Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Brasil visto de fora

+7
Budius
KrazyFox
Ipn0tic
Kafeh182
dodosm
Killerbee
gazola
11 participantes

Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty O Brasil visto de fora

Mensagem por gazola 5/1/2010, 21:06

TEXTO DE UMA ESCRITORA HOLANDESA

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o
sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas
enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e
qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!

É queimei a lingua,depois que li esse texto eu não sei valorizar o país em que vivo e admito isso.Tudo por causa dessa corrupção e essa desvalorização do nosso país é como uma "epidemia" que passa de pessoa pra pessoa.
gazola
gazola
Dragon Warrior
Dragon Warrior

Número de Mensagens : 2218

Idade : 32
Localização : brasilia
Humor : "Todos mentem. Viver com essas mentiras é o que nos torna felizes..."
Inscrição : 30/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Killerbee 5/1/2010, 21:30

por isso que eu digo...
nao troco o brasil por nenhum outro lugar para "moradia".
experiencia propria. heheheheh
Killerbee
Killerbee
God Of War
God Of War

Número de Mensagens : 8409

Idade : 45
Inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por dodosm 5/1/2010, 21:32

Eu já vi coisas que muitas de vocês nunca vão ver,coisas terríveis. pelo Dia-a-dia que vivo pra mim o Brasil continua uma "Bosta" nenhuma Segurança filas de Hospitais imensas corrupção e etc...
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 31
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Kafeh182 5/1/2010, 21:36

essa desvalorização do nosso país é como uma "epidemia" que passa de pessoa pra pessoa.
Realmente me senti emocionado depois ler todo o post.
Boa parte das informações eu já conhecia.

Mas> Não acho que o Brasil seja um paí ruim, longe disso (principalmente nos ultimos anos). Só acho que a maioria dos habitantes ainda são mal-educados e procuram pensar só em sim, esquecendo que existem milhões de pessoas morando junto com elas.
O País é ótimo, só espero que a maioria das pessoas aqui, mudem um pouco o seu pensamento e proceder (que é o mais importante), só isso!
Kafeh182
Kafeh182
Noob
Noob

Número de Mensagens : 359

Idade : 34
Localização : Osasco/Barueri-SP
Humor : As arveres, somos nozes.
Inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por dodosm 5/1/2010, 21:53

Kafeh182 escreveu:
essa desvalorização do nosso país é como uma "epidemia" que passa de pessoa pra pessoa.
Realmente me senti emocionado depois ler todo o post.
Boa parte das informações eu já conhecia.

Mas> Não acho que o Brasil seja um paí ruim, longe disso (principalmente nos ultimos anos). Só acho que a maioria dos habitantes ainda são mal-educados e procuram pensar só em sim, esquecendo que existem milhões de pessoas morando junto com elas.
O País é ótimo, só espero que a maioria das pessoas aqui, mudem um pouco o seu pensamento e proceder (que é o mais importante), só isso!

O país não é Ruím pois nos ultimos anos realmente melhorou muito na "Economia e etc.." Mas segurança???saúde?? não vi melhoras
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 31
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Killerbee 5/1/2010, 22:01

apesar de ter seus problemas no brasil, acho bem melhor de se viver e levar a vida numa boa, tanto como regras e politicas locais quanto estilo de vida e tals.

A gente acha que o brasil é o unico que tem miseria, problema de saude, problemas de emprego, de natalidade entre muitos outros lados????

esto completamente enganados.

é pq estamos vivendo aqui, mas se ver o outro lado das coisas em outros paises, ou tuver nocao da vida em outros paises, veras que nao é diferente daqui do brasil nao, chegando muitas vezes a questoes piores e mais fortes comparada as do brasil.

Probreza, miseria, ladrao, drogas, assassinos, problemas de politicas, e eetc... isso existe em todos os lugares, nada é diferente, apenas sao locais diferentes, e cada pais sabe abafar o caso da sua forma na midia.

Eu amo o Brasil, apesar de eu ter 3 cidadanias, e conhecer diversos lugares, eu nao troco o brasil para morara no exterior.... eu adoro viajar, mas morar nao hehehehe

minha opniao
Killerbee
Killerbee
God Of War
God Of War

Número de Mensagens : 8409

Idade : 45
Inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Kafeh182 5/1/2010, 22:01

dodosm escreveu:Mas segurança???saúde?? não vi melhoras

Isso é verdade!

Mas a insegurança vem de onde?! Da parte dos próprios habitantes.
Não vejo nenhum paraguaio vir aqui assaltar, um Chileno vir matar outra cara, etc...

Saúde, já é por parte do Governo. E boa parte da Segurança, tbm. É Claro.
Kafeh182
Kafeh182
Noob
Noob

Número de Mensagens : 359

Idade : 34
Localização : Osasco/Barueri-SP
Humor : As arveres, somos nozes.
Inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Ipn0tic 5/1/2010, 22:10

oq acontece é que um monte de gente reclama mas ngm faz nada pra mudar..tipo: "todo mundo joga lixo no chão..tbm vou jogar, todo mundo joga lixo nos córregos, tbm vou jogar" é bem assim que funciona!

eu sinceramente gosto muito daqui, tenho vontade te ir pra outros países..mas num sei se ficaria morando o resto da vida.

que o brasil tem mto oq melhorar isso é óbvio, mas tudo oq tá escrito no primeiro post é fato! então acho que tem que dar credibilidade e aceitar que o país ta crescendo(bemmm aos poucos..mas está)
Ipn0tic
Ipn0tic
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 752

Idade : 42
Localização : São Paulo
Humor : Put a keep are you!!
Inscrição : 21/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Kafeh182 5/1/2010, 22:16

Ipn0tic escreveu:oq acontece é que um monte de gente reclama mas ngm faz nada pra mudar..tipo: "todo mundo joga lixo no chão..tbm vou jogar, todo mundo joga lixo nos córregos, tbm vou jogar" é bem assim que funciona!

É isso que eu sempre penso! (Nem lembrei de postar na primeira resposta).
Mas quando falo isso pra alguem que faz> "Ah que se dane, que diferença faz?! Um papelzinho a mais..."

Preciso falar mais nada...
Depois na hora que tá todo mundo nadando dentro da própria cozinha, não sabe porque!
Kafeh182
Kafeh182
Noob
Noob

Número de Mensagens : 359

Idade : 34
Localização : Osasco/Barueri-SP
Humor : As arveres, somos nozes.
Inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por KrazyFox 6/1/2010, 00:46

Ok, ela fez a listinha de coisas boas, posso começar a listinha de coisas ruins? XD

Mas eu não tiro a razão dela, o Brasil é um bom país atualmente, querendo ou não tenho que dar o braço a torcer, no governo Lula (graças ou não ao dito cujo), o país melhorou muito, cresceu muito, tá longe de estar o ideal, mas se comparar com o que tava antes, esta bem melhor.

Eu acredito no Brasil, temos potencial de chegar lá, virar um país de primeiro mundo. Óbvio que é muito difícil, mas não impossível.
KrazyFox
KrazyFox
Noob
Noob

Número de Mensagens : 523

Idade : 33
Localização : Mossoró-RN
Humor : Jovem Nerd
Inscrição : 29/11/2009

http://www.fenixdown.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Budius 6/1/2010, 05:28

KrazyFox escreveu:Mas eu não tiro a razão dela, o Brasil é um bom país atualmente, querendo ou não tenho que dar o braço a torcer, no governo Lula (graças ou não ao dito cujo), o país melhorou muito, cresceu muito, tá longe de estar o ideal, mas se comparar com o que tava antes, esta bem melhor.

permita fazer uma expansao,
naum só do Lula... mas mesmo com todas as merdezas dos antecessores dele, desde q eu lembro, desde q comecou governo por voto popular de novo, q foi no Collor... a coisa tem sempre melhorado.
Todos tiveram suas falhas, seus erros, seus escandalos, suas corrupcoes... naum to falando q ninguem é santo naum... e naum só o presidente como basicamente todos os outros em Brasilia ou capitais... mas independente disso... tá melhorano.. em passos curtos... mas tá sim!
Budius
Budius
Liga Geriátrica
Liga Geriátrica

Número de Mensagens : 3133

Idade : 43
Localização : Inglaterra
Humor : Silence! I kill you!
Inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Convidad 6/1/2010, 05:48

País de primeiro mundo seria exatamente o que?

Aqui no Japão o governo funciona, corrupção é cortada na raíz muitas vezes com o suicídio do praticante, pois na cultura do país a pessoa que causa vergonha deve tirar a própria vida, acho que todos assistiram "O ultimo Samurai" com Tom Cruise e Ken Watanabe e devem lembrar da cena que ele comete Harakiri (suicídio cortando a barriga).
Todos os órgãos públicos te tratam super bem, mesmo se voce tiver dificuldade de se expressar eles fazem o possível para atende-lo.
Polícia tem uma educação exemplar, hoje mesmo fui parada por uma policial que ao invés de me multar por excesso de velocidade, eu estava a 12 Km acima do permitido que era 50Km/h, ela me pediu para trocar a luz de freio que estava queimada, sem multa, mas anotado a placa, caso seja parada de novo vai acusar no sistema que já recebi aviso então será multa na certa.
Mas se voce entra no Banco do Brasil agencia de Hamamatsu ou no Consulado Brasileiro em Nagoya, voce vai se sentir no Brasil, atendimento deixa muito a desejar sem falar na grosseria dos atendentes.

Tudo é uma questão de cultura, e isso não muda de uma hora para outra, nem de acordo com o presidente do país, cultura é algo que se passa no DNA, que se adquiri no berço e depois com muita prática.

Deixei o Brasil há muito tempo, não sei o que voces passam aí, mas desejo o melhor para todos, que consigam melhorar não só a qualidade de vida, mas desenhar um futuro melhor pra todos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por MAXtreme 6/1/2010, 06:26

crms5 escreveu:

Tudo é uma questão de cultura, e isso não muda de uma hora para outra, nem de acordo com o presidente do país, cultura é algo que se passa no DNA, que se adquiri no berço e depois com muita prática.

Concordo com o q vc disse... as pessoas hj não tem consciência de q são elas q fazem o país e deixam de prestar atenção em coisas simples como jogar lixo no chão, isso pq não tiveram exemplo e a cada nova geração isso só piora...
MAXtreme
MAXtreme
Noob
Noob

Número de Mensagens : 479

Idade : 37
Localização : Goiânia-GO
Inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por gazola 6/1/2010, 06:40

crms5 escreveu:País de primeiro mundo seria exatamente o que?

Aqui no Japão o governo funciona, corrupção é cortada na raíz muitas vezes com o suicídio do praticante, pois na cultura do país a pessoa que causa vergonha deve tirar a própria vida, acho que todos assistiram "O ultimo Samurai" com Tom Cruise e Ken Watanabe e devem lembrar da cena que ele comete Harakiri (suicídio cortando a barriga).
Todos os órgãos públicos te tratam super bem, mesmo se voce tiver dificuldade de se expressar eles fazem o possível para atende-lo.
Polícia tem uma educação exemplar, hoje mesmo fui parada por uma policial que ao invés de me multar por excesso de velocidade, eu estava a 12 Km acima do permitido que era 50Km/h, ela me pediu para trocar a luz de freio que estava queimada, sem multa, mas anotado a placa, caso seja parada de novo vai acusar no sistema que já recebi aviso então será multa na certa.
Mas se voce entra no Banco do Brasil agencia de Hamamatsu ou no Consulado Brasileiro em Nagoya, voce vai se sentir no Brasil, atendimento deixa muito a desejar sem falar na grosseria dos atendentes.

Tudo é uma questão de cultura, e isso não muda de uma hora para outra, nem de acordo com o presidente do país, cultura é algo que se passa no DNA, que se adquiri no berço e depois com muita prática.

Deixei o Brasil há muito tempo, não sei o que voces passam aí, mas desejo o melhor para todos, que consigam melhorar não só a qualidade de vida, mas desenhar um futuro melhor pra todos.

Acho que a questão cultura não se baseia no DNA e sim na história que aquele povo viveu e que é passada o sofrimento,as batalhas e os valores conquistados para as futuras gerações,um exemplo é o caso da China durante muito tempo e ainda hoje muitos chineses passam fome,lá se é oferecido alguma coisa para você terá que aceitar,mesmo que a cara não seja boa,pois para eles isso é desperdicio de comida,eles valorizam muito a questão do alimento,prezando assim o não desperdicio de alimento pelo que as gerações antepassadas vivenciaram a fome,a miséria...
gazola
gazola
Dragon Warrior
Dragon Warrior

Número de Mensagens : 2218

Idade : 32
Localização : brasilia
Humor : "Todos mentem. Viver com essas mentiras é o que nos torna felizes..."
Inscrição : 30/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por gusta00 6/1/2010, 14:11

Nem li o que o pessoal disse porque está tudo mundo inspirado..
Mas só queria fazer umas observações...
É bom falar que temos o melhor sistema bancário, maior frota de jatos e helicópteros, 4 filiais da Louis Vuiton, blá blá...

Mas pra vocês o que importa:
Que fumem do seu lado ou ter um sistema de saúde que funcione?
Que enrolem batata frita no jornal ou tenha NOVE linhas de Metro sendo construídas ao mesmo tempo, fora o sistema já implantado?
Que tenham garçons boa gente ou que o n° de pessoas passando fome beirando a zero?
E por ai vai...

Num to falando que o Brasil num presta, mais pais moraram na Venezuela mais de 2 anos e eu sei como o Brasil está na frente...
Agora uma jornalistazinha querer comparar povo que se esforça em falar a língua dos outros (mas joga sofá no piscinão) com bandeira em filmes, eu acho que é demais....

Abraços
gusta00
gusta00
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 915

Idade : 35
Localização : Santo André, SP
Inscrição : 27/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por gazola 6/1/2010, 15:05

o Brasil na parte da saúde se destaca quando o assunto é Saúde quando comparado ao Sistema de saúde norte-americano.Um brother meu morava lá ele disse ke uma bosta total o S.de saude deles la é um CAOS total e que o do Brasil é bem melhor ke o dos EUA.Concordo com tudo que o Gustavo falou,so queria destacar qto ao sistema de saude brasileiro
gazola
gazola
Dragon Warrior
Dragon Warrior

Número de Mensagens : 2218

Idade : 32
Localização : brasilia
Humor : "Todos mentem. Viver com essas mentiras é o que nos torna felizes..."
Inscrição : 30/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por admin 6/1/2010, 16:29

Eu nem li os comentários, não todos.

Eu tinha essa mania, de falar que tudo era uma *****, um dia bati boca com a professora porque ela disse que eu não tenho um pingo de patriotismo, ou pelo menos não tinha.

Isso de só enxergar coisas ruins é coisa de pessoa com mente pequena, ou que simplesmente se recusa a olhar ao seu redor. Graças a Deus, vivemos e aprendemos.

Hoje, aquele singelo papel que ue jogava na rua não jogo, varro a calçada da minha casa, economizo energia no que der, um simples ato, que me tranquilo ao pensar que minha parte eu faço.

Claro, se a gente for citar as coisas ruins, a lista vai ganhar, mas ao invés de apontar nossos defeitos, temos que nos esforçar para que ele passe a lista de coisas boas.


Aah, e essa mulher ai nunca viu parente dela sangrando esperando ambulância, ou médico no hospital, senão ela ia ver o que é desespero! auheauheahe


Mas concordo com tudo que ela disse.

admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 2044

Idade : 31
Inscrição : 27/07/2008

http://psnation.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Torakun 7/1/2010, 05:50

Eu comprei o meu psp pq o transito que eu pego em sampa é nervoso, eu chego a gastar quase 5 horas de ida e volta pro trampo, o transito me trouxe uma coisa boa pelo menos ^^
Acho que a unica coisa que me enxe é isso, do resto EU não tenho mais problemas




Tudo bem que roubaram o meu psp em algum busão ou metro lotado, de dentro da minha muchila, ai se foi minha alegria Sad
Torakun
Torakun
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 1212

Localização : Guarulhos SP
Humor : Press Y+M+Q+ESPACE+ENTER with one hand to continue
Inscrição : 02/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por dodosm 7/1/2010, 07:48

O que temos que fazer é parar de "comparar a nossa grama com a do vizinho"

A mais no EUA é isso
Em bangladesh é aquilo.

Entendem o Brasil visto de fora eles ja pensam
"Eles tem praias ,mulatas vamos pra lá"

agora quem vive aqui é diferente.
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 31
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil visto de fora Empty Re: O Brasil visto de fora

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos