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[WiiU] Iwata Asks – Design, desempenho e criação do Wii U

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12102012

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A Nintendo queria oferecer um bom preço junto a um console com performance para os jogos em HD. O foco da empresa sempre é manter baixo consumo de energia com alto desempenho e eficiência.

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Pela primeira vez a Nintendo usou uma CPU multicore. Junto a isso, a GPU foi integrada no mesmo circuito, o que ajuda a manter o consumo baixo. A GPU, como já mencionado, possui uma generosa quantidade de memória embutida.

Várias empresas estiveram envolvidas nos protótipos de CPU/GPU e todas tinham que provar que suas ideias eram as melhores e mais eficientes.

O coração do console é todo integrado em uma placa, o que reduz latência (demora no envio de dados). Além disso ajudou a Nintendo a manter o tamanho do console pequeno.

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O Wii gera cerca de três vezes mais calor que o Wii U. Com isso foi necessário um ventilador maior, mais rotações. Porém houve muito trabalho para encontrar a combinação perfeita que não gerasse ruído excessivo.

Os primeiros designs começaram em Abril de 2009. De lá pra cá a equipe criou várias versões do console, realizou centenas de testes identificando erros que poderiam aparecer na casa dos jogadores. Eles deixavam o Wii U ligado por um dia inteiro, por exemplo.

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A parceria com empresas que vinham desde a época do Wii ajudou a Nintendo a obter chips e peças mais eficientes e já com custo menor de fabricação, privilegiando o design inteligente do console.

O botão de sincronização de controles e as portas USB estão logo na frente, basta abrir uma pequena porta. Isso foi decidido para facilitar o acesso, o qual era mais complicado no Wii.

A Nintendo achou importante incluir o cabo HDMI com o console.

A empresa se orgulha que o Wii U não depende apenas da TV, podendo ser aproveitado apenas no controle. Eles crêem que a tela sensível ajudará a eliminar barreiras para os não-jogadores e quer que as pessoas usem o aparelho para várias coisas, como acessar a internet e tirar uma dúvida durante uma conversa em família.

Muito trabalho e esforço foram dedicados para que o Wii U, e tudo que ele oferece, pudesse ser vendido ao preço que tem.
Por fim, a Nintendo diz que as imagens enviadas do Wii U ao GamePad vão sem atraso algum. Mas isso só saberemos quando o controle estiver em nossas mãos.

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Fonte: Wii Clube.
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