Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: Porque o futebol era a principal atividade indígena

Ir para baixo

28072012

Mensagem 

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: Porque o futebol era a principal atividade indígena Empty Entenda as piadas sem sentido do Chaves: Porque o futebol era a principal atividade indígena




Vamos lá, esta é bem simples e não requererá muito esforço de minha parte e você(s?) não perderá muito de seu precioso tempo lendo tanta baboseira. Alguém que já tenha prestado atenção nos últimos anos em partidas da Copa Libertadores da América pode ter decifrado tal enigma sem muito esforço. Ou, na verdade, alguém que tenha visto a primeira versão do episódio em questão.

Nos sempre engraçados episódios da turma do Chaves na escola, vira e mexe sobra alguma piada perdida seja na tradução espanhol-inglês ou em aspectos sócio-culturais-históricos entre México e Brasil. Pois bem.

Aposto que você se lembra muito bem de quando o Professor Jirafales pergunta qual era a principal atividade indígena, no episódio Aula de História, não? Sem titubear, o Godines responde que eram as partidas de futebol. Por sua vez, o Mestre Lingüiça explica que não estava falando do Corinthians nem do Flamengo. Ahn, como assim? Repare só, depois dos 5:20 do vídeo abaixo.



Na verdade, toda a explicação para essa piada está em outro episódio, gravado anteriormente, chamado “O castigo vem a cavalo” – aquele em que os pais dos alunos reprovados vão à aula, e possui praticamente as mesmas piadas acerca da aula de história. Neste capítulo, o Professor Jirafales pergunta qual era a principal atividade asteca e quem responde “futebol” é o Quico. Na hora, o mestre explica que não está falando do estádio dos astecas (depois dos 3:07 do vídeo abaixo)



Faz falta explicar que o futebol, dizem, foi criado pelos ingleses no século 19? E que o período de povoamento e governo da tribo em grande parte do território hoje compreendido pelo México se deu entre os séculos 14 e 16? Bom, sem querer acabei dizendo. De qualquer maneira, isso prova, historicamente, que seria impossível o povo de Tenochtitlan praticar o futebol.

Mas o bochechudo do Quico não está de todo equivocado. Sabe qual é o nome do maior estádio do México? Pois é... o Estádio Azteca, localizado na Cidade do México e com capacidade para mais de 100 mil pessoas. Incrível, não?

O Azteca, casa de América e Necaxa, foi construído para a Copa de 1970, e em 1997 foi comprado pela Televisa (parêntesis: isso realmente me chocou, afinal... alguém já imaginou um estádio de propriedade da Globo?) – é verdade, o maior canal de televisão no México. Na época, a emissora tentou rebatizar a arena para Guillermo Cañedo, a fim de homenagear um ex-executivo da Televisa. A população recusou, e o nome Azteca foi mantido.

Já que citamos a piada da principal atividade asteca, em um episódio que não é exibido no Brasil, feito já na década de 1980 (todos que o SBT transmite são de 72 até 79). Nele, o Professor Jirafales pergunta para a sala o que é o cosmo. O Godines se prontifica a responder e, sem pensar muito, solta essa: um time de futebol onde jogou o Pelé. Rá!



A tia da Chiquinha não desentupiu o umbigo

Vai falar que as leituras do Chaves não estão entre os momentos mais engraçados de todas as séries? Eu sei, eu sei... Talvez seja, até, quando damos mais risadas. A Chiquinha mandou para o Seu Madruga quando decidiu voltar à vila. Era assim, lembra?



Carta lida pelo Chaves:

Chaves escreveu:Presente para o dente,

Papa querino, eu passei toda a semana tomando. Na epidemia de panças indigestas. Porcas, guaranás e bombas de bois. Ontem de manhã minha tia desentupiu o umbigo. E tudo isso porque eu sempre faço fofó. É só médio ruiva. Então eu tive uma ideia: procurei minha tia e lhe parti. Disse a ela que meu pai é saúvo (...). Irá me levar o cai pra trás. Eu vou chegar casada com o velho.

Carta original da Chiquinha:

Chiquinha escreveu:Presidente Prudente,

Papai querido,

Eu passei toda a semana tomando aulas de dança na Academia de Danças Indígenas: polcas, guarangas e bumba-meu-bois.

Ontem de manhã minha tia discutiu comigo. E tudo isso porque eu sempre faço fofocas. Isso me deu raiva. Então eu tive uma ideia: procurei minha tia e lhe participei. Disse a ela que meu pai é viúvo. E como viúvo é um homem que não tem apoio material. E como vive só eu quero voltar com ele, e minha disse que está bem.

Irá me levar o capataz. Eu vou chegar em casa com o velho.

Mas... opa, vamos ver como é que são as duas versões em espanhol? Dessa vez não será preciso fazer nenhuma explicação sócio-étnico-histórico-cultutal entre México e Brasil, confira e interprete você mesmo:



Carta lida pelo Chaves:

Chaves escreveu:Si halla Juan al gato.

Papa cuerito,

Toda la semana me la pasé tomando. En la epidemia de panzas indigestaditas, tengo guaraches y piso el doble. Ayer en la mañana mi tía se mojó el ombligo, y todo no más porque yo siempre me hago la chis. Esa medio rubia. Entonces tuve una idea y busqué a mi tía y se la partí. Le dije que mi papá es beodo y como vive solo yo me quiero regresar con él, y mi tía me dijo que está bien. Me va a llevar el mayor mono. Pero voy a llegar casada con el viejo.

(Tradução: Se Juan acha o gato. Papai courinho, toda a semana eu passei bebendo. Na epidemia de panças indigestinhas, tenho guaraches [NT: uma sandália de couro bem feia] e calço o dobro. Ontem de manhã minha tia mlhou o umbigo, e tudo porque eu sempre me mijo. Essa meio loira. Então tive uma ideia: procurei minha tia e acabei com ela. Disse-lhe que meu pai é bêbado. O macaco velho me vai levar, mas vou chegar casada com o velho)

Carta original da Chiquinha:

Chiquinha escreveu:Celaya, Guanajuato.

Papá querido,
Toda la semana me la pasé tomando clases de baile en la Academia de Danzas Indigenistas. Tango, guarachas y pasos dobles.

Ayer en la mañana se enojó conmigo y todo nomás porque yo siempre me hago la chistosa. Y eso me dió rabia. Entonces tuve una idea: busqué a mi tía y se la participé. Le dije que mi papá es viudo, y como vive solo yo me quiero a regresar con él, y me tia dijo que está bien. Me va a llevar el mayordomo y voy a llegar cansada con el viaje.

(Tradução: Papai querido, toda a semana eu passei tomando aulas de dança na Academia de Danças Indígenas. Tango, guarachas e passos duplos. Ontem de manhã minha tia ficou brava comigo, e tudo porque eu sempre me faço de engraçadinha. Isso me deu raiva. Então tive uma ideia: procurei minha tia e lhe comuniquei. Disse que meu papai é viúvo, e como vive sozinho quero voltar com ele, e minha tia disse que está bem. Vou voltar com o caseiro e vou chegar cansada com a viagem)

Na proxima semana: Porque o Seu Madruga não gosta do número 41?

Creditos: Felipe Held
HugoNight
HugoNight
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 2158

Idade : 41
Localização : São Caetano do Sul
Humor : Wir Müssen Leben Bis Wir Sterben!!
Inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Entenda as piadas sem sentido do Chaves: Porque o futebol era a principal atividade indígena :: Comentários

LordPsycho

Mensagem 29/7/2012, 01:15 por LordPsycho

bacana! realmente a piada é explicada no outro episódio... sem falar q no ep. da recuperação, o Professor Jirafales pergunta p/ chiquinha qual a principal atividade dos aztecas, ela responde a guerra... e na aula ela responde caça e pesca... kkkkkkk

Eu sempre ria mto nesse ep. da Carta da chiquinha... kkk

abrs.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos