PS Vita: uma ferramenta social com poder de fogo
Fórum PSNation :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
26082011
PS Vita: uma ferramenta social com poder de fogo
Conforme atesta a Sony, o Vita é um console que foi projetado desde o início para se tornar uma espécie de artífice social. Ok, há gráficos mais poderosos — mais detalhados e com maior resolução —, mas a comissão de frente do novo portátil parece mesmo repousar em seus recursos interativos. Mas afinal, como essa interação deve realmente funcionar?
Talvez as informações recentemente liberadas pela Sony ajudem a responder essa pergunta. Não apenas essa, mas também: o que há “por baixo do capô” do console? Como fica o poder de fogo do Vita se comparado ao PSP? Quais são as facilidades para quem pretende desenvolver algo para o sistema? Vamos aos detalhes.
O que há por baixo do capô PlayStation Vita?As configurações do novo portátil da Sony
Em primeiro lugar, não. Aparentemente não haverá qualquer tipo de corte de memória entre as diferentes versões do Vita. Além disso, as configurações recentemente liberadas pela Sony revelaram câmeras (frontal e traseira) com resolução de 640 x 480 pixels para imagens e vídeos, com taxa de 60 quadros por segundo, ou 120 FPS para clipes com resolução de 320 x 240 pontos.
Confira a abaixo a lista completa de especificações, que ainda não inclui a quantidade de memória embutida do PlayStation Vita.
CPU:ARM(R) Cortex(TM)-A9 core (4 core)
GPU:SGX543MP4+
Dimensões:18,2 cm x 8,3 cm x 1,8 cm
Tela:OLED capacitiva de 5 polegadas, resolução de 960 x 544 e aproximadamente 16 milhões de cores
Memória RAM:512 MB
VRAM:128 MB
Câmera frontal:resolução de 640 x 480 para fotos; vídeos de 640 x 480 com 60 fps ou 320 x 240 com 120 fps
Câmera traseira:resolução de 640 x 480 para fotos; vídeos de 640 x 480 com 60 fps ou 320 x 240 com 120 fps
Alto falantes estéreo
Sensores:giroscópio, acelerômetro e bussola eletrônica
GPSembutido
Bluetooth
Portas:formato padrão do PlayStation Vita, cartão de memória, cartão SIM, USB, DC IN para fonte de alimentação, Serial e áudio estéreo
Bateria:Lítio-ion
Formatos de música suportados:MP3, MP4, WAV
Formatos de vídeo suportados:MP4, AAC
Formatos de imagem suportados:JPG, TIFF, BMP, GIF, PNG
Em relação ao PSP...
O Salto qualitativo do Vita em relação ao seu antecessor é realmente digno de nota. No que diz respeito aos gráficos, trata-se do quádruplo de resolução (confira imagem abaixo) e de um contraste 600 vezes maior. Ademais, a tela de 5 polegadas concebida com a tecnologia OLED foi projetada para minimizar ao máximo o consumo de energia.
Funcionalidades e interaçãoO visual e os recursos do PS Vita
O visual e a organização do Vita são, de fato, bastante singulares. Basicamente, o tradicional Xross Media dá lugar ao renovado LiveArea, obviamente mais adequado à tela sensível ao toque do aparelho. Ademais, conforme listou a Sony, o novo layout deve trazer as seguintes vantagens:
Uma interface atualizável para o lançamento de games;
Recursos para que os jogadores discutam sobre seus progressos nos jogos; e
Notificações e conteúdos integrados aos jogos.
A nova interface também representa um canal de acesso rápido e prático entre desenvolvedores de games e jogadores — conforme indicado pelo último ponto do rol anterior. Conforme a apresentação oficial da Sony, as publicadoras encontrarão na LiveArea facilidades para:
Anúncios de manutenção;
Informar os jogadores sobre novos conteúdos para download (DLCs);
Novos eventos online; e
Novidades sobre os games.
Reconhecimento facial e realidade aumentada
O Vita é capaz tanto de reconhecer a topografia de uma superfície quanto de captar cada detalhe da sua face (nariz, olhos, boca, etc.). Trata-se das capacidades de reconhecimento facial e realidade aumentada do novo portátil.
Ok, realidade aumentada não representa, por si só, nenhuma grande novidade. Entretanto, no caso do Vita, há um diferencial digno de nota. Conforme destacou a Sony durante a apresentação oficial da tecnologia, enquanto que a maioria dos jogos hoje utiliza marcadores especiais para criar o efeito de realidade aumentada, o Vita poderá reconhecer qualquer superfície, permitindo que se utilize “praticamente” qualquer imagem como marcador.
Os detalhes levantados pelo reconhecimento facial do sistema são igualmente impressionantes. Além de detectar a posição do rosto do usuário, o Vita ainda dará atenção aos olhos, nariz, boca e também aos movimentos da cabeça — detectando ainda gênero, idade e (quando é o caso) a presença de óculos. Todavia, o reconhecimento do abrir e fechar de olhos encontra-se ainda em uma fase um tanto prematura de desenvolvimento.
Interação social
A Sony embutiu no Vita diversos mecanismos que devem facilitar a criação de um ambiente de jogatina todo ele voltado para as interações com outros jogadores. Entre eles estão o Near e o Party, ambos recentemente detalhados pela empresa — que ainda atesta um potencial aumento de popularidade para os jogos, em razão do contato entre os jogadores. Confira abaixo.
Near
O sistema permite o intercâmbio de diversas informações entre os jogadores, incluindo:
A Localização (através de GPS e triangulação de telefones celulares);
Os cinco últimos jogos encarados;
Os Gifts que foram registrados para os últimos games jogados — tais como itens exclusivos ou desafios.
Party
O recurso Party permite diversas interações via chat entre usuários do Vita. Entre as principais vantagens (sobretudo em relação ao PS3) está a possibilidade de iniciar uma conversa através de títulos diferentes. Confira as funcionalidades:
Agrupamento de jogadores;
Grupos distintos para diferentes jogos e gêneros;
Possibilidade de discutir sobre um game através de chats de texto ou voz; e
A interação é possível entre títulos diferentes.
Desenvolvendo para o VitaSony deve incluir facilidades para desenvolvedores independentes
Caso você seja um desenvolvedor pensando em se valer das novas tecnologias do Vita para botar em prática sua proposta de jogo, eis uma boa notícia: a Sony pretende facilitar a vida de desenvolvedores de médio e pequeno porte.
O kit de desenvolvimento do Vita deve trazer bibliotecas de áudio e vídeo simplificadas (de “alto nível”), de forma que a utilização dos padrões seja mais intuitiva — embora as ferramentas de “baixo nível” ainda sejam incluídas, caso você “queira fazer tudo por si mesmo”. Além disso, também estão inclusas bibliotecas de cálculos matemáticos e geométricos, de simulação de movimentos corporais, de animações e até mesmo de reconhecimento facial.
A Sony promete também simplificações para o player de vídeo e para a interface de rede presente no conjunto de ferramentas. O kit de desenvolvimento para o portátil será conectados diretamente ao computador via USB.
Um novo olhar para velhas tendências
Provavelmente não seria nenhuma novidade afirmar que o mercado de portáteis passa atualmente por uma mudança radical de padrões. Isso certamente colocaria a nova proposta portátil da Sony em uma região consideravelmente cinzenta já que, via de regra, o PlayStation Vita representa o exato modelo que vem sendo condenado pela parcela mais vanguardista dos desenvolvedores: um console dedicado que deve servir de plataforma para jogos longos e de desenvolvimento oneroso.
Entretanto, não se pode negar que as tecnologias de interação disponíveis abraçam sem maiores problemas as tendências atuais — sem falar em uma nova forma de construção de realidade aumentada que ainda deve dar o que falar (confira o texto). Enfim, ao se juntar o frescor de uma nova proposta social a um poder de fogo renovado, talvez o resultado possa realmente ser “a experiência portátil definitiva”, como quer a Sony. É esperar para ver.
O PlayStation Vita deve chegar ao ocidente no início de 2012.
Fonte: Baixakijogos
Killerbee- God Of War
- Número de Mensagens : 8409
Idade : 45
Inscrição : 26/03/2009
PS Vita: uma ferramenta social com poder de fogo :: Comentários
Show a matéria killerbee
Cada vez que leio uma matéria sobre o PS Vita, mais forte fica minha vontade de ter um!!!!
Pelas configurações já fiquei apaixonado pelo vita... tem tudo p/ o portátil do momento...
aguardando o lançamento... ^^
Cada vez que leio uma matéria sobre o PS Vita, mais forte fica minha vontade de ter um!!!!
Pelas configurações já fiquei apaixonado pelo vita... tem tudo p/ o portátil do momento...
aguardando o lançamento... ^^
Nossa shoe de mais a realidade aumentada do vita, ao que parece esta mmuito preciso.
ae Bee....arrebentô nessa, muito boa a matéria
acho que vou comprar um porquinho pra guardar uma grana
acho que vou comprar um porquinho pra guardar uma grana
Tudo perfeito, só fico meio inseguro em relação ao 3g, para que tudo isso aconteça no que tange a integração será necessário o 3g, que as operadoras no Brasil vão aderir?
Tópicos semelhantes
» [PSvita] Testado todo o poder do PS Vita na IFA 2011
» [Vita] PSX no Vita: Uma entrevista com o misterioso Hacker do Vita
» [Vita] Versão de FIFA para o Vita usará superfícies sensíveis a toque
» [Vita] Sony anuncia bundle que garante Vita uma semana antes do lançamento
» [PS3] Uncharted 3 com efeitos de fogo fantásticos "Notícias"
» [Vita] PSX no Vita: Uma entrevista com o misterioso Hacker do Vita
» [Vita] Versão de FIFA para o Vita usará superfícies sensíveis a toque
» [Vita] Sony anuncia bundle que garante Vita uma semana antes do lançamento
» [PS3] Uncharted 3 com efeitos de fogo fantásticos "Notícias"
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
18/5/2018, 00:43 por lentini800
» Problema com psp (ajuda pff)
3/4/2018, 15:48 por gilbaroni
» desbloqueio nintendo dsi 1.4.5
27/2/2018, 17:18 por andersonrpg1
» [Tutorial] Free MCBoot - Destravamento de PS2 pelo Memory Card
3/1/2018, 06:46 por cmendes
» Meu psp da interferência quando uso o fane de ouvido
26/9/2016, 22:30 por yversow sant'anna
» Urgente pfv
23/9/2016, 21:21 por Charlesluchina10
» Um problema que ainda não achei igual.
18/9/2016, 20:13 por andersonrpg1
» Identificando versão e geração da placa-mãe do seu PSP
22/8/2016, 14:26 por kirakiller
» Meu psp não ler os jogos e nem carrega a bateria
6/8/2016, 23:31 por WILLIAMBRS
» Wallpaper "Transparente"
24/7/2016, 09:53 por nardo motta