[Review] Dark Souls
Página 1 de 1
[Review] Dark Souls
Nome: Dark Souls
Produtora: From Software
Gênero: Action RPG
Plataforma(s): Playstation 3, Xbox 360
Versão analisada: Playstation 3
Primeiras Impressões
Ao colocar o disco do jogo no PS3, é apresentado para o jogador a imagem do Cavaleiro Negro (imagem abaixo), um dos simbolos mais usados na fase de Preview do jogo, uma imagem sombria que dá enfase à proposta da produtora.
Iniciando a Aventura
Ao entrar em New Game, o jogo te mostrará as opções para a criação do seu personagem e um modelo de personagem pré-definido, você poderá customizar seu personagem como desejar, alterando desde o sexo e o porte físico até a cor dos olhos do personagem, é tudo muito bem detalhado. Você poderá escolher também a classe de sua preferencia dentre uma lista de 10 possiveis:
Warrior
Knight
Wanderer
Thief
Bandit
Hunter
Sorcerer
Pyromancer
Cleric
Deprived
Após finalizar a criação do personagem, o jogo inicia efetivamente. É apresentado um video de introdução, contando um pouco da historia daquele mundo. Após o video, o jogador se encontra preso em um calabouço, armado apenas com um pedaço de espada quebrada.
Este primeiro estagio, é apenas o tutorial do jogo, nele é ensinada toda a movimentação basica, como ataque, defesa e movimentos do personagem.
Enredo
O enredo de Dark Souls é bem resumido, no video inicial é contada a historia sobre a destruição dos dragões e ascenção dos demonios, e é dado ao jogador uma missão: Tocar dois sinos para uma revelação. (Eu consegui tocar um deles, o segundo está me causando muito cansaço, mas isso é gratificante)
O jogo em si apela pelo impulso em prosseguir a jornada através do gameplay ao invés da história, logo, o titulo parece não ter um vinculo direto com a enredo, porém isso não chega a ser um problema.
Jogabilidade
A jogabilidade se assemelha muito à apresentada em Demon's Souls, porém mais aprimorada. O principio basico de "observar para agir" se mantém em Dark Souls, além de ser essencial para o sucesso no jogo. Algo que deve ser apontado com muita importancia na trajetoria, é que se deve sempre se manter com a barra de Stamina o mais cheia possivel, já que ela se regenera sozinha e rapidamente, ela é essencial para a o ataque e principalmente para a defesa, a Stamina muito baixa pode custar a vida.
O jogo possui uma grande variedade de armaduras, armas e acessórios, indispensáveis para o progresso, também é necessário ter um bom equilibrio entre os itens para um bom andamento do titulo.
Os cenarios são completamente exploráveis, a From Software se comprometeu a criar um mundo aberto, e conseguiu executar a ideia de um modo impressionante: Praticamente todos os lugares que podem ser vistos podem ser alcançados.
Dificuldade
Foi o ponto mais comentado e prometido pela From Software, produtora do game. O slogam "Prepare to Die..." é levado a serio, o jogador que se atrever a tentar a sorte neste mundo sombrio e obscuro deve ter isso em mente, caso contrario poderá ter uma interpretação errada da proposta oferecida pela produtora.
Até o ponto em que joguei, pude notar a dificuldade elevada prometida, principalmente no terceiro boss do jogo - Dois Gargulas armados com grandes machados de guerra.
A exemplo do que encontramos em Demon's Souls, os bosses são normalmente criaturas enormes, que causam grande espanto e apreensão à primeira vista, coisa que é comum em RPG's japoneses, alguns possuem um ponto fraco que pode ser utilizado, mas a maioria depende de uma tatica bem elaborada e se mal executada pode causar uma morte dolorosa (e acreditem mortes dolorosas são bastante comuns).
Multiplayer
O modo online de Dark Souls é praticamente idêntico ao de Demon's Souls, pode-se deixar mensagens escritas no chão para outros jogadores que estiverem no mesmo local em que é deixada a mensagem.
Além disso, pode-se jogar em co-op com mais 3 jogadores no maximo, para isso será necessário "summonar" os outros 3 para seu mundo, ou deixar sua marca no chão para que seja "summonado" por outro jogador na mesma área que você, neste caso o jogador "summonado" assume a forma de Blue Phantom, com o objetivo de ajudar o jogador principal a derrotar o boss da área, recebendo uma recompensa no final.
O jogador também poderá assumir a forma de Black Phantom e invadir o mundo de outros jogadores, usando um item especifico, ou pode ter seu mundo invadido por outro jogador, o objetivo na invasão hostil é derrotar o jogador invadido, também recebendo uma recompensa pelo ojetivo concluido.
Graficos
Em uma geração onde a alta definição domina os jogos, Dark Souls possui muitos pontos positivos na parte grafica. Rodei o jogo a 720p e foi possivel notar objetos bem detalhados, e cenarios a perder de vista, criados com maestria ricos em cores, um giro com a camera pode impressionar até os mais exigentes.
O personagem é muito bem feito, com muitos detalhes pelo corpo, as armaduras e armas foram criadas com muito cuidado e capricho, gerando uma imagem gratificante e dificilmente causará um impacto negativo.
Considerações Finais
Não é um jogo para qualquer um, possui uma proposta pouco utilizada hoje em dia pelas produtoras em geral, mas recompensa o jogador com uma sensação única: A satisfação pela conquista dos desafios (que são muitos).
O jogo regressa às raizaes dos jogos antigos, dificuldade que era encontrada em clássicos, se refez em Demon's Souls e revive mais uma vez hoje em Dark Souls.
É um jogo em que a paciência e habilidade são testadas a todo o momento, e recompensadas em seguida, com certeza concorrerá ao GOTY de melhor RPG de 2011, seguido os passos de Demon's Souls, vencedor da categoria em 2009.
A dificuldade elevada pode afastar alguns, e aproximar outros, em uma geração onde a grande maioria dos jogos "te leva pela mão", Dark Souls foge completamente disso, é um jogo que te pune se você for descuidado, mas também te gratifica por ser ousado mas cuidadoso.
É dificil encontrar falhas no jogo, elas existem, mas se tornam imperceptiveis no meio de tantas qualidades.
Fãs de RPG devem pelo menos testar o título, é um nome forte, que merece atenção, e possivelmente terá continuações. Em uma geração com poucos RPG's decentes, Dark Souls resgata o gênero com muita competência e brilhantismo, que lhe garantiu nota 37/40 da revista Famitsu.
-------------------------
PS: Peguei o jogo na terça-feira 11/10, estou com cerca de 9hs de jogo, montei esse review em cerca de 3 horas, baseado na experiencia própria com o jogo.
Minha nota: 9,5/10
HugoNight- Mod. Global
- Número de Mensagens : 2158
Idade : 41
Localização : São Caetano do Sul
Humor : Wir Müssen Leben Bis Wir Sterben!!
Inscrição : 16/05/2009
Tópicos semelhantes
» [Multi]Mais difícil, mais cruel, mais sombrio, mais viciante que Demon's Souls: isso é Dark Souls
» [PC] Dark Souls a caminho do PC
» Dark Souls - guia de trorúes
» Dark Souls - Guia de Troféus
» [PC]Rumor: Dark Souls a caminho do PC
» [PC] Dark Souls a caminho do PC
» Dark Souls - guia de trorúes
» Dark Souls - Guia de Troféus
» [PC]Rumor: Dark Souls a caminho do PC
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
18/5/2018, 00:43 por lentini800
» Problema com psp (ajuda pff)
3/4/2018, 15:48 por gilbaroni
» desbloqueio nintendo dsi 1.4.5
27/2/2018, 17:18 por andersonrpg1
» [Tutorial] Free MCBoot - Destravamento de PS2 pelo Memory Card
3/1/2018, 06:46 por cmendes
» Meu psp da interferência quando uso o fane de ouvido
26/9/2016, 22:30 por yversow sant'anna
» Urgente pfv
23/9/2016, 21:21 por Charlesluchina10
» Um problema que ainda não achei igual.
18/9/2016, 20:13 por andersonrpg1
» Identificando versão e geração da placa-mãe do seu PSP
22/8/2016, 14:26 por kirakiller
» Meu psp não ler os jogos e nem carrega a bateria
6/8/2016, 23:31 por WILLIAMBRS
» Wallpaper "Transparente"
24/7/2016, 09:53 por nardo motta