Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir

4 participantes

Ir para baixo

Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir Empty Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir

Mensagem por HyogaS2 14/1/2010, 22:39

Navegamos em um mar de informação, mas filtramos a maioria das coisas que vemos e ouvimos. Uma nova meta-análise (revisão crítica) de dados de dezenas de estudos anteriores tenta entender como escolhemos o que queremos saber. O estudo mostra que as pessoas tendem a descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir, levando a desconsiderar determinados pontos de vista diferentes dos delas.

A meta-análise, feita por pesquisadores da Universidade de Illinois e da Universidade da Flórida, ambas nos EUA, inclui dados de 91 estudos envolvendo mais de 8 mil participantes. Os resultados devem por um ponto final nas dúvidas do porque as pessoas evitam informações que contradizem com o que elas acreditam ou simplesmente ficam mais expostas a ideias que condizem com sua própria opinião, pois, ao que parece, a maioria das pessoas preferem estar cercada por seus iguais.

“Nós procuramos ver o que faz as pessoas procurarem algo verdadeiro ou ficar confortável com o que já sabe”, diz Dolores Albarracin, que coordenou o estudo junto com Willian Hart.

Os estudos revisitados e analisados normalmente perguntavam aos participantes sobre sua visão a respeito de determinado assunto, e então os deixavam livres para procurar ou ler informações que confirmassem seus pontos de vista ou que fossem antagônicos a estes.

Os pesquisadores descobriram que pessoas são duas vezes mais propensas a selecionar informação que confirmem seus pontos de vista (67%) do que considerar uma ideia oposta ao que acreditam (33% dos entrevistados). Certos indivíduos, menos maleáveis, eram ainda mais relutantes a se permitir ler algo que diferisse de suas opiniões. Estes indivíduos, diz Albarracin, optavam por ler ou procurar informações que corroborassem o que pensavam em mais de 75% das vezes.

Valores políticos, religiosos e éticos são os mais resistentes à críticas

Os pesquisadores também descobriram, que as pessoas são mais resistentes a novos pontos de vista quando suas ideias estão associada com valores políticos, religiosos ou éticos. “Se você é realmente compromissado com uma determinada postura – política digamos – você é mais propenso a procurar informações complementares que correpondem com a sua visão atual, isso em 70% das vezes”, explica Albarracin.

O mais supreendente é que as pessoas que têm pouca confiança em suas próprias crenças são aquelas que menos se expõem a pontos de vista contrários ao que pensam.

Mas há também certos fatores que induzem as pessoas a procurarem algo que contraponha uma ideia. Aqueles que, de alguma maneira, se vêm obrigados a defender suas idéias em público, são os que mais aprendem sobre os pontos de vista contrários à sua posição (políticos por exemplo). Quanto mais se sabe sobre as críticas ao seu posicionamento, mais se aprende sobre as próprias ideias, diz a pesquisadora.

As pessoas também são mais relaxadas a se exporem a idéias novas quando isso é útil, de alguma forma. “Ao comprar uma casa, por exemplo. Por mais que você goste do que viu, vai procurar algo que possa inviabilizar o investimento, para somente depois se decidir. O caso de uma cirurgia, quase sempre as pessoas pedem uma segunda opinião, por melhor que o médico que indicou a cirurgia seja”.

Mas para a maioria das pessoas, ao que parece, focar nas próprias crenças e idéias é confortável e as permite viver do jeito que estão. “A boa notícia é que uma em cada três vezes, mais ou menos, as pessoas procuram ver o outro lado das coisas”, finaliza Albarracin.
HyogaS2
HyogaS2
Admin
Admin

Número de Mensagens : 9107

Humor : Close your eyes and I'll kiss you, Tomorrow I'll miss you, Remember I'll always be true :)
Wii FC : 8773-6009-6315-3587
Inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir Empty Re: Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir

Mensagem por Killerbee 14/1/2010, 22:51

Eu acredito em diversas opnioes para criar uma unica ideia melhor.

Tipo: eu ja tenho a minha ideia em vista, porem em vez de eu tomar a acao de desicao de frente, antes pego opnioes de diversos amigos e familiares que ja tiveram tal esperiencia ou tenha outra opniao, par ai sim focar a minha ideia melhor possivel com os dados pesquisados e feito um upgrade no ideal assim posso dizer hehe.

Claro que geralmente ja focamos nossas ideias assima do que queremos que sejas as resposta ou o resultado que no satisfaça. Mas nem sempre é assim, dai temos de pelo menos, ter a opcao do famoso "plano B" na manga para aceitar o fato, mas saber contornar ao ato nao aceito momentaneamento ou que nao tenhas cido o esperado de seu pensar.

hehe interessante este texto.
Killerbee
Killerbee
God Of War
God Of War

Número de Mensagens : 8409

Inscrição : 26/03/2009

Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir Empty Re: Mais do mesmo: pessoas preferem descartar informações que não dizem o que elas querem ouvir

Mensagem por Torakun 15/1/2010, 06:25

Nem me fale, to querendo comprar uma moto, vou comprar uma 125cc mesmo, mas não sei qual ainda, só sei que ja to tirando a carta, ai falei com um monte de gente, peguei um monte de informações, até eu realmente decidir o que eu quero, vai demorar um pouco ainda, pq eu sempre vou pelo conselho de um, depois chega outro, ai me faz mudar de ideia de novo.....fod4
Torakun
Torakun
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 1212

Humor : Press Y+M+Q+ESPACE+ENTER with one hand to continue
Inscrição : 02/07/2009

Mensagem por LuKs 15/1/2010, 06:35

Torakun escreveu:...pq eu sempre vou pelo conselho de um, depois chega outro, ai me faz mudar de ideia de novo.....fod4
ei sou exatamente assim tb cara

mas eu prefiro juntas opiniões pra formar uma e saber oq fazer depois
LuKs
LuKs
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2969

Humor : mais faceiro que guri de bombacha nova
Inscrição : 05/08/2008

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo