forte que as restantes personagens. No caso de Masayoshi Tanimura, o seu estilo de luta é rápido e habilidoso. Quanto às duas outras personagens, pode-se dizer que a sua forma de lutar é parecida e equilibrada, usando tanto os punhos como os pés.

De forma a garantir a cada personagem algo que as distingue das restantes, para além dos estilos diferentes, foram-lhes dados finishers únicos. Tanimura, por exemplo, sobe para os ombros do oponente e torce-lhes o braço. À medida que vão usando cada vez mais este movimento, melhor vai ficando, é como se subisse um nível e ficasse ainda mais poderoso. Tal como os outros Yakuza, vão poder usar armas nas cenas de pancadaria, num dos vídeos até vemos Saejima a usar uma mota para castigar severamente os seus adversários.

O mundo aberto a que a série nos habituou foi um pouco deixado de lado para dar lugar a uma história mais estruturada. Segundo Masayoshi Kikuchi será uma história mais profunda que os jogos anteriores. Para mim, o facto de haver quatro personagens ajuda o jogador a criar mais facilmente uma ligação com uma delas, deverá ser por isso que Kikuchi-san espera que o jogo seja bem recebido e mais pessoas revelem interesse por ele.

Cada personagem tem a sua própria história e o jogo está divido em cinco capítulos, quatro deles para cada uma das personagens. É uma abordagem diferente na série mas que certamente agradará aos fãs, este título continua a merecer o nome que carrega. Devido à redução da liberdade, não esperem portanto o número de side-quests dos jogos anteriores, elas ainda existem, só que em menor quantidade.

Não é por esse factor que a cultura japonesa está pior representada, as ruas de Kamurocho continuam com aquilo que as fizeram famosas, as lojas, as máquinas arcade, as publicidades às marcas japonesas, os clubes de strip, tudo aquilo a que já estamos habituados. Além disto, foram adicionadas novas áreas, agora vamos poder vaguear pelos telhados de Kamurocho e pelo sub-solo, aonde estão localizados o metro, parques de carros, entre outras coisas. De referir também que esta foi a primeira vez que jogamos Yakuza 4 em Inglês, um trabalho que está ao nível dos seus antecessores.



O sistema de combate foi melhorado, mas continuamos a carregar freneticamente nos botões, em conjunto com isto, as lutas em desvantagem numérica e violência são o prato principal. Existem secções que são mesmo pura pancadaria, nas quais enfrentamos gangues inteiros sozinhos.

Na sua essência, Yakuza 4 continua a representar aquilo a que esta série nos habituou. A história é emotiva e como não podia deixar de ser, tem os seus momentos de humor. Novas personagens foram introduzidas e em contraste, velhas personagens regressaram.

Uma nova abordagem na história e elementos novos na jogabilidade são as novidades de destaque, apesar disto, de uma forma geral não esperem um jogo muito diferente de Yakuza 3, pois foi produzido em apenas um ano. Mesmo assim, deverá ser algo imprescindível para os fãs. Depois de Yakuza 4, a série parece que irá seguir um novo rumo com o recém anunciado Yakuza: Of The End. Como sempre, a chegada deste título ao Ocidente deverá estar dependente das vendas de Yakuza 4.




Fonte: Eurogamer
_STONY_
_STONY_
Mod. Notícias
Mod. Notícias

Número de Mensagens : 2490

Idade : 40
Localização : Londrina - PR
Humor : :D
Inscrição : 21/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos