Artigo interessante:O que aconteceu com a Sony?
3 participantes
Página 1 de 1
Artigo interessante:O que aconteceu com a Sony?
Mesmo o fã mais ardoroso dos produtos Sony deve reconhecer que a
empresa há tempos não é mais o que costumava ser. No ano fiscal de 2011,a empresa acumulou US 3,1bilhões em perdas líquidas, mantendo a mesma rota de prejuízos que seguiu nos anos anteriores.
Entre os fatores que contribuíram para isso estão o terremoto japonês que destruiu parte de sua linha de produção, enchentes na Tailândia que desligaram fábricas de componentes e os protestos na Inglaterra que resultaram na destruição de um armazém de CDs e DVDs. Porém, esses imprevistos sozinhos não são explicação suficiente para explicar o
declínio da gigante japonesa.
Cultura coorporativa ultrapassada
Símbolo do crescimento japonês após a Segunda Guerra Mundial, a Sony foi fundada por dois engenheiros capazes de criar produtos de qualidade e antecipar os desejos dos consumidores. Todo o sucesso acumulado,
infelizmente, fez com que com o passar dos anos a empresa se tornasse uma líder de mercado arrogante, incapaz de ver ameaças em seus concorrentes.Exemplo disso é o mercado dos televisores: enquanto a Samsung e a LG apostavam no mercado LCD, a companhia concentrava esforços nos aparelhos
com tubos. O lançamento tardio da linha Bravia (formada basicamente de opções com preços superiores aos de outras empresas) não foi suficiente para evitar a queda de participação no segmento – atualmente, a previsão é que o departamento só deixe de dar prejuízos a partir de 2013.Em 1997 a companhia tinha valor de mercado avaliado em US$ 34 bilhões. Atualmente, a Sony vale praticamente metade desse valor, US$ 18 bilhões, sequer figurando entre as 100 companhia mais valiosas do mundo segundo o ranking da Forbes. Em comparação, nos mesmos 14 anos a Apple passou de uma empresa à beira da falência para o topo da lista das companhias de tecnologia mais valiosas do mundo, com valor de mercado calculado em US$ 355 bilhões.
empresa há tempos não é mais o que costumava ser. No ano fiscal de 2011,a empresa acumulou US 3,1bilhões em perdas líquidas, mantendo a mesma rota de prejuízos que seguiu nos anos anteriores.
Entre os fatores que contribuíram para isso estão o terremoto japonês que destruiu parte de sua linha de produção, enchentes na Tailândia que desligaram fábricas de componentes e os protestos na Inglaterra que resultaram na destruição de um armazém de CDs e DVDs. Porém, esses imprevistos sozinhos não são explicação suficiente para explicar o
declínio da gigante japonesa.
Cultura coorporativa ultrapassada
Símbolo do crescimento japonês após a Segunda Guerra Mundial, a Sony foi fundada por dois engenheiros capazes de criar produtos de qualidade e antecipar os desejos dos consumidores. Todo o sucesso acumulado,
infelizmente, fez com que com o passar dos anos a empresa se tornasse uma líder de mercado arrogante, incapaz de ver ameaças em seus concorrentes.Exemplo disso é o mercado dos televisores: enquanto a Samsung e a LG apostavam no mercado LCD, a companhia concentrava esforços nos aparelhos
com tubos. O lançamento tardio da linha Bravia (formada basicamente de opções com preços superiores aos de outras empresas) não foi suficiente para evitar a queda de participação no segmento – atualmente, a previsão é que o departamento só deixe de dar prejuízos a partir de 2013.Em 1997 a companhia tinha valor de mercado avaliado em US$ 34 bilhões. Atualmente, a Sony vale praticamente metade desse valor, US$ 18 bilhões, sequer figurando entre as 100 companhia mais valiosas do mundo segundo o ranking da Forbes. Em comparação, nos mesmos 14 anos a Apple passou de uma empresa à beira da falência para o topo da lista das companhias de tecnologia mais valiosas do mundo, com valor de mercado calculado em US$ 355 bilhões.
Falta de comunicação interna
A valorização excessiva dos engenheiros também fez com que a empresa
deixasse de observar uma mudança importante no comportamento dos
consumidores. Embora seus hardwares continuassem a ser poderosos, nem
sempre havia a preocupação com o software. Situação que abriu a porta
para o domínio de empresas com visão mais abrangente e que se
preocupavam em fornecer uma experiência mais integrada.
O caso mais emblemático nesse sentido é o iPod. Embora a Sony possua
divisões dedicadas à produção de hardwares, softwares e seja dona de uma
das principais gravadoras do mundo, foi a Apple, até então uma simples
fabricante de computadores, que conseguiu ditar as regras e dominar o
campo da distribuição de músicas digitais.
O que torna tudo mais preocupante é o fato de que a empresa tinha,
teoricamente, todos os elementos necessários para dominar esse mercado e
manter a tradição estabelecida pelo Walkman. Porém, como não havia
conversas entre as divisões responsáveis pelo hardware, software e
catálogo musical da Sony, até um aparelho do tipo ser lançado a empresa
de Steve Jobs já havia transformado o iPod em sinônimo de MP3 Player.
Mais do que manter o foco em diferentes tipos de produtos, as
divisões internas da companhia contribuíram para sua desatualização.
Isso se deve principalmente à falta de comunicação entre as equipes
diferentes, que muitas vezes esquecem que fazem parte de um todo.
Exemplo mais evidente disso é a divisão responsável pelo PlayStation.
Durante a era em que era controlada por Ken Kutaragi, a equipe
funcionava como uma espécie de clube particular, totalmente fechado aos
profissionais que trabalhavam em outras áreas da Sony. A situação só
mudou após o lançamento decepcionante do PlayStation 3, que serviu como
alerta de que algo precisava mudar para que o segmento de games não
seguisse o mesmo caminho da linha de televisores.
Recuperando o tempo perdido
A grande confiança da Sony em seus próprios produtos contribuiu para
que a empresa demorasse demais a investir em aparelhos como smartphones e
tablets, que atualmente apresentam taxas de crescimento
impressionantes. Com isso, concorrentes como a Samsung tiveram toda a
liberdade para estabelecer seus produtos entre os líderes de mercado.
Ciente de seus problemas, a empresa se viu forçada a repensar seu
modo de agir e firmar parcerias com a Google, dependendo das
atualizações do Android para manter viva sua linha de dispositivos
portáteis. A compra recente da Ericsson
também mostra que a empresa está querendo aumentar sua influência em
outras áreas para não correr o risco de cair na irrelevância.
Outra mudança pela qual a empresa deverá passar se quiser sobreviver é
reduzir sua linha de produtos, focando somente naqueles que realmente
são bem-sucedidos. Atualmente, a Sony conta com 168,2 mil empregados, 41
fábricas e mais de 2 mil produtos que abrangem desde reprodutores de
MP3 até equipamentos de filmagem profissional em 3D.
Manter no mercado produtos bastante semelhantes entre si só serve
para confundir os clientes e aumentar custos de produção. Especialmente
em áreas deficitárias, como o segmento de televisão, cortes nas linhas
de produtos (e no quadro de empregados) são essenciais para evitar
prejuízos financeiros.
A valorização excessiva dos engenheiros também fez com que a empresa
deixasse de observar uma mudança importante no comportamento dos
consumidores. Embora seus hardwares continuassem a ser poderosos, nem
sempre havia a preocupação com o software. Situação que abriu a porta
para o domínio de empresas com visão mais abrangente e que se
preocupavam em fornecer uma experiência mais integrada.
O caso mais emblemático nesse sentido é o iPod. Embora a Sony possua
divisões dedicadas à produção de hardwares, softwares e seja dona de uma
das principais gravadoras do mundo, foi a Apple, até então uma simples
fabricante de computadores, que conseguiu ditar as regras e dominar o
campo da distribuição de músicas digitais.
O que torna tudo mais preocupante é o fato de que a empresa tinha,
teoricamente, todos os elementos necessários para dominar esse mercado e
manter a tradição estabelecida pelo Walkman. Porém, como não havia
conversas entre as divisões responsáveis pelo hardware, software e
catálogo musical da Sony, até um aparelho do tipo ser lançado a empresa
de Steve Jobs já havia transformado o iPod em sinônimo de MP3 Player.
Mais do que manter o foco em diferentes tipos de produtos, as
divisões internas da companhia contribuíram para sua desatualização.
Isso se deve principalmente à falta de comunicação entre as equipes
diferentes, que muitas vezes esquecem que fazem parte de um todo.
Exemplo mais evidente disso é a divisão responsável pelo PlayStation.
Durante a era em que era controlada por Ken Kutaragi, a equipe
funcionava como uma espécie de clube particular, totalmente fechado aos
profissionais que trabalhavam em outras áreas da Sony. A situação só
mudou após o lançamento decepcionante do PlayStation 3, que serviu como
alerta de que algo precisava mudar para que o segmento de games não
seguisse o mesmo caminho da linha de televisores.
Recuperando o tempo perdido
A grande confiança da Sony em seus próprios produtos contribuiu para
que a empresa demorasse demais a investir em aparelhos como smartphones e
tablets, que atualmente apresentam taxas de crescimento
impressionantes. Com isso, concorrentes como a Samsung tiveram toda a
liberdade para estabelecer seus produtos entre os líderes de mercado.
Ciente de seus problemas, a empresa se viu forçada a repensar seu
modo de agir e firmar parcerias com a Google, dependendo das
atualizações do Android para manter viva sua linha de dispositivos
portáteis. A compra recente da Ericsson
também mostra que a empresa está querendo aumentar sua influência em
outras áreas para não correr o risco de cair na irrelevância.
Outra mudança pela qual a empresa deverá passar se quiser sobreviver é
reduzir sua linha de produtos, focando somente naqueles que realmente
são bem-sucedidos. Atualmente, a Sony conta com 168,2 mil empregados, 41
fábricas e mais de 2 mil produtos que abrangem desde reprodutores de
MP3 até equipamentos de filmagem profissional em 3D.
Manter no mercado produtos bastante semelhantes entre si só serve
para confundir os clientes e aumentar custos de produção. Especialmente
em áreas deficitárias, como o segmento de televisão, cortes nas linhas
de produtos (e no quadro de empregados) são essenciais para evitar
prejuízos financeiros.
Preparada para o futuro?
A maior aposta da Sony para reerguer seu nome é a Sony Entertainment Network,rede que permitirá a comunicação integrada entre todos os dispositivos fabricados pela companhia. Além de compartilhar informações entre televisores, smartphones e o PlayStation 3, por exemplo, os consumidores ainda terão acesso facilitado aos filmes, programas de TV e músicas criados pela companhia, conteúdo que será inteiramente hospedado na nuvem.
Até mesmo produtos frutos de parcerias, como os smartphones Android, vão pode participar do esquema. A PlayStation Network,
com seus 45 milhões de usuários registrados, é a prova de que a
companhia é capaz de estabelecer serviços online de qualidade, mesmo que
ainda tenha que resolver alguns problemas de estabilidade e segurança.
Além disso, a empresa também está empenhada em retomar a imagem de inovadora, seja na forma de investimentos em tecnologias substitutas às TVs de LCD e plasma ou através do lançamento do PlayStation 4 em uma data mais próxima à de seus concorrentes.
A situação permanece desconfortável, mas a Sony ainda possui o
conhecimento, tradição e dinheiro necessários para se renovar e crescer
ainda mais. A adaptação a um novo modelo de mercado não será fácil, mas a
expectativa é a de que a gigante não será mais uma a tombar devido a
seu próprio peso.
Fonte:Techmundo/Baixaki-Postando originalmente dia 01/12/2011
OBS:achei interessante postar isso aqui no nosso forum pois alem de ser um forum dedicado a noticias a produtos da linha Playstation e da Sony,é interessante saber que as coisas podem tomar rumos diferentes em 2012 com a atual ''crise'' da sony!
A maior aposta da Sony para reerguer seu nome é a Sony Entertainment Network,rede que permitirá a comunicação integrada entre todos os dispositivos fabricados pela companhia. Além de compartilhar informações entre televisores, smartphones e o PlayStation 3, por exemplo, os consumidores ainda terão acesso facilitado aos filmes, programas de TV e músicas criados pela companhia, conteúdo que será inteiramente hospedado na nuvem.
Até mesmo produtos frutos de parcerias, como os smartphones Android, vão pode participar do esquema. A PlayStation Network,
com seus 45 milhões de usuários registrados, é a prova de que a
companhia é capaz de estabelecer serviços online de qualidade, mesmo que
ainda tenha que resolver alguns problemas de estabilidade e segurança.
Além disso, a empresa também está empenhada em retomar a imagem de inovadora, seja na forma de investimentos em tecnologias substitutas às TVs de LCD e plasma ou através do lançamento do PlayStation 4 em uma data mais próxima à de seus concorrentes.
A situação permanece desconfortável, mas a Sony ainda possui o
conhecimento, tradição e dinheiro necessários para se renovar e crescer
ainda mais. A adaptação a um novo modelo de mercado não será fácil, mas a
expectativa é a de que a gigante não será mais uma a tombar devido a
seu próprio peso.
Fonte:Techmundo/Baixaki-Postando originalmente dia 01/12/2011
OBS:achei interessante postar isso aqui no nosso forum pois alem de ser um forum dedicado a noticias a produtos da linha Playstation e da Sony,é interessante saber que as coisas podem tomar rumos diferentes em 2012 com a atual ''crise'' da sony!
correiamaia- Devil Incarnate
- Número de Mensagens : 2772
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE
Humor : Pink: ''Cérebro,o que vamos fazer hoje?'' Cérebro: ''O mesmo de todos os dias Pink,tentar dominar o mundo'' XD
Inscrição : 29/11/2010
Re: Artigo interessante:O que aconteceu com a Sony?
Cara a Sony vai dar a volta por cima , quando baixar os preços do PS3 aqui , fazendo isso vão bombar aqui , pois todo mundo quer um PS3 mesmo com o preço do Blu-ray alto.
dodosm- Mod. Off Topic
- Número de Mensagens : 3209
Idade : 32
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008
Re: Artigo interessante:O que aconteceu com a Sony?
concerteza...os que tiveram ou tem um ps2 tem vontade de ter um ps3 de qualquer jeito....isso vai melhorar..dodosm escreveu:Cara a Sony vai dar a volta por cima , quando baixar os preços do PS3 aqui , fazendo isso vão bombar aqui , pois todo mundo quer um PS3 mesmo com o preço do Blu-ray alto.
correiamaia- Devil Incarnate
- Número de Mensagens : 2772
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE
Humor : Pink: ''Cérebro,o que vamos fazer hoje?'' Cérebro: ''O mesmo de todos os dias Pink,tentar dominar o mundo'' XD
Inscrição : 29/11/2010
Re: Artigo interessante:O que aconteceu com a Sony?
E outro fato que contribui para queda de venda do PS3 foi quando invadiram a PSN, muitas pessoas trocaram seu PS3 por XBOX, ou, estavam em duvida em qual comprar e optaram pelo Xbox apos o problema, alguns paises a procura pelo Xbox cresceu 200% referente a antes da queda.
Achei estranho que não teve comentario sobre a venda de notebooks, a Sony e bem forte nessa parte, o Sony Vaio e um otimo note, com configurações tops.
Toda empresa passa por altos e baixos, e isso que diferencia as pequenas das grandes, o fato de conseguir se re-erguer e voltar ao topo.
Achei estranho que não teve comentario sobre a venda de notebooks, a Sony e bem forte nessa parte, o Sony Vaio e um otimo note, com configurações tops.
Toda empresa passa por altos e baixos, e isso que diferencia as pequenas das grandes, o fato de conseguir se re-erguer e voltar ao topo.
ss_morison- I'm a Baby
- Número de Mensagens : 271
Localização : SP
Inscrição : 23/06/2011
Tópicos semelhantes
» [Interessante] Shaders: o que são e para que servem?
» [Sony] Sony Link chega ao Brasil e oferece interatividade total entre os produtos Sony
» Explicações sobre o que aconteçeu à PSN
» material interessante!
» Descoberta interessante
» [Sony] Sony Link chega ao Brasil e oferece interatividade total entre os produtos Sony
» Explicações sobre o que aconteçeu à PSN
» material interessante!
» Descoberta interessante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
18/5/2018, 00:43 por lentini800
» Problema com psp (ajuda pff)
3/4/2018, 15:48 por gilbaroni
» desbloqueio nintendo dsi 1.4.5
27/2/2018, 17:18 por andersonrpg1
» [Tutorial] Free MCBoot - Destravamento de PS2 pelo Memory Card
3/1/2018, 06:46 por cmendes
» Meu psp da interferência quando uso o fane de ouvido
26/9/2016, 22:30 por yversow sant'anna
» Urgente pfv
23/9/2016, 21:21 por Charlesluchina10
» Um problema que ainda não achei igual.
18/9/2016, 20:13 por andersonrpg1
» Identificando versão e geração da placa-mãe do seu PSP
22/8/2016, 14:26 por kirakiller
» Meu psp não ler os jogos e nem carrega a bateria
6/8/2016, 23:31 por WILLIAMBRS
» Wallpaper "Transparente"
24/7/2016, 09:53 por nardo motta