[DICA] Formulário de Requerimento de Revisão de Imposto de Importação
4 participantes
Página 1 de 1
[DICA] Formulário de Requerimento de Revisão de Imposto de Importação
Recentemente fui tarifado por uma compra feita no ebay em que o vendedor me enviou por EMS (sem eu saber) e não deu em outra. E fui tarifado abusivamente. A compra me custou US$ 15,00, mas o auditor da receita taxou minha comprar em US$85,00 alegando ser um acessório de celular o que prova que o cara nem abriu o pacote e nem deu a mínima para a descrição na etiqueta da caixa, foi ai então que encontrei essa matéria que me ajudou muito e compartilho com os importadores de plantão.
- Spoiler:
- Quem compra na DealExtreme está tendo a desagradável surpresa de ver seus pacotes tributados sem abrir, com valor tributável arbitrado em 150 dólares de Hong Kong, o que dá cerca de R$ 27,00 de imposto. Tal valor algumas vezes é mais baixo do que o dos produtos, e portanto não há nada a fazer a não ser pagá-lo, afinal estamos no país que mais tem impostos, que infelizmente não são revertidos em benefício da população pois a grande maioria dos governantes são corruptos e embolsam tudo.
Mas em alguns casos o produto tem valor menor do que o que foi arbitrado, e aí o destinatário pode pedir uma revisão. Por exemplo, um amigo meu comprou um memory card de 4 dólares e o auditor da Receita Federal arbitrou que aquele memory card valia 150 dólares de Hong Kong, o que deu um imposto de cerca de R$ 27,00. Esse valor é totalmente absurdo, mais de 3 vezes o preço real do produto, quando o imposto por lei é de 60% do valor do produto, o que já é um grande absurdo, visto que em países decentes esse valor não passa de 20%, mas infelizmente é a lei e o que mais tem no Brasil é lei imbecil, lei que só favorece bandido, imposto e burocracia.
Para pedir a revisão o destinatário deve ir até a agência dos Correios onde está o pacote munido de comprovantes que mostrem o real valor pago pelo produto. No caso da DealExtreme pode ser o invoice da compra, impresso a partir do site da DealExtreme e o impresso a partir do PayPal. Também recomendo enviar a página do anúncio do produto, constando o valor, e cópia da fatura do cartão de crédito (ou da prévia da fatura). Nos correios é necessário preencher um requerimento para ser enviado ao auditor da Receita Federal, solicitando a revisão. Preencher essa porcaria lá na hora é chato, demorado, atrasa a fila e você ainda pode sofrer um certo terrorismo por parte do funcionário dos correios, como aconteceu comigo, que vai ficar falando que provavelmente vai até aumentar o imposto. Ignore esses comentários, o cara só está querendo que você pague logo para não ter que te ver de novo lá dentro de uns 15 dias, ou talvez ele nem saiba direito como fazer o pedido de reexame, talvez nunca o tenha feito, e não quer ter que ficar pedindo ajuda para seus colegas e/ou superiores. Para evitar ter de passar por essa dor-de-cabeça de novo eu pedi um formulário extra e trouxe para casa, para na próxima vez já levar preenchido, e ainda levei um “Mas vai ter próxima vez?” do funcionário preguiçoso.
E como eu sou legal, estou disponibilizando esse formulário para download aqui, então se seu pacote foi tributado com valor acima do permitido por lei, você já pode imprimir esse formulário e levá-lo preenchido para poupar tempo:
Formulário de Requerimento de Revisão de Imposto de Importação
Basta preencher seus dados, assinalar “Revisão do valor tributado”, o número da NTS (Nota de Tributação Simplificada) você terá de ver lá nos correios, é a única informação que você não tem como preencher a priori, a menos que você ligue na agência e pergunte, pois o correio não coloca ela no aviso de chegada. O motivo do pedido de revisão é que o valor arbitrado foi maior do que o valor real do produto, e para provar isso você está anexando os documentos que eu citei ali em cima (invoice, anúncio do produto, etc.), descreva-os nas linhas apropriadas (numeradas de 1 a 4). Não adianta querer alegar que é um presente para se livrar do imposto porque o auditor provavelmente não é tonto, conhece a DX e talvez até compre nela isentando-se a si mesmo dos tributos, e aí sim você só vai perder tempo e vai acabar tendo de pagar a NTS original com multa.
A linha de “Estou ciente” está ali porque se o seu pedido for negado e passarem 30 dias da emissão da NTS original você terá de pagar multa para recolhê-la, e talvez uma taxa de armazenagem nos correios. Mas isso é só para caso de pedido negado, o que não deve acontecer se você estiver com a razão, certo? Caso seu pedido seja aceito será emitida uma nova NTS, com o valor correto, e nova data de vencimento, portanto você terá 30 dias para ir buscar no correio e pagar o tributo a partir da emissão da nova NTS.
Note que no pedido de revisão o pacote volta para a Receita Federal, o procedimento todo deve levar mais uns 15 dias ou mais, se você tiver pressa pode não valer a pena, e se você não tiver razão definitivamente não vale a pena, pois o pedido pode ser negado e a NTS antiga voltar já vencida pra você pagar com multa. Note também que o tributo é calculado levando em consideração o câmbio do dia da emissão da NTS, ou seja, se houver variação cambial nesse período você pode sair ganhando ou perdendo. Eu aconselho fazer o pedido de revisão apenas se a diferença der mais de R$ 10,00 ou mais de 10% (o que for maior), pois do contrário você corre o risco de ter o pedido aceito, mas a NTS sair com um valor ainda maior por causa de uma alta repentina do dólar (o que vem acontecendo bastante), ou de a diferença ser tão baixa que não compensa nem a nova ida aos correios, em que você perde tempo (sempre tem fila) e gasta gasolina/álcool/diesel/passagem de ônibus/pneu de bicicleta/sola de sapato/estacionamento/flanelinha/etc.
Por último alerto que o formulário não tem um único modelo, ele pode ser diferente na agência que te atende, e aí você decide se manda esse mesmo ou preenche outro. Não me responsabilizo por pedidos de reexame negados ou qualquer problema que você possa ter, estou apenas tentando te ajudar passando informações que podem ou não ser úteis e fornecendo o formulário para que você possa preenchê-lo com calma. Boa sorte!
Fonte: skooterblog
Última edição por Misaeru em 2/11/2011, 12:20, editado 1 vez(es)
Misaeru- Mod. Global
- Número de Mensagens : 5036
Humor : A dor acelera o crescimento!
Inscrição : 09/07/2010
Re: [DICA] Formulário de Requerimento de Revisão de Imposto de Importação
No meu caso o cara do correio foi gente boa e me instruiu com relação ao preenchimento do formulário, o único terrorismo foi o de alegar que poderia aumentar o valor do imposto e as revisões demoram para liberar. Acompanhando o rastreamento vi que já chegou na receita, quando voltar eu posto o resultado.
Misaeru- Mod. Global
PQP esse brasil viu. Cogitando me naturalizar Argentino, dá menos vergonha! Boa sorte aí Misa.
Me formei em comércio exterior e fui trabalhar com T.I.; porque aqui nessa meleca de país, vc tem que virar praticamente um gangster pra trabalhar com Comex
Me formei em comércio exterior e fui trabalhar com T.I.; porque aqui nessa meleca de país, vc tem que virar praticamente um gangster pra trabalhar com Comex
ZSHAKAZ- I'm a Baby
- Número de Mensagens : 192
Humor : Random
Wii FC : WII: 5333-9552-3127-6792 3DS: 0387-8836-4802
Inscrição : 27/01/2009
se não me engano é a encomenda normal internacional......que é a mais barata e menos segura
e isso nao eh bom? que tipo de package vcs usam ?
ZSHAKAZ- I'm a Baby
- Número de Mensagens : 192
Humor : Random
Wii FC : WII: 5333-9552-3127-6792 3DS: 0387-8836-4802
Inscrição : 27/01/2009
uma fedex ou qqer outra empresa de courrier internacional tem suas "manhas" na alfândega, já a encomenda comum deve ser uma farra nas mãos dos fiscais
É por isso que não faço importação..adoraria comprar muita coisa lá fora, mas só de pensar nessa dor de cabeça..=/
Fica ai a dica do Misaeru de quem tem esse hábito..
Fica ai a dica do Misaeru de quem tem esse hábito..
WanD- Designer
- Número de Mensagens : 474
Inscrição : 27/03/2010
ZSHAKAZ escreveu:que que eh EMS?
É um serviço internacional de encomendas, muito rápido, minha compra levou apenas 5 dias para sair da Coreia e chegar no Brasil, no entanto sempre passa pela alfandega. Os caras desconfiam destas encomendas rápidas. E é o mais seguro de todas as forma de envio.murissoka escreveu:se não me engano é a encomenda normal internacional......que é a mais barata e menos segura
Site dos correios escreveu:O EMS é o serviço ideal para quem tem pressa para ganhar o mundo com a parceria de quem melhor conhece o território de cada país deste planeta: os Correios mundiais.
Com o EMS, documentos até 5kg e mercadorias até 30kg chegam a mais de 170 países com total prioridade desde a postagem até a entrega ao destinatário final. O peso máximo admitido pelos países pode variar. Informe-se em nossas agências ou pelo nosso serviço Central de Atendimento ao Cliente.
Os prazos previstos de entrega do EMS vão de dois a cinco dias úteis, variando conforme as cidades de origem e de destino da remessa. As mercadorias podem necessitar de um dia a mais, devido a liberação alfandegária. Consulte nossa tabela de prazos.
O EMS já oferece um seguro automático e você pode optar ainda por um seguro opcional no caso do envio de bens com valor. Se você necessitar de confirmação de entrega basta formalizar um pedido nas nossas agências. Para alguns destinos, essa confirmação pode ser obtida pela Internet.
Usando o EMS, você pode receber gratuitamente o envelope próprio do serviço. Você pode também adquirir as caixas padronizadas dos Correios especialmente desenvolvidas para o envio seguro dos objetos. E os clientes com contrato podem ainda se beneficiar de coleta gratuita, escala progressiva de desconto e pagamento a faturar.
Use o EMS. Você não vai encontrar nada mais rápido por um preço tão conveniente!
Benefícios do EMS:
Rapidez, segurança e prioridade na entrega;
Destinado a mais de 170 países;
Preços diferenciados para documentos e mercadorias até 5kg;
Seguro gratuito automático de R$ 100,00 para remessas registradas contendo exclusivamente documentos e de R$ 200,00 para remessas contendo mercadorias;
Seguro opcional para mercadorias, variando conforme o país de destino;
Possibilidade coleta domiciliar programada;
Possibilidade de pagamento a faturar; inclusive dos serviços agregados;
Possibilidade de utilização de embalagens padronizadas;
Confirmação de entrega mediante pesquisa.
Misaeru- Mod. Global