Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tecnologia] Memória flash com espessura de um átomo pode levar aos chips flexíveis

Ir para baixo

26032013

Mensagem 

[Tecnologia] Memória flash com espessura de um átomo pode levar aos chips flexíveis Empty [Tecnologia] Memória flash com espessura de um átomo pode levar aos chips flexíveis




Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça, criaram uma unidade flash de memória a partir de molibdenita e grafeno. A pesquisa é mais um passo na criação de circuitos eletrônicos baseados em substâncias que substituam o silício, permitindo atingir mais eficiência energética e melhor desempenho.

[Tecnologia] Memória flash com espessura de um átomo pode levar aos chips flexíveis Memoria-flash-de-um-atomo-de-espessura-pode-levar-aos-chips-flexiveis
Esquema apresenta o perfil do chip de memória flash com molibdenita e grafeno

O mesmo grupo de pesquisadores esteve envolvido, no ano passado, na produção do primeiro chip criado com molibdenita. Neste experimento a preocupação era criar transistores e componentes eletrônicos funcionais sem o uso de silício, que fossem capazes de processar dados. Já na pesquisa atual o foco foi a criação de chips de memória, como aqueles presentes no interior do celular ou de um SSD.

A molibdenita (MoS2) é uma substância com propriedades interessantes, que a fazem uma das grandes opções ao silício para o futuro da computação. Suas características estruturais permitem que se crie transistores, a base de qualquer chip, que consomem pouca energia. Combinada ao grafeno, material mais condutivo da Terra, é possível criar circuitos com a espessura medida por átomos.

No caso do modelo testado na Suíça, os cientistas usaram a molibdenita como substrato, substituindo o silício. Fazendo papel de base, a substância permite transições de estado muito rápidas com quantidades baixas de energia.

Já o grafeno foi usado como eletrodo e como interface: enquanto os transistores de molibdenita estão em transição, seja apagando ou escrevendo dados, o grafeno armazena a posição de cada um deles, garantindo que a informação não se perca. Como ele tem alta condutividade, a velocidade dos processos é exponencialmente maior do que as possíveis em memórias flash, baseadas nos designs tradicionais. Somado a baixa demanda de energia da molibdenita, surge um componente eletrônico com potencial para ser melhor que um equivalente de silício em todos os aspectos.

Outro ponto interessante da pesquisa é a percepção de que chips, de qualquer natureza, criados a partir da molibdenita e do grafeno, podem ser a solução para eletrônicos flexíveis, ou seja, que possam ser dobrados. Os dois compostos podem ser moldados e aplicados num design de microchip com camadas que tenham a espessura medida por átomos e não, nanômetros.

Via Engadget
LordPsycho
LordPsycho
Mod. Notícias
Mod. Notícias

Número de Mensagens : 3984

Idade : 38
Localização : Brasília - DF
Humor : Sempre de bem com a vida!
Inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Tecnologia] Memória flash com espessura de um átomo pode levar aos chips flexíveis :: Comentários

Pilo

Mensagem 26/3/2013, 15:55 por Pilo

Molibdênio é um material raro?
se não, daqui alguns anos teremos protótipos de hds ultra rápidos e de uma grande capacidade

Ir para o topo Ir para baixo

LordPsycho

Mensagem 26/3/2013, 16:02 por LordPsycho

Pilo escreveu:Molibdênio é um material raro?
se não, daqui alguns anos teremos protótipos de hds ultra rápidos e de uma grande capacidade

Não tenho informação a respeito, prém acredito que se estão tendenciando a usar ele, muito provável não é raro ou tem uma boa disponibilidade...

abrs.

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos