Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Noticia]Processador mil cores

Ir para baixo

08042011

Mensagem 

[Noticia]Processador mil cores Empty [Noticia]Processador mil cores




Cientistas da Universidade de Glasgow desenvolveram um processador 1000-core, que seria capaz de superar em 20 vezes a velocidade dos processadores atuais.

O Dr. Wim Vanderbauwhede e sua equipe utilizaram um chip cujo hardware é programável chamado FPGA – Matriz de Portas Programável em Campo (Field Programmable Gate Array) e dividiram os transistores em pequenos grupos, criando mais de mil minicircuitos na mesma pastilha.

Tal chip foi capaz de processar dados de um filme em formato MPEG na velocidade de 5GB por segundo em um teste realizado pela equipe, conta o site do jornal inglês The Daily Mail.

“Os FPGAs não são utilizado em computadores padrão porque são bem difíceis de programar, mas seu poder de processamento é enorme, enquanto o consumo de energia é bastante pequeno, por serem muito rápidos”, garante o Dr. Vanderbauwhede, que ainda sugere seu uso como uma alternativa mais “verde”.

Os processadores multicore convencionais precisam compartilhar o acesso a uma única fonte de memória, o que diminui a velocidade do sistema. Porém, esse processador criado em Glasgow consegue ser mais rápido porque cada core ganhou certa quantidade de memória dedicada, explica o site TG Daily.

Procurou-se demonstrar uma maneira conveniente de programar FPGAs para garantir um poder de processamento muito mais rápido, que poderá ser usado mais amplamente nos computadores e eletrônicos, explica o Dr. Vanderbauwhede. "Enquanto muitas tecnologias existentes já fazem uso dos FPGAs, como as televisões de plasma e LCD e os roteadores, seu uso nos computadores desktop é limitado”.

Entretanto, com microchips combinando as tradicionais CPUs com chips FPGA já sendo anunciados por empresas como a Intel e a ARM, o pesquisador espera que esse tipo de aplicação se torne mais comum. Nós também.

Fonte: ndauer.geek.com.br
Shocked
Quando isso lançar eu vou poder jogar LOTRO, Ragnarok e Prototype ao mesmo tempo que entro no MSN e fingo que to fazendo trabalho Uia Obrigado Deus pelos cientistas
TheMasterGuiga
TheMasterGuiga
New User
New User

Número de Mensagens : 82

Idade : 27
Localização : Vitoria da Conquista ,Ba
Humor : A terra é o planeta mais conhecido do mundo!!!
Inscrição : 04/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Noticia]Processador mil cores :: Comentários

Scarecrow

Mensagem 8/4/2011, 15:40 por Scarecrow

Sugiro alterar o nome do título para "mil núcleos".
Realmente achei que tinha alguma a coisa a ver com "cores". :facepalm:

De qualquer jeito, é interessante.
O problema, é claro, que isso vai chegar ao consumidor convencional a preços abusivos, se for feito de forma "bruta". Acho interessante ir introduzindo aos poucos no mercado e nas tecnologias atuais e deixar amadurecer com o tempo.

MAS ainda é desperdício ter um processador assim. Por que simplesmente não tem nada que requer tanto poder (para desktops, é claro).

Ir para o topo Ir para baixo

Pilo

Mensagem 8/4/2011, 17:41 por Pilo

muito rápido, mas creio que não terá um futuro.. acho que ficará esquecido.

Ir para o topo Ir para baixo

correiamaia

Mensagem 9/4/2011, 15:13 por correiamaia

Pilo escreveu:muito rápido, mas creio que não terá um futuro.. acho que ficará esquecido.
ate o momento ne cara pq no futuro,para poder controlar os carros e evitar acidentes ia ter um processador controlando a parte mecanica e eletronica do carro,mil cores seria bom!mas eu devo estar viajendo muito ne nessa ideia!?kkkkkkkkkkkkkkkk

Ir para o topo Ir para baixo

HugoNight

Mensagem 9/4/2011, 16:16 por HugoNight

KKKKKKKKK
pensei q era cores msm (azul, amarelo, verde, marrom)...
é melhor mudar pra nucleos msm, como o Scarecrow disse...

Anyway,
Acho q um processador de mil nucleos seria bom inicialmente pra servidores de alto desempenho, pra fazer uma rede extensa, tipo de 5000 desktops pra cima...

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos