Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Essa coisa de meninas no mercado de games

+9
Algus Helm
Dynamo
Ultratesta
Shiro Niimura
brunovergamini
Scarecrow
ZeroKilledX
_STONY_
Killerbee
13 participantes

Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Killerbee 1/9/2010, 09:01

Para uma reflexão masculina:Essa coisa de meninas no mercado de games

Essa coisa de meninas no mercado de games CAB3E91769DE1DD183B1B3C8EFD6E0

Por ser uma mulher assumidamente gamer e fazer disto meu trabalho, muita gente me pergunta: “E aí, por que não tem mais garotas que jogam videogame?” Sinceramente, esta resposta não é exatamente binária, ou seja, não há uma réplica pronta, que delibere de forma rápida todos os problemas da vida, do universo, e de tudo mais. Também ainda não inventaram uma forma de compreender o cérebro feminino. Se existisse, você atinaria todas as frases corretas naqueles dias mais sensíveis e, ao mesmo tempo, conviver com uma dama não teria a menor graça.

De qualquer maneira, há sempre um método completamente novo de resolver as possíveis demandas, como qualquer bom jogo de nova geração pode atestar – para cada missão, diferenciadas formas de explorá-la. Assim, que tal sondar todos os cantos mais obscuros da tela? A primeira coisa que você deve saber é que:

Essa coisa de meninas no mercado de games 623B113F129A40FA82D8B357FA5B60

Há mulheres que jogam

Se você não conhece uma mulher que pode chutar a sua bunda no “Street Fighter” ou no “Left for Dead”, é só procurar um pouco mais. Em MMOs existe um grande número de avatares femininos que são controlados por caras barbudos, mas também é possível encontrar meninas de verdade.

Muitas delas preferem até não contar a verdade sobre seu gênero por dois motivos: para não sofrerem preconceito, ou para não serem taxadas de “coitadinhas” ao estilo: “Ah, é uma garota, melhor eu dar algum dinheiro pra ela, ela nunca vai conseguir se virar sozinha”.

Eu mesma jogo um MMO. Mas, sim, tenho muitas amigas que nem consideram a possibilidade de se divertir com um game. Infelizmente, o mercado ainda não é igualitário como um todo, já que as garotas que se enfiam no mundo dos games geralmente o fazem com títulos mais casuais: o “Farmville”, os jogos de Iphone, o “Wii Fit”, e outros nesta mesma norma.

Porém, perceba o lado bom do tema: ao menos, elas estão lá. No campo dos casuais, não somente as mulheres se fazem presentes, como representam mais de 70% do mercado. Verdade verdadeira. Palavra de escoteiro. Mais interessante do que isto é que o dado ainda comprova que a demografia correta é de mulheres na faixa dos 30 anos.

E, isto sim, pode parecer uma surpresa. Porém, pense por outro lado, coloque-se nos sapatos (ou nas saias) delas e tente interpretar que jogar videogame sempre foi coisa de meninos, é como se existisse um...

Essa coisa de meninas no mercado de games 4956AD90B59F8F3D3A71E56CCD564

Clube do Bolinha

Vai, pode assumir: você não queria meninas dividindo o controle do seu Mega Drive ou do seu Nintendinho. Claro, agora você adoraria que sua namorada pudesse jogar com você, mas na infância (sua e dos consoles) elas eram proibidas de entrar no quarto.

Para alguns espécimes do mundo masculino também há a questão do medo: será que se as meninas entrarem no mercado só terão lançamentos da “Hello Kitty” – gostaria de informar que os mais machões vão gostar do MMO desta fofura, só a título de curiosidade mesmo –; e ainda mais: será que elas vão acabar com a minha raça no “Call of Duty”? Bem, algumas sim, com certeza.

Veja, jogos digitais ainda são uma forma de entretenimento muito nova, e poucas mulheres trabalham dentro da indústria. Isto não é um equívoco ou uma caça às bruxas, que era algo natural no passado, e que deve mudar aos poucos – como já acontece. Assim que algumas damas mais empreendedoras assumam seu lugar no mercado, mais games surgiram em que as mulheres possam se identificar de cara. Perceba que já há uma mudança até em personagens clássicos: Samus Aran, de Metroid será agraciada com um game que deve explorar seus pensamentos, sua trajetória e suas opiniões. Claro, há personagens femininas interessantíssimas faz anos, mas vale lembrar que mesmo a Samus já tirou a roupa em jogos.

Essa coisa de meninas no mercado de games 8BFBF94C58142D2F530A187E3249A

Será que o problema é o cenário? Cadê os meninos de peito de fora?

Explosões, armas, ficção científica, peitos de fora? Não creio que seja simples assim. Sim, explosões estão mais associadas a games e filmes “de meninos”, mas conheço muitas moças que adoram esse tipo de película. Isto é, por mais que aja algum tipo de associação com um universo mais varão, ela não deveria retirar completamente as meninas da cena.

Certamente que o abuso do corpo feminino não atrai a parcela feminina da população. Cresci rodeada de quadrinhos com super-heroínas perfeitas, filmes com tipos de corpos invejáveis, mas nunca me senti agredida. Talvez seja porque, neste tipo de produto cultural, a questão do corpo perfeito não é encerrada somente nas mulheres, ela é espalhada por todo tipo de personagem, inclusive os masculinos.

Até mesmo “True Blood” – com sua trama cheia de sexo e violência – tem um apelo sensual muito pujante para mulheres: todos os atores são tão bem esculturados quanto às personagens femininas que os acompanham. Quer dizer, há uma paridade: não vejo nenhum problema em feiras de games serem lotadas de meninas com pouca roupa, mas cadê os meninos? Se uma caixinha de game traz uma protagonista em roupas tão apertadas que elas teriam que ser costuradas ao seu corpo, onde estão os personagens masculinos de peito de fora?

Essa coisa de meninas no mercado de games 87504BC4A139AEAB2133C9268FE598

Ah, o marketing

Há um aprofundamento ainda mais pertinente. A Lara Croft, por exemplo, foi criada para ser uma mulher independente, madura, inteligente, forte, que também é bonita. Não é isso que você vê nas primeiras imagens lançadas do game, na modelo da vez escolhida para ser eternizada em fotos.

O que se divulga, na verdade, são imagens da personagem de toalha. Vamos deixar claro: se tudo que você mostra de um produto é seu atrativo sexual, é tudo que as pessoas verão. Isto é, eu SEI que a Lara é muito mais do que isto, mas uma menina que nunca jogou não tem como saber, pois a parcela mais interessante da nossa Indiana Jones não é importante para o marketing.

Você pode achar que isto é muito radical. E eu lhe respondo: se fosse, a Eidos (empresa responsável pelos jogos da moçoila) não estaria tão preocupada em criar uma imagem mais realista e menos fantasiosa (leia-se: menos busto) para Lara.

Com certeza que as mulheres também querem jogar como personagens charmosas e gatonas. Porém, quando tudo que se mostra no marketing é o corpo, as meninas tendem a pensar: “Bem, acho que este game não é pra mim”, antes mesmo de testar. Eu não acho que a culpa seja delas.

Essa coisa de meninas no mercado de games 77E539291321398A689B6A515551E

Não é possível generalizar. Nem todos os meninos não queriam meninas na brincadeira quando eram pequenos. Nem todas as personagens femininas são vendidas como gostosas (e hoje em dia, isso diminui).

Certo? Então nada de pensar: “nossa, veja esta jornalista louca, que não quer que as personagens sejam bonitas, acha que elas são só um corpo bem desenhado e ainda tá dizendo que a culpa é minha”. A culpa não é de ninguém. O mercado de games nasceu mais masculinizado, e aproveitou disto para vender mais. Fato.

Se você quer mostrar o mundo dos games a uma garota seja generoso: mostre games que contenham assuntos que ela se interesse, comece pelo básico, não tire um versus logo de cara (que tal um cooperativo?). E não reclame se no final ela ficar mais habilidosa do que você.

Quem sou eu:

Flávia Gasi é jornalista especializada em games, blogueira, conselheira editoral e mestranda. Nerd assumida e gosta de tudo que diz respeito à cultura pop. Leia mais textos da Flávia no Gameblog, da MTV.

Fonte: MSN
Killerbee
Killerbee
God Of War
God Of War

Número de Mensagens : 8409

Idade : 45
Inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por _STONY_ 1/9/2010, 09:16

Uia ... eu vivo pedindo pra minha namorada jogar comigo mas ela sempre tira o corpo fora... muito raramente ela senta e joga comigo Chorão ...
_STONY_
_STONY_
Mod. Notícias
Mod. Notícias

Número de Mensagens : 2490

Idade : 40
Localização : Londrina - PR
Humor : :D
Inscrição : 21/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por ZeroKilledX 1/9/2010, 09:17

Ah, minha namo joga também, e vivemos discutindo sobre Sony x nintendo, poxa, esse negócio que mulheres não podem jogar é idiotice, e mais do que isso, muitas vezes elas são companhias melhores que homens (Quando fica Serious Business complica bastante).
E falar que não tem mulheres na indústria é a mesma coisa que falar que não tem brasileiros na indústria de jogos.
E é engraçado porque a maioria das garotas que conheço que jogam gostam muito mais de um Fighting Game que coisas como Wii Fit ou jogos mais leves Laughing
ZeroKilledX
ZeroKilledX
New User
New User

Número de Mensagens : 31

Localização : Curitiba
Inscrição : 21/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Scarecrow 1/9/2010, 11:23

O problema é que muitas garotas pensam que video game = PES 2010 + GTA + CoD.
Esse tipo de coisa dificilmente atrai as meninës (embora minha irmã tenha zerado GTA IV primeiro que eu).
Logo, fica ai o desinteresse de procurar algo mais: um estilo que agrade-as.

A maioria das gamers que eu conheci, se interessavam quase que exclusivamente aos RPG's eletrônicos e a jogos de plataforma.

Note que isso aqui no Brasil, que geral que se diz "gamer" só conhecem 3 jogos (já citados), o que acaba influenciando na opinião de uma namorada, por exemplo.
Scarecrow
Scarecrow
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 7467

Idade : 32
Localização : Florianópolis - SC
Humor : Who told you could eat my cookies?
Inscrição : 10/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Killerbee 1/9/2010, 11:29

eu adoro ver os videos de servidores tipo youtube onde elas tao praticamente peladas jogando guitar hero ou nintendo wii e tals hauauhua

sou totalmente a favor do post heheheh
alguem tem links mais legais nesse caso? agahahuah
Killerbee
Killerbee
God Of War
God Of War

Número de Mensagens : 8409

Idade : 45
Inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por brunovergamini 1/9/2010, 13:37

Foi como o Diego disse, elas pensam que é só PES e GTA... Por exemplo a minha namorada, ela adora God of War e esses dias tava jogando Fight Night Round 3 comigo.. Então isso é só 'falta de apresentação' de jogos
brunovergamini
brunovergamini
New User
New User

Número de Mensagens : 96

Idade : 30
Localização : Porto Alegre
Humor : Mais vale duas pedras no caminho, do que uma no rim.
Inscrição : 28/01/2010

http://twitter.com/brunovergamini

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Shiro Niimura 1/9/2010, 13:57

a minha namorada não joga, mas ama quando nós saimos ou algo do tipo junto de alguém, dai do nada eu tiro meu psp do bolso, ela gosta de ver, mas nao joga XD
Shiro Niimura
Shiro Niimura
New User
New User

Número de Mensagens : 29

Localização : Extrema - MG
Inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Ultratesta 1/9/2010, 14:47

Minha esposa gosta e zerou:

GOD OF WAR
BAYONETTA
DEVIL MAY CRY
RESIDENT EVIL 2
RESIDENT EVIL 3
RESIDENT EVIL 4
RESIDENT EVIL 5
MARIO WORLD (ÉCO)
DANTE'S INFERNO
ALAN WAKE
CASTLEVANIA SYMPHONY OF THE NIGHT
CASTLEVANIA DAWN OF SORROW
DINO CRISIS 2

Dentre outros, estamos juntos a 13 anos e sempre temos VG em nossas vidas, tenho um X e um PSP e ela um DS (ÉCO DE NOVO).
Ela pegou DS só por causa de jogo de bichim, e Nintendo só tem bichim né?
Mas tem um porém, ela é diferente das demais, tatuadora, sua cabeça é de homem, e detesta amizade com mulheres, ela fala que amizade entre mulheres verdadeiras não existe, hehe.

PS: E detestamos GTA - FUTEBOL EM GERAL.



Última edição por Ultratesta em 1/9/2010, 14:48, editado 1 vez(es)
Ultratesta
Ultratesta
I'm a Baby
I'm a Baby

Número de Mensagens : 121

Localização : MG
Inscrição : 17/08/2010

http://www.lojaafterdark.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Dynamo 1/9/2010, 14:48

A minha até q jogava comigo cooperativamente alguns jogos antigamente... Inclusive ela guarda na memoria o dia q deixei ela cercada de um Mob no jogo Diablo em quanto corria e eskecia de avisar pra ela correr tb! = death
Isso causou um trauma no cerebro da coitada! Razz
Dynamo
Dynamo
Noob
Noob

Número de Mensagens : 585

Idade : 44
Localização : Natal/RN
Humor : WTF!!!
Inscrição : 17/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Algus Helm 2/9/2010, 09:23

A minha esposa joga

LBP ( e já te olho no 2)
Bayoneta
Scott Prillgrin vs The World
Justice League Heroes
Guitar Hero
Lego Star Wars
Pinball Fantasies

Ela não gostou da sanguera de GOW, mas achou os gráficos bem feitos...
Não gostou muito de Street Fighter por causa dos comandos dos golpes...
Mas as poucos eu vou a "catequizando"
Algus Helm
Algus Helm
Liga Geriátrica
Liga Geriátrica

Número de Mensagens : 742

Idade : 45
Localização : Brasília, DF
Humor : The Lord of the Loompas
Inscrição : 04/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por alemao2x 2/9/2010, 19:05

Ultratesta escreveu: Minha esposa gosta e zerou:

GOD OF WAR
BAYONETTA
DEVIL MAY CRY
RESIDENT EVIL 2
RESIDENT EVIL 3
RESIDENT EVIL 4
RESIDENT EVIL 5
MARIO WORLD (ÉCO)
DANTE'S INFERNO
ALAN WAKE
CASTLEVANIA SYMPHONY OF THE NIGHT
CASTLEVANIA DAWN OF SORROW
DINO CRISIS 2

Dentre outros, estamos juntos a 13 anos e sempre temos VG em nossas vidas, tenho um X e um PSP e ela um DS (ÉCO DE NOVO).
Ela pegou DS só por causa de jogo de bichim, e Nintendo só tem bichim né?
Mas tem um porém, ela é diferente das demais, tatuadora, sua cabeça é de homem, e detesta amizade com mulheres, ela fala que amizade entre mulheres verdadeiras não existe, hehe.

PS: E detestamos GTA - FUTEBOL EM GERAL.

tua esposa deu um coro em mim... :facepalm:
alemao2x
alemao2x
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3247

Idade : 26
Localização : Sarapuí,SP
Humor : É assim que a gente ganha uma vida na vida de Engraxate
Inscrição : 01/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Ultratesta 3/9/2010, 17:13

Hehe, é o vício...
Ultratesta
Ultratesta
I'm a Baby
I'm a Baby

Número de Mensagens : 121

Localização : MG
Inscrição : 17/08/2010

http://www.lojaafterdark.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Nole14 3/9/2010, 19:56

Elas querem dominar esse é o ponto, querem que os homens gostem do futebol delas quando ate mesmo a próprias mulheres nem ligam. Não importa se perdemos no nosso game favorito ate mesmo por uma garota... Mesmo ficando frustrado com isso com quem quer que seja que tenha ganhado.
Mas o que quero dizer é que da nossa parte não existe certo preconceito o que existe é estranhar mulheres jogando game... Por que quando temos uma namorada ou esposa e coisa e tal gostaram de compartilhar das coisas que nos diverte... e se não fazíamos isso quando éramos pequenos é simples a resposta elas não estavam lá...

Esse preconceito vem delas transformar tudo que os HOMENS gostam em uma guerra particular entre sexos diferente!
Já viu algum mano falar que brinca de Barbie melhor que as meninas? Não é claro
Gostamos de coisas melhores né? Então só pra deixa claro isso é tudo psy feminina
Por que elas não sabem se divertir sem competir com elas mesmas e agora com nos...
Mas eu não to nem ai se elas querem fazer que faça eu quero me divertir se quiser passar por cima disso ai eu ponho pra $#@#@#$@!!!!!!!!!!!!
Nole14
Nole14
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 889

Idade : 36
Localização : sbc
Humor : all
Inscrição : 19/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por HugoNight 3/9/2010, 23:12

Minha namorada VENERA God of War, ela zerou o 1 e o 2 antes de mim!!!
Ela curte mtu Guitar Hero, Bayonetta (Já zerou tb), Castlevania, Prince of Persia, Devil May Cry 3 e atualmente joga o 4...
Sem falar q sem ela do lado eu ia demorar o dobro do tempo q levei pra zerar o Silent Hill 2, 3 e Origins...
Atualmente ela ta jogando mtu X360, e eu o PS3 mas de vez em qd nós trocamos os consoles e ela manda bem mesmo em qqer plataforma....
Claro q comparando comigo ela ainda tem mtu oq aprender, mas é uma das poucas mulheres q eu vi q jogam mtu bem....
HugoNight
HugoNight
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 2158

Idade : 41
Localização : São Caetano do Sul
Humor : Wir Müssen Leben Bis Wir Sterben!!
Inscrição : 16/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Dynamo 4/9/2010, 10:08

É muito baum ter uma parceria dessas como nossa esposa, namorada ou somente amiga!
Tendo em vista q... muitas delas n curtem e ainda crítica, não respeitando o gosto das pessoas. E olha q ja vi muito isso e jah dei as contas de muita mina por n respeitar meu tempinho de Game e Descontração!
É o meu hoby preferido e acredito de muitos, e se agente consegue ter a compahia de uma parceira de mesmo gosto a vida fica muito mais legal! :rofl:
Só n pode esquecer da vida social anyway!!!
Dynamo
Dynamo
Noob
Noob

Número de Mensagens : 585

Idade : 44
Localização : Natal/RN
Humor : WTF!!!
Inscrição : 17/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por renzo 4/9/2010, 14:03

Algus Helm escreveu:"Não gostou muito de Street Fighter por causa dos comandos dos golpes...
Mas as poucos eu vou a "catequizando""

hahahahah eu lembrei de qunado ensineim minha namo a jogar Marvel vs. Capcom (nota ela tem um PS1 em casa e só jogava Crash antes de me conhecer e fechava Mario World em MENOS de 20 min.) e ela vicio.... claro que as vezes eu chamo ela pro pau e ela naum quer pq fala que eu apelo (sim qndo precisa ateh pq por mais 'defensor do feminismo' que eu seja não gosto de perder pra ninguem... hehehehehe) mas ainda assim ela joga...
agora que tenho um PSP ela joga bastante GTA: LCH e DJ Max Hottunes (isso pq meu MS tah sem espaço senão ela jogava mais), e ta louca pra comprar um PSP pra ela
renzo
renzo
Repórter
Repórter

Número de Mensagens : 1056

Idade : 35
Localização : Jacareí - SP (Vale do Paraíba)
Humor : Esmerilhando o PS3!!!!!!!
Inscrição : 17/03/2009

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=820502785248200928

Ir para o topo Ir para baixo

Essa coisa de meninas no mercado de games Empty Re: Essa coisa de meninas no mercado de games

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos