Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: porque o Nhonho é nerd

Ir para baixo

11082012

Mensagem 

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: porque o Nhonho é nerd Empty Entenda as piadas sem sentido do Chaves: porque o Nhonho é nerd




O imensurável sucesso que Chaves tem no Brasil fez com que Nhonho se tornasse um dos apelidos prediletos mais comuns nas escolas primárias para meninos gordinhos vítimas de bullying. Mas, pobres gozadores, mal sabem que estão apenas mostrando uma ignorância em relação ao idioma espanhol quando proferem tais impropérios (mas seria pedir muito que crianças de 7 a 15 anos tenham tal conhecimento, não? Enfim...)

Para a explicação detalhada, recorramos a uma definição mais embasada, da Real Academia Espanhola:

    Ñoño, ña:

  • (Del lat. nonnus, anciano, preceptor, ayo).

    1. adj. Dicho de una cosa: Sosa, de poca sustancia.

    2. adj. coloq. Dicho de una persona: Sumamente apocada y de corto ingenio.

    3. adj. ant. Caduco, chocho.



Ou seja: “ñoño”, que vem do latim, significa algo insosso, de pouca substância; uma pessoa muito tímida ou de pouca inteligência, ou (em uma versão mais arcaica) alguém caduco.

Então, o que temos? O Nhonho não era chamado de Nhonho porque era gorducho, mas sim porque era meio bobo – puxa-saco do Professor Jirafales, que respondia tudo o que lhe era perguntado na aula (algumas vezes dizia uma ou outra bobagem, mas acertadamente na maioria das vezes), um tanto retraído em relação a Chaves, Quico e Chiquinha (lembrem-se de que ele tinha vergonha de fazer calistenia).

O Chaves não queria o cata-vento da Chiquinha

Lembram-se de quando a Chiquinha pegou catapora? Na verdade, tudo começou como uma mentira contada pelo Seu Madruga para não pagar o aluguel ao Senhor Barriga. Mas a menina aproveitou a história para cabular a aula, e o boato teve que ser confirmado para que engambelar o dono da vizinhança.

Neste momento, em que o Seu Madruga reafirma a catapora da Chiquinha perante o Senho Barriga, o Chaves é o único que não tenta escapar do contágio e pede para visitar a amiga. O motivo? Ele queria um cata-vento emprestado. Olha só, a partir de 2:00:



Mas não é bem assim. Em primeiro lugar, a Chiquinha não havia pegado e nem iria contrair a catapora. A enfermidade que ela teria era a varíola, bem diferente (e mais grave) da varicela, apesar do nome semelhante – daí temos a explicação do choro forçado do Seu Madruga, em decorrência da gravidade da doença. Expliquemos, mas antes vamos aproveitar para ver este mesmo momento do Chaves em espanhol, a partir de 1:35.



Como foi dito, a Chiquinha tinha viruela. E o faminto Chaves, na verdade, queria outra coisa: uma ciruela. E o que seria isso? Simplesmente uma ameixa (aproveitando: notem que, nesta cena, assim que o Chaves faz o trocadilho com as palavras bem semelhantes, o Seu Madruga mal consegue segurar o riso.

Nesta mesma hora, neste mesmo canal: Porque o nariz é a Espanha

Creditos: Felipe Held
HugoNight
HugoNight
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 2158

Idade : 41
Localização : São Caetano do Sul
Humor : Wir Müssen Leben Bis Wir Sterben!!
Inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: porque o Nhonho é nerd :: Comentários

HyogaS2

Mensagem 19/8/2012, 18:31 por HyogaS2

eh complicado traduções, principlamente na parte humoristica, que acaba se perdendo o jogo com as palavras, e muda totalmente o sentido do que foi feito

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos