[Review] Avaliação F1 2012
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[Review] Avaliação F1 2012
A Codemasters
dispensa apresentações quando o assunto é corrida. Uma das principais
expoentes desse gênero, a empresa tem a série F1 como seu carro-chefe,
sem trocadilhos. Após o sucesso da versão 2011
do game, que foi consagrada como um dos melhores simuladores da
modalidade já lançados, a desenvolvedora se viu diante de um desafio:
como melhorar aquilo que, para muitos, já é bom o suficiente?
A resposta veio por meio de mudanças na jogabilidade e uma série de
modos inéditos que chegaram para tornar a experiência mais variada.
Dizem que em time que está ganhando não se mexe, só que a Codemasters
parece estar disposta a mostrar que esse ditado não é tão correto assim.
Quem sairá vencedor desse duelo?
Aprovado
Pilotagem de verdade
Uma das principais novidades de F1 2012
está em sua jogabilidade. Agora, os movimentos dos carros de Fórmula 1
são muito mais fluídos e naturais, refletindo de maneira mais realista o
comportamento de um veículo normal na categoria. Mesmo os jogadores
avançados terão que se reacostumar com os comandos e devem aprovar as
modificações.
Com as alterações, o jogador tem muito mais controle sobre os carros e
consegue prever de forma mais acertada as reações da máquina aos
comandos. Isso significa mais controle de tração, com as curvas se
tornando mais precisas, e uma direção mais apurada. Desde que, claro, o
piloto saiba o que está fazendo.
O freio ganhou mais importância, até mesmo nas dificuldades mais
baixas. Se você estava acostumado a jogar com todos os auxílios ligados e
controlar apenas a aceleração do carro, saiba que agora você também
deverá utilizar o freio com frequência caso queira se manter na linha
ideal do circuito.
Quem usa o teclado ou o controle do PlayStation 3, porém, poderá ter um
pouco de dificuldade. O aumento na sensibilidade das máquinas também
acompanhou uma maior necessidade de precisão nos comandos. Os gatilhos
mais fundos do joystick do Xbox 360 ou os bons volantes do mercado são
as melhores maneiras de aproveitar o título.
Cada corrida é decisiva
Dois novos modos de jogo também tornam as coisas muito mais
emocionantes e, junto com a nova jogabilidade, transformam F1 2012 em
uma experiência completamente diferente da anterior. Se você já ficava
empolgado com o andamento do campeonato e a disputa por pontos na
tabela, essas novidades te deixarão ainda mais no limite.
De longe, o Desafio dos Campeões é o melhor deles. Com fases inspiradas
em cada um dos seis campeões mundiais de Fórmula 1 atualmente em
atividade, o modo coloca o jogador em situações decisivas e espera que
ele seja habilidoso o bastante para vencer os maiores nomes do
automobilismo.
Em um estágio, por exemplo, é preciso partir da sétima para a primeira
colocação em apenas três voltas, deixando para trás o piloto Jenson
Button. Já em outra, a ideia é ultrapassar Sebastian Vettel e garantir a
volta mais rápida da prova, tudo em pouco tempo. O desafio é baixo nas
dificuldades menores, mas, acredite, você irá penar para vencer nos
níveis mais elevados.
Para adicionar mais variedade a F1 2012, a Codemasters criou o Desafio
da Temporada. Aqui, a ideia é escolher um rival entre todos os pilotos e
não lutar apenas por pontos na tabela, mas também para chegar sempre à
frente dele. Em um esquema de melhor de três, vagas em escuderias são
disputadas e vence aquele que conseguir duas vitórias sobre o oponente.
Com corridas mais curtas e qualificações one-shot – na qual uma única
volta pode ser dada para definir a posição no grid –, o modo permite que
o jogador corra por diversas equipes diferentes ao longo de uma única
temporada. O desafio também vai sendo elevado com o tempo, na mesma
medida que o prestígio do protagonista.
Competidores honestos
Pequenas alterações nas regras e na inteligência artificial das
partidas desconectadas também contribuem para uma experiência mais
realista. Agora, os pilotos controlados pelo computador são mais
propensos a cometer acidentes ou erros durante as corridas, podendo até
mesmo receber punições ou causar a entrada de um safety car.
Pequenas normas de boa conduta ao volante também foram implementadas.
Agora, caso o jogador realize uma ultrapassagem ilegal, terá alguns
segundos para devolver a posição ao seu oponente antes de ser
penalizado. Isso torna os duelos mais empolgantes e os juízes virtuais
menos punitivos.
Reprovado
Arranhões na lataria
Com tantas novidades na jogabilidade e variação de modos, a Codemasters
parece ter se esquecido da parte gráfica de F1 2012. Apesar de não ser
necessariamente ruim, o novo game traz os piores visuais da franquia,
com serrilhados, elementos em baixa resolução e screen tearings que
existem, principalmente, nas versões para consoles.
Aquela bela McLaren, que antes refletia com perfeição o ambiente, agora
aparece de forma bem mais apagada. Os decalques e patrocinadores dos
veículos são pixelizados e feios. Apesar das quedas na taxa de quadros
por segundo terem sido praticamente extintas nas corridas secas, elas
ainda estão presentes nas provas com chuva forte e surgem acompanhadas
de um efeito de distorção que deixa tudo com um aspecto bem esquisito.
Ao que parece, a Codemasters já atingiu o potencial máximo dos consoles
de mesa e está lutando para gerenciar os recursos de forma que gráficos
e jogabilidade caminhem lado a lado de forma harmônica. Esse
equilíbrio, porém, ainda não foi totalmente atingido.
Até Senna iria sofrer
O grande Ayrton Senna era conhecido como o “rei da chuva”, sendo capaz
de grandes façanhas na pista molhada. Até ele, porém, ia ter
dificuldades com os controles de F1 2012 nos momentos de tempestade. A
maior naturalidade dos controles, infelizmente, tornou o carro
extremamente arisco e agressivo. Em meio à água, as derrapagens são
frequentes.
Assim como em F1 2010, a ideia é evitar as zebras ou qualquer tipo de
elemento que possa tirar as rodas do carro do chão, além de reduzir ao
máximo a velocidade nas curvas, até quase parar. Mesmo com muita
prática, é impossível não se frustrar ao ver o veículo descontrolado e
uma corrida potencialmente perfeita sendo perdida por esse tipo de
falha.
Vale a pena?
A progressão da série de automobilismo pode ser comparada à dos jogos
de futebol. Em um ano, grandes mudanças são aplicadas, enquanto no
seguinte essas alterações são aprimoradas e caem no gosto do público. É
justamente essa a situação de F1 2012, que traz novidades muito
bem-vindas à franquia ao mesmo tempo em que peca em diversos outros
elementos.
A desenvolvedora já mostrou que sabe aprender com seus erros e ouvir o
público em busca de feedback sobre o que funcionou e o que não ficou
legal. Vamos esperar que essa prática continue, já que, apesar de suas
muitas qualidades, o novo game oficial da Fórmula 1 tem muito o que
melhorar.
Fonte baixakijogos
Thiago Joness- Mod. Notícias
- Número de Mensagens : 1036
Inscrição : 26/04/2012
Re: [Review] Avaliação F1 2012
Muito bacana
eu acho que vale a pena sim.. é classico F1...
movido para setor correto.
valeu
eu acho que vale a pena sim.. é classico F1...
movido para setor correto.
valeu
Killerbee- God Of War
- Número de Mensagens : 8409
Idade : 45
Inscrição : 26/03/2009
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