Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

19082011

Mensagem 

[Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox Empty [Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox




[Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox Content_pic
Chip do Xbox 360

“Obed”. Este seria o nome do chip que estaria no interior da próxima geração do Xbox, de acordo com rumores publicados pelo site SemiAccurate. Segundo o veículo, o componente seria uma versão evoluída do já utilizado nas versões atuais do console da Microsoft e traria em seu interior as funções de processamento gráfico e de dados, além de memória eDRAM.

A fabricação da peça estaria sob a responsabilidade da IBM, com chips gráficos sendo fornecidos pela AMD. As primeiras peças já estariam em processo de montagem e seriam enviadas para aprovação pela Microsoft no início do ano que vem. Se aceitos, os componentes seriam produzidos em larga escala no final de 2012, indicando que o lançamento do próximo Xbox poderia acontecer apenas em 2013.

Fonte: Baixaki Jogos

Fonte Original (em Ingreis):http://semiaccurate.com/2011/08/15/next-gen-xbox-chip-gets-a-name-and-date/
renzo
renzo
Repórter
Repórter

Número de Mensagens : 1056

Idade : 35
Localização : Jacareí - SP (Vale do Paraíba)
Humor : Esmerilhando o PS3!!!!!!!
Inscrição : 17/03/2009

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=820502785248200928

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox :: Comentários

correiamaia

Mensagem 20/8/2011, 10:10 por correiamaia

sony q se cuide e o Wiiu tbm....!a sony nem falo,dela posso esperar por um grafico e processamento medianos,mas da nintendo falo pq agora ela lancou o wiiu,mas os proximos consoles no minimo vao vir com 2x mais do q o wiiu apresenta hj!

Ir para o topo Ir para baixo

FelipeCMN

Mensagem 20/8/2011, 10:45 por FelipeCMN

correiamaia escreveu:sony q se cuide e o Wiiu tbm....!a sony nem falo,dela posso esperar por um grafico e processamento medianos,mas da nintendo falo pq agora ela lancou o wiiu,mas os proximos consoles no minimo vao vir com 2x mais do q o wiiu apresenta hj!

pq esperar graficos medianos da Sony? Eu acho q o PS4 vai superar o XBOX 720...

Mais quanto ao novo processador, legal ele, bonitinho, mais ainda gosto mais do novo Phenon da AMD...

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 20/8/2011, 11:29 por Scarecrow

FelipeCMN escreveu:
correiamaia escreveu:sony q se cuide e o Wiiu tbm....!a sony nem falo,dela posso esperar por um grafico e processamento medianos,mas da nintendo falo pq agora ela lancou o wiiu,mas os proximos consoles no minimo vao vir com 2x mais do q o wiiu apresenta hj!

pq esperar graficos medianos da Sony? Eu acho q o PS4 vai superar o XBOX 720...

Mais quanto ao novo processador, legal ele, bonitinho, mais ainda gosto mais do novo Phenon da AMD...

Por que a GPU do PS3 fede, e só não temos gráficos melhores no PS3 por que ela atrasa a vida do Cell.

Espero que a Sony corrija isso no próximo console, e coloque uma GPU que consiga acompanhar o processador.

Ir para o topo Ir para baixo

correiamaia

Mensagem 20/8/2011, 19:03 por correiamaia

Scarecrow escreveu:Amig, não bosteje sobre coisas que não entende.
n intendi,isso foi pra quem?
digo isto pq a um mes atras se n me engano,a sony deu uma nota dizendo q o processamento do ps4 poderia ser um pouco abaixo do esperado,como no ps2,pois o q fez teoricamente o ''wii''vender bem foi o baratiamento do console e sua jogabilidade q ,na minha opiniao influenciou,mas n tanto!!

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 20/8/2011, 22:02 por Scarecrow

Algum animal deletou a mensagem dele (parem de fazer isso sem aviso, sério).

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 20/8/2011, 23:33 por Inao

lol, como asim "algum animal"?

bem, vo escrever denovo:

oq manda no visual gráfico do jogo é a gpu e nada mais, o resto é só apoio que tem que estar lá óbvio mas a gpu é a que manda.

gpu computa poligonos(essa geração são shaders)
memória ram "buffa" os poligonos em tempo real e acessa eles de forma randomica
cpu faz a "ponte"

sem cpu e gpu? A gpu por si só conseguiria gerar um jogo ainda...

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 21/8/2011, 01:14 por Scarecrow

O que você obviamente não sabe é que o Cell na verdade também ajuda a processar o vídeo.
Principalmente em jogos exclusivos da Sony.

Em jogos multiplataformas por pura comodidade o trabalho cai bem mais na GPU, e por isso temos ports de baixa qualidade no console (principalmente aqueles que são primariamente desenvolvidos pensando no 360).

Já em exclusivos, o pessoal sabe em como o Cell pode ser útil processando tarefas que deveriam pertencer a GPU (e a deixando livre para outras), portanto temos ai um melhor aproveitamento do hardware como um todo (só olhar para Uncharted e de preferência ver os vídeos que os desenvolvedores falam de aspectos técnicos do jogo).

E o seu raciocínio é inválido, não é como se cada peça do sistema (independente de qual) trabalhasse isoladamente uma da outra.

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 21/8/2011, 03:24 por Inao

Scarecrow escreveu:O que você obviamente não sabe é que o Cell na verdade também ajuda a processar o vídeo.
Principalmente em jogos exclusivos da Sony.

Em jogos multiplataformas por pura comodidade o trabalho cai bem mais na GPU, e por isso temos ports de baixa qualidade no console (principalmente aqueles que são primariamente desenvolvidos pensando no 360).

Já em exclusivos, o pessoal sabe em como o Cell pode ser útil processando tarefas que deveriam pertencer a GPU (e a deixando livre para outras), portanto temos ai um melhor aproveitamento do hardware como um todo (só olhar para Uncharted e de preferência ver os vídeos que os desenvolvedores falam de aspectos técnicos do jogo).

E o seu raciocínio é inválido, não é como se cada peça do sistema (independente de qual) trabalhasse isoladamente uma da outra.

mas elas trabalham, eu sei meu caro, eu mexo com isso. O que você falou eu não vejo como, eu mesmo fui atraz logo depois que li teu post, o uncharted é bonito asim porque é, não quer dizer que ele não rodaria igual ou tão bom no xbox360...um processador melhor ajuda? Sim ajuda, memória a mais ajuda? Claro também, conexão a ouro ajuda? Óbvio também, mas ajudar não é fazer...vo desenhar para você:

eu so um confeiteiro, eu crio um bolo bonito e gostoso só eu...

só que eu te chamo para bater a massa para mim enquanto eu crio decoração, eu chamo seu primo para ir lá na venda comprar o açucar que eu não tenho o bastante e pronto.

bolo pronto todos comem.

agora se eu tralho só, eu simplesmente bato a massa mais rápido logo ela não fica tão boa, e fico com preguiça de ir na venda e faço com o açucar que tiver. Resultado: um bolo razoável.

agora, você e seu primo fazem um bolo só? Não, caso encerrado.

sobre uncharted 2 isso é simples, quando eu lembrar(ou achar na net) eu escrevo aqui o nome, mas foi criada uma ferramenta que foi usada em gow3 e uncharted 2 e está sendo usada por vários devs que tem capacitade que "compacta os gráficos" dos jogos asim permitindo uma melhor adiministração dos mesmo, se eu tiver que chutar ela esta sendo usada em gears of war 3 que está mais do que bonito.

edit:

sobre os jogos multi, eles são melhores no xbox360 pelo fato do xbox360 ter 512mb de ram escalável e o ps3 ter alocada em 256 e 256 para cpu e gpu. Sem falar que o xbox360 tem um chip só para o AA que faz com que qualquer jogo dele fique em 1080p upscaled e fique bem limpinho enquanto até os exclusivos(vide uncharted 1 e 2) tem aquele serrilhado canalha que aqui na minha tela, porque é grande, mesmo com aquele bando de parafernalha das bravia ainda da para ver perfeitamente bem...

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 21/8/2011, 11:47 por Scarecrow

Naughty Dog intended to maximize the utilization of the Cell's SPUs, as their estimates for utilization in the first Uncharted were only around 30%.[22] As a result, the game has more realistic environments and animations.
Uncharted 2 uses Naughty Dog Game Engine 2.0, a revamped and optimized version of the original engine that has allowed the game to have real-time moving environments, more realistic textures, and animations. The Naughty Dog Game Engine 2.0 also works in harmony with Havok Physics.
On August 26, 2009, it was revealed that Uncharted 2 uses between 90 to 100% of the Cell's processor and uses all 25GB of a single Blu-ray Disc.[23] However, Evan Wells later pointed out "...now it's at least busy 100% of the time, but it's still not fully-optimized code. I mean, in order to get to that 100%, it was more about making sure the pipeline was filled, and we weren't running into one of the processors becoming idle because there wasn't a job ready for it." [24]
In the interview, Christophe Balestra also pointed out how important it is to ship every system with a hard drive. "The fact that every PS3 has a hard drive is huge for us." He went on to describe how the game takes advantage of Sony's offerings. "It's the combination of Blu-ray and hard drive. You can play the entire game without loading. We don't require an install. We're doing all the post-processing effects on the Synergistic Processing Units." Screen Space Ambient Occlusion for example, was done completely on the SPUs.

Lembrando ainda que geralmente o SSAO é feito completamente na GPU, o que não é o caso aqui.
Só um exemplo do que estou tentando dizer.

Ir para o topo Ir para baixo

SolidEdgard

Mensagem 21/8/2011, 12:03 por SolidEdgard

nego falando q 360 roda Uncharted 2, e pode ser ate melhor doque o PS3 ...

:facepalm:

Ir para o topo Ir para baixo

correiamaia

Mensagem 21/8/2011, 12:36 por correiamaia

SolidEdgard escreveu:nego falando q 360 roda Uncharted 2, e pode ser ate melhor doque o PS3 ...

:facepalm:
isso é dorgas! :coolface:
:facepalm2: por causa disto......mas respeito a opiniao......!

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 21/8/2011, 18:13 por Inao

Scarecrow escreveu:
Naughty Dog intended to maximize the utilization of the Cell's SPUs, as their estimates for utilization in the first Uncharted were only around 30%.[22] As a result, the game has more realistic environments and animations.
Uncharted 2 uses Naughty Dog Game Engine 2.0, a revamped and optimized version of the original engine that has allowed the game to have real-time moving environments, more realistic textures, and animations. The Naughty Dog Game Engine 2.0 also works in harmony with Havok Physics.
On August 26, 2009, it was revealed that Uncharted 2 uses between 90 to 100% of the Cell's processor and uses all 25GB of a single Blu-ray Disc.[23] However, Evan Wells later pointed out "...now it's at least busy 100% of the time, but it's still not fully-optimized code. I mean, in order to get to that 100%, it was more about making sure the pipeline was filled, and we weren't running into one of the processors becoming idle because there wasn't a job ready for it." [24]
In the interview, Christophe Balestra also pointed out how important it is to ship every system with a hard drive. "The fact that every PS3 has a hard drive is huge for us." He went on to describe how the game takes advantage of Sony's offerings. "It's the combination of Blu-ray and hard drive. You can play the entire game without loading. We don't require an install. We're doing all the post-processing effects on the Synergistic Processing Units." Screen Space Ambient Occlusion for example, was done completely on the SPUs.

Lembrando ainda que geralmente o é feito completamente na GPU, o que não é o caso aqui.
Só um exemplo do que estou tentando dizer.

beleza, mas porque não é feito com a gpu?

quem sabe eu como confeitero não tenha tempo ou vontade ou capacidade de limpar a cozinha onde eu faço o bolo, logo eu chamo o teu padrinho ou sei lá, e pergunto se ele pode fazer a "pós" limpeza do local e ele aceita, claro, eu posso ir e fazer a limpeza eu mesmo, se você perguntar para a epic o que o processador faz, quem sabe eles venham a falar que gears 2 usou o processador para os pos processamento, mas processamento de que é esse?

O SSAO foi criado pela crytek e eu mesmo uso na ferramenta que de construção que eles liberaram, primeiro jogo a usar isso foi Crysis 1 logo quando saiu. Esse método foi criado para não ter uso algum da cpu e fácilmente ser operado pela gpu, o que ele faz exatamente eu espeor que você saiba porque explicar escrito com exemplo demora...Se algum jogo do ps3 usa essa função(não sei qual gostaria de um exemplo) não tinha o porque esta sendo usado pela cpu, a cpu podia muito bem esta gerenciando o parcelamento de dados e fazendo uma ponte para o buff bem mais rápida.

editUm jogo que usa SSAO é gears of war e uncharted 2, e esse pos processamento ai que ele sita só pode ser o SSAO que simplesmente é um processo "limpo", com falhas claro.

Eu dei um olhada e infamous 2 usa SSAO e por isso a draw distance é tão canalha, como eu disse, tem falhas.

agora é aquela coisa, você não pode comparar o trabalho de limpar o chão com o de montar um bolo.


o cpu ajuda? Eu disse que ajuda, e ele ajuda, mas ele não faz o jogo...

você não vê em nenhum lugar a cpu gerando poligonos ou fazendo a grande diferença, é como o chip AA do xbox360, ta lá mas pode fazer o jogo sem ele...

SolidEdgard escreveu:nego falando q 360 roda Uncharted 2, e pode ser ate melhor doque o PS3 ...

:facepalm:

"tão bom" não é melhor bixo...

Última edição por Inao em 21/8/2011, 18:45, editado 1 vez(es)

Ir para o topo Ir para baixo

Skooller

Mensagem 21/8/2011, 18:22 por Skooller

Inao escreveu:
Scarecrow escreveu:
Naughty Dog intended to maximize the utilization of the Cell's SPUs, as their estimates for utilization in the first Uncharted were only around 30%.[22] As a result, the game has more realistic environments and animations.
Uncharted 2 uses Naughty Dog Game Engine 2.0, a revamped and optimized version of the original engine that has allowed the game to have real-time moving environments, more realistic textures, and animations. The Naughty Dog Game Engine 2.0 also works in harmony with Havok Physics.
On August 26, 2009, it was revealed that Uncharted 2 uses between 90 to 100% of the Cell's processor and uses all 25GB of a single Blu-ray Disc.[23] However, Evan Wells later pointed out "...now it's at least busy 100% of the time, but it's still not fully-optimized code. I mean, in order to get to that 100%, it was more about making sure the pipeline was filled, and we weren't running into one of the processors becoming idle because there wasn't a job ready for it." [24]
In the interview, Christophe Balestra also pointed out how important it is to ship every system with a hard drive. "The fact that every PS3 has a hard drive is huge for us." He went on to describe how the game takes advantage of Sony's offerings. "It's the combination of Blu-ray and hard drive. You can play the entire game without loading. We don't require an install. We're doing all the post-processing effects on the Synergistic Processing Units." Screen Space Ambient Occlusion for example, was done completely on the SPUs.

Lembrando ainda que geralmente o é feito completamente na GPU, o que não é o caso aqui.
Só um exemplo do que estou tentando dizer.

beleza, mas porque não é feito com a gpu?

quem sabe eu como confeitero não tenha tempo ou vontade ou capacidade de limpar a cozinha onde eu faço o bolo, logo eu chamo o teu padrinho ou sei lá, e pergunto se ele pode fazer a "pós" limpeza do local e ele aceita, claro, eu posso ir e fazer a limpeza eu mesmo, se você perguntar para a epic o que o processador faz, quem sabe eles venham a falar que gears 2 usou o processador para os pos processamento, mas processamento de que é esse?

O SSAO foi criado pela crytek e eu mesmo uso na ferramenta que de construção que eles liberaram, primeiro jogo a usar isso foi Crysis 1 logo quando saiu. Esse método foi criado para não ter uso algum da cpu e fácilmente ser operado pela gpu, o que ele faz exatamente eu espeor que você saiba porque explicar escrito com exemplo demora...Se algum jogo do ps3 usa essa função(não sei qual gostaria de um exemplo) não tinha o porque esta sendo usado pela cpu, a cpu podia muito bem esta gerenciando o parcelamento de dados e fazendo uma ponte para o buff bem mais rápida.

Um jogo que usa SSAO é gears of war e uncharted 2, e esse pos processamento ai que ele sita só pode ser o SSAO que simplesmente é um processo "limpo", com falhas claro.

Eu dei um olhada e infamous 2 usa SSAO e por isso a draw distance é tão canalha, como eu disse, tem falhas.

agora é aquela coisa, você não pode comparar o trabalho de limpar o chão com o de montar um bolo.


o cpu ajuda? Eu disse que ajuda, e ele ajuda, mas ele não faz o jogo...

você não vê em nenhum lugar a cpu gerando poligonos ou fazendo a grande diferença, é como o chip AA do xbox360, ta lá mas pode fazer o jogo sem ele...

SolidEdgard escreveu:nego falando q 360 roda Uncharted 2, e pode ser ate melhor doque o PS3 ...

:facepalm:

"tão bom" não é melhor bixo...

Amigo você tentou passar uma mensagem e se embolou todo.

É por isso que eu digo: "Não usem Dorgas..."

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 21/8/2011, 18:34 por Inao

Skooller escreveu:
Inao escreveu:
Scarecrow escreveu:

Lembrando ainda que geralmente o é feito completamente na GPU, o que não é o caso aqui.
Só um exemplo do que estou tentando dizer.

beleza, mas porque não é feito com a gpu?

quem sabe eu como confeitero não tenha tempo ou vontade ou capacidade de limpar a cozinha onde eu faço o bolo, logo eu chamo o teu padrinho ou sei lá, e pergunto se ele pode fazer a "pós" limpeza do local e ele aceita, claro, eu posso ir e fazer a limpeza eu mesmo, se você perguntar para a epic o que o processador faz, quem sabe eles venham a falar que gears 2 usou o processador para os pos processamento, mas processamento de que é esse?

O SSAO foi criado pela crytek e eu mesmo uso na ferramenta que de construção que eles liberaram, primeiro jogo a usar isso foi Crysis 1 logo quando saiu. Esse método foi criado para não ter uso algum da cpu e fácilmente ser operado pela gpu, o que ele faz exatamente eu espeor que você saiba porque explicar escrito com exemplo demora...Se algum jogo do ps3 usa essa função(não sei qual gostaria de um exemplo) não tinha o porque esta sendo usado pela cpu, a cpu podia muito bem esta gerenciando o parcelamento de dados e fazendo uma ponte para o buff bem mais rápida.

EditUm jogo que usa SSAO é gears of war e uncharted 2, e esse pos processamento ai que ele sita só pode ser o SSAO que simplesmente é um processo "limpo", com falhas claro.

Eu dei um olhada e infamous 2 usa SSAO e por isso a draw distance é tão canalha, como eu disse, tem falhas.

agora é aquela coisa, você não pode comparar o trabalho de limpar o chão com o de montar um bolo.


o cpu ajuda? Eu disse que ajuda, e ele ajuda, mas ele não faz o jogo...

você não vê em nenhum lugar a cpu gerando poligonos ou fazendo a grande diferença, é como o chip AA do xbox360, ta lá mas pode fazer o jogo sem ele...

SolidEdgard escreveu:nego falando q 360 roda Uncharted 2, e pode ser ate melhor doque o PS3 ...

:facepalm:

"tão bom" não é melhor bixo...

Amigo você tentou passar uma mensagem e se embolou todo.

É por isso que eu digo: "Não usem Dorgas..."

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 21/8/2011, 18:37 por Inao

eu arrumei, faltava eu colocar "edit" pois eu fui descobrir depois que esse pro processamento que ele fala em uncharted era a SSAO e eu fui atraz de saber dos jogos de ps3 e xbox360 e pc que usam essa tarefa, eu não me enrrolei, esqueci de escrever o "edit", eu simplesmente não vo lá escrevo uma bobagem e depois arrumo sem colocar "edit" para parecer sempe certo, se eu errar eu errei. E caso não consigas escrever algo que gere uma discussão interessante para quer escrever?

edit: voltando ao tópico, que era sobre o tal novo sistema de processamento do tal futuro xbox, o que eu carinhosavamente vo chamar de apu, eu mesmo tenho um acer iconia tab w500, se seguir os mesmos padrões ta eleito, afinal, a tendencia é essa. Se alguém aqui conhece o projeto Kal-El vulgo tegra 3 sabe do que eu to falando.

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 21/8/2011, 19:37 por Scarecrow

Primeiro fica a dica de parar de usar essas analogias escrotas, por que não dá para entender nada (estou cursando CCO, e não culinária).

Segundo, em nenhum momento mencionei que a CPU faz o trabalho principal da GPU, e sim que a primeira auxilia em tarefas que deveriam pertencer a segunda (e isso não deveria acontecer, mas acontece).

Ou seja, você deu uma enrolada para no fim concordar que eu estava correto.

No mais, fóruns são para discutir, e é o que estamos fazendo.
Lembre-se também de não fazer double-post, é proibido e passível de punição.

Ir para o topo Ir para baixo

Killerbee

Mensagem 21/8/2011, 19:43 por Killerbee

Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
:mhm: :mhm: :mhm: :mhm: :mhm: :mhm: :mhm: :mhm:

fu pensativo fu pensativo fu pensativo fu pensativo fu pensativo

Final:
Dois Nerds no mesmo topico nao da certo....
Dois Nerds no mesmo topico nao tem preco....

To fora, pois nao cheguei a essa nomeclatura de capacidade hauhauha....

OBS: brincadeira.... mas nossa fiquei com vontade de comer algo Doce hauhauhauh

Troll

Ir para o topo Ir para baixo

BrunoGrande

Mensagem 21/8/2011, 20:56 por BrunoGrande

kkkkkkkkkkkkk os kra brigam por tudo!!! [Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox 346967

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 21/8/2011, 23:07 por Scarecrow

E não tem ninguém brigando.

Ir para o topo Ir para baixo

Killerbee

Mensagem 21/8/2011, 23:16 por Killerbee

Scarecrow escreveu:E não tem ninguém brigando.

ah

Confirmado..

é uma conversa tranquila e bacana...
e ao mesmo tempo aprendi algumas coisas tbem hehe

Ir para o topo Ir para baixo

SolidEdgard

Mensagem 22/8/2011, 11:37 por SolidEdgard

BrunoGrande escreveu:kkkkkkkkkkkkk Madrug's briga por tudo!!! [Microsoft] Rumores dão nome e informações sobre próximo chip do próximo Xbox 346967
Fixed?
Guess :coolface:

Ir para o topo Ir para baixo

Pilo

Mensagem 22/8/2011, 12:16 por Pilo

bacana melhorarem tudo pra subir o nível geral de todos os consoles.
or not.

Ir para o topo Ir para baixo

_STONY_

Mensagem 22/8/2011, 13:35 por _STONY_

Vamos esperar pra ver se os caras testa a parada direito né.... pra não derreter o console kkkkk

Ir para o topo Ir para baixo

renzo

Mensagem 22/8/2011, 15:02 por renzo

_STONY_ escreveu:Vamos esperar pra ver se os caras testa a parada direito né.... pra não derreter o console kkkkk

Concordo. Independente de a Sony ou Microsoft terem melhores consoles, mas a MS cagou legal nas primeiras caixas pra saírem na frente e pra ganharem mercado. XD

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos