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[Review] Uncharted 3

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Mensagem por Inao 6/11/2011, 13:15

Para muitos a serie uncharted e uma das melhores entre todas as series no console da sony o ps3 ou ate de todos os consoles dessa geracao e dos anteriores, a empresa ND que ja existe a muito tempo realmente tornou uncharted em uma joia bem lapidada com muito brilho mas seria essa joia real ou simplesmente efeito de espelhos e fumaca?

Fazer uma revisao do jogo Uncharted 3 e muito complicado, o foco do jogo e a execulcao da historia e com isso a probabilidade de deixar escorregar um spoiler e grande. Para isso simplesmente eu vou falar na execulcao da historia e nada mais:

- A historia mantem o nivel de producao do uncharted 1 e 2, otimos atores por de traz das vozes colocando diferentes tonalidades de emocao dependendo do que acontece, isso e algo que a ND consegue fazer sem problemas, mas e claro que ai existe uma falha: a historia de uncharted 3 e muito parecida com a de uncharted 2 que e muito parecida com a de uncharted 1, mas nao so a historia mas como a mesma e apresentada e atuada, falta algum clima, nao existe construcao de uma ideia ou se cria algum tipo de densidade que te faz esperar pelo seguinte ato com tanta vontade como os visuais do jogo te atraem para a proxima proesa tecnica. Uncharted deve apartir de agora beber mais do roteiro de filmes diferentes e outras ideias, um lado mais negro e menos narcisista, algo mais feio e aspero, algo mais humano e menos perfeito.

- Junto a historia vem claro a nova narracao em portugues do Brasil, vou ser direto aqui, a narracao e muito ruim, se voce gosta de jogar em ingles continue jogando em ingles. A narracao esta la e agradeco a tentativa, mas precisa de mais esforco e uma empresa que se preste, afinal em um dos videos do Making of os proprios desenvolvedores da ND dizem que e muito importante o que esta la ser fiel a realidade, isso inclui culturas, design de casas e predeos e LINGUAS. Em alguns pontos nao e so ma atuacao, e o portugues mal falando mesmo.



Apos o fechamento de uncharted 1 a ND teve a idea de pegar uma das cenas do primeiro que durava 30 segundos(uma explosao perto de uma caxoeira) e envocala durante o jogo todo, e isso foi feito no segundo jogo e foi totalmente idealizado no terceiro gerando asim todos os visuais do jogo e level design, isso traz denovo aquele espirito cinematografico do segundo jogo:

-Uncharted 3 tem um dos melhores graficos/visuais/level design de toda geracao, o salto tecnico nao e chega nem perto de ser o de uncharted 1 para o 2 mas ja e o bastante para mostrar como uncharted 3 conseguil superar a espectativa de melhores graficos de 2009. As explocoes de granadas sao melhores com a poeira tendo dimensao, as texturas tanto dos personagens quanto do cenario em si e exelente sem falar no nivel de detalhes colocados.

-O cenario que e visto no inicio do jogo(um Pub ingles) tem tantos detalhes que seria capaz de ter sua propria revisao, e possivel se ver a tomada que sai da geladeira indo ate a parede, sim, o nivel de cuidado e extremo do inicio ao fim do jogo, uma pena que em uma cena onde existe montaria de cavalos os mesmos nao tem um decimo do cuidado que os cavalos do jogo Red Dead Redemption mas isso e so um detalhe ruim no meio de tantos otimos. Tambem ouve uma pequena queda na qualidade da agua em um certo momento do jogo, em um trailer de Uncharted 3 a agua parecia espetacular superando o primeiro e o segundo jogo, o produto final ficou longe do que se esperava.

-No geral os graficos sao otimos, isso nao se tem duvida. O que e trizte e ver como a tecnologia e o software nao andam mais tao pertos, enquanto motores graficos novos sao desenvolvidos e sistema de calculacao de dados em tempo real sao criados, o hardware da geracao ja esta dando dores de cabeca aos desenvolvedores, o nivel de serrilhado do jogo e alto, em algumas partes do jogo onde se esta muito alto a visao de baixo se torna borrada mostrando um terreno com pouco detalhe, a palheta de cores nao esta tao vivida como deveria e motion blur um efeito comum ja mostra suas falhas.

-O efeito 3D, sim, um ponto nessa revisa que a quase ninguem interessa mas ja que eu tenho o privilegio de ter uma boa 55" 3D e tive como ver o efeito eu sou obrigado a sita-lo. Simplesmente fraco e so ajuda a aumentar o serrilhado e diminuir o numero de poligonos sem afetar os quadros por segundo mostrando muita pouco 3D de verdade, nao consegui ver vantagens nesse efeito novo como vi em alguns outros jogos.

O nome e jogo por um motivo: voce joga. Gameplay, comandos, controles ou como voce preferir sao a alma de um jogo e vem sempre em primeiro lugar.

-Os controles sao firmes, o kickback das armas esta mais preciso, puchar um rifle e apertar o R1 nao manda mais varias balas pala o ceu e depois prende a mira, voce so comeca a atirar efetivamente quando a mira foca. Poucas armas foram introduzidas sendo as novas variacoes de armas antigas que no caso sao "fixes" em forma de design novo para os problemas das armas antigas.

-Nathan tem uma animacao muito melhor e mais fluida que ajuda muito no gameplay, ficar preso em uma parede ou a mesma criar um delay no movimento do personagem nao acontece mais, Nathan se comporta como um ser humano creivel e usa as maos para se apoiar em uma parede caso ele va de frente a ela, o sistema de cover esta ligeralmente mais preciso e o novo sistema de combate esta mais completo porem so no modo single player, durante o coop eu encontrei um "exploit" que permite "socos superman". Varios inimigos em uma area fechada ou varios objetos nao criam problemas de ficar preso em geometria, Nathan interage de forma correta com basicamente tudo no jogo, voce nunca vai ficar preso em uma esquina de blocos ou em um buraco, ele simplesmente "desvia" de qualquer objeto incluindo npc's.

Multiplayer sera visto em uma review separada asim que eu tiver mais tempo com o mesmo.

E claro, na data desta review junto ao ano atual(2011) minha opniao e de que Uncharted 3 nao sera GOTY o que nao quer dizer que seja um otimo jogo e que valhe a compra.


Inao
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