[Tutorial] Como traduzir jogos em hex
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[Tutorial] Como traduzir jogos em hex
Relembrando a primeira mensagem :
Olá a todos. Estou começando a ter dificuldades de atender a todos, então este vai ser o meu primeiro tutorial sobre hex e quero compartilhar meu conhecimento para vocês. Também quero que todos aprendam a editar arquivos em hex sem maiores dificuldades, é claro que dor de cabeça sempre aparece... mas vale a pena e é bem divertido... hehehe Mas, lembre-se, para entender como funciona exige estudo. Ler, estudar, decorar e entender. Vamos ao que nos interessa: como editar arquivos em hexa.
1º Passo: Observação
Observar o arquivo é muito importante. Pois nem todos os games têm códigos iguais. Por isso que eu sempre peço para os users enviar arquivos para meu e-mail para que eu possa ver como é a estrutura do arquivo. Alguns podem inserir mais um byte, outros só através de letra por letras, não apagando códigos importantes como 00 (NULL), outros não podem alterar o tamanho do arquivo.
2º Passo: Caracteres Especiais
Neste tópico, nosso moderador Furious fez um tuto muito bom, porém, eu geralmente, edito usando códigos e não letras. Sempre é bom observar o arquivo de outros idiomas, principalmente espanhol e francês, por conter caracteres especiais também. Nisso podemos descobrir quais são os códigos especiais. Infelizmente, há jogos que é impossível inserir caracteres especiais. Cada jogo tem seus próprios códigos, veja a lista abaixo:
CÓDIGOS = CARACTERES
C3A3 = ã
C3A1 = á
C3A9 = é
C3B5 = õ
C3A7 = ç
assim por diante
CÓDIGOS = CARACTERES
C6 = ã
A1 = í
B6 = Â
D2 = Ê
C7 = Ã
A0 = á
assim por diante
3º Passo: Limite de Caracteres
Ih.. esse é o pior passo e é muito difícil, pois cada game tem seus próprios códigos para limitar caracteres... muitas vezes, quando modificamos, colocando mais um byte do que permitido pelo código de limite e no jogo vai acusar erro imediatamente. Todo cuidado é pouco.
Um game que vou usar neste exemplo é The Thing
Muitos arquivos aparecem códigos chatos, aqueles pontinhos que têm para cada letra. Chato e trabalhoso, mas fácil. Sim, mas como eu fiz? Contando. Isso mesmo, contar somente caracteres e espaços.. aqueles pontos significam (NULL) então não se conta. Mas ressalte-se que o código 2E significa também ponto, ou seja, é um ponto final da frase, esse deve contar também. Os códigos de limite geralmente aparecem antes das frases.
Original
.............V.i.e.w. .D.o.c.u.m.e.n.t.s (14 letras - Código: 0E) (26 pontos - Código: 00)
0083000000D9039C9E0E0000005600690065007700200044006F00630075006D0065006E00740073
Veja o código vermelho, esse código 0E o jogo lê 14 caracteres (letras).
Traduzido
.............V.i.s.u.a.l.i.z.a.r. .D.o.c.u.m.e.n.t.o.s (21 letras - Código: 15) (o código 15 faz com que o game aceite 21 letras)
0083000000D9039C9E15000000560069007300750061006C0069007A0061007200200044006F00630075, etc, etc.
E como faço para aumentar número de bytes? Alterando códigos hexadecimais padrão de limite de caracteres, veja a lista de códigos abaixo abaixo:
01 = 1 letra 0A = 10 letras 13 = 19 letras 1C = 28 letras 25 = 37 letras 2E = 46 letras
02 = 2 letras 0B = 11 letras 14 = 20 letras 1D = 29 letras 26 = 38 letras 2F = 47 letras
03 = 3 letras 0C = 12 letras 15 = 21 letras 1E = 30 letras 27 = 39 letras 30 = 48 letras
04 = 4 letras 0D = 13 letras 16 = 22 letras 1F = 31 letras 28 = 40 letras 31 = 49 letras
05 = 5 letras 0E = 14 letras 17 = 23 letras 20 = 32 letras 29 = 41 letras 32 = 50 letras
06 = 6 letras 0F = 15 letras 18 = 24 letras 21 = 33 letras 2A = 42 letras 33 = 51 letras
07 = 7 letras 10 = 16 letras 19 = 25 letras 22 = 34 letras 2B = 43 letras 34 = 52 letras
08 = 8 letras 11 = 17 letras 1A = 26 letras 23 = 35 letras 2C = 44 letras 35 = 53 letras
09 = 9 letras 12 = 18 letras 1B = 27 letras 24 = 36 letras 2D = 45 letras 36 = 54 letras
37 = 55 letras 40 = 64 letras 49 = 73 letras 52 = 82 letras 5B = 91 letras 64 = 100 letras
38 = 56 letras 41 = 65 letras 4A = 74 letras 53 = 83 letras 5C = 92 letras 65 = 101 letras
39 = 57 letras 42 = 66 letras 4B = 75 letras 54 = 84 letras 5D = 93 letras 66 = 102 letras
3A = 58 letras 43 = 67 letras 4C = 76 letras 55 = 85 letras 5E = 94 letras 67 = 103 letras
3B = 59 letras 44 = 68 letras 4D = 77 letras 56 = 86 letras 5F = 95 letras 68 = 104 letras
3C = 60 letras 45 = 69 letras 4E = 78 letras 57 = 87 letras 60 = 96 letras 69 = 105 letras
3D = 61 letras 46 = 70 letras 4F = 79 letras 58 = 88 letras 61 = 97 letras 6A = 106 letras
3E = 62 letras 47 = 71 letras 50 = 80 letras 59 = 89 letras 62 = 98 letras 6B = 107 letras
3F = 63 letras 48 = 72 letras 51 = 81 letras 5A = 90 letras 63 = 99 letras 6C = 108 letras
Para ver a lista completa, veja nesse site: http://www.cjdinfo.com.br/Utilitarios/TabelaCaractere.asp
Download de programas - Editores Hexadecimais:
Workshop Hex 6.0 (Shareware)
Hex Editor Neo 4.9 (Freeware) Recomendado!
Notepad++ (Freeware)
XVI32 (Freeware)
Olá a todos. Estou começando a ter dificuldades de atender a todos, então este vai ser o meu primeiro tutorial sobre hex e quero compartilhar meu conhecimento para vocês. Também quero que todos aprendam a editar arquivos em hex sem maiores dificuldades, é claro que dor de cabeça sempre aparece... mas vale a pena e é bem divertido... hehehe Mas, lembre-se, para entender como funciona exige estudo. Ler, estudar, decorar e entender. Vamos ao que nos interessa: como editar arquivos em hexa.
1º Passo: Observação
Observar o arquivo é muito importante. Pois nem todos os games têm códigos iguais. Por isso que eu sempre peço para os users enviar arquivos para meu e-mail para que eu possa ver como é a estrutura do arquivo. Alguns podem inserir mais um byte, outros só através de letra por letras, não apagando códigos importantes como 00 (NULL), outros não podem alterar o tamanho do arquivo.
2º Passo: Caracteres Especiais
Neste tópico, nosso moderador Furious fez um tuto muito bom, porém, eu geralmente, edito usando códigos e não letras. Sempre é bom observar o arquivo de outros idiomas, principalmente espanhol e francês, por conter caracteres especiais também. Nisso podemos descobrir quais são os códigos especiais. Infelizmente, há jogos que é impossível inserir caracteres especiais. Cada jogo tem seus próprios códigos, veja a lista abaixo:
CÓDIGOS = CARACTERES
C3A3 = ã
C3A1 = á
C3A9 = é
C3B5 = õ
C3A7 = ç
assim por diante
CÓDIGOS = CARACTERES
C6 = ã
A1 = í
B6 = Â
D2 = Ê
C7 = Ã
A0 = á
assim por diante
3º Passo: Limite de Caracteres
Ih.. esse é o pior passo e é muito difícil, pois cada game tem seus próprios códigos para limitar caracteres... muitas vezes, quando modificamos, colocando mais um byte do que permitido pelo código de limite e no jogo vai acusar erro imediatamente. Todo cuidado é pouco.
Um game que vou usar neste exemplo é The Thing
Muitos arquivos aparecem códigos chatos, aqueles pontinhos que têm para cada letra. Chato e trabalhoso, mas fácil. Sim, mas como eu fiz? Contando. Isso mesmo, contar somente caracteres e espaços.. aqueles pontos significam (NULL) então não se conta. Mas ressalte-se que o código 2E significa também ponto, ou seja, é um ponto final da frase, esse deve contar também. Os códigos de limite geralmente aparecem antes das frases.
Original
.............V.i.e.w. .D.o.c.u.m.e.n.t.s (14 letras - Código: 0E) (26 pontos - Código: 00)
0083000000D9039C9E0E0000005600690065007700200044006F00630075006D0065006E00740073
Veja o código vermelho, esse código 0E o jogo lê 14 caracteres (letras).
Traduzido
.............V.i.s.u.a.l.i.z.a.r. .D.o.c.u.m.e.n.t.o.s (21 letras - Código: 15) (o código 15 faz com que o game aceite 21 letras)
0083000000D9039C9E15000000560069007300750061006C0069007A0061007200200044006F00630075, etc, etc.
E como faço para aumentar número de bytes? Alterando códigos hexadecimais padrão de limite de caracteres, veja a lista de códigos abaixo abaixo:
01 = 1 letra 0A = 10 letras 13 = 19 letras 1C = 28 letras 25 = 37 letras 2E = 46 letras
02 = 2 letras 0B = 11 letras 14 = 20 letras 1D = 29 letras 26 = 38 letras 2F = 47 letras
03 = 3 letras 0C = 12 letras 15 = 21 letras 1E = 30 letras 27 = 39 letras 30 = 48 letras
04 = 4 letras 0D = 13 letras 16 = 22 letras 1F = 31 letras 28 = 40 letras 31 = 49 letras
05 = 5 letras 0E = 14 letras 17 = 23 letras 20 = 32 letras 29 = 41 letras 32 = 50 letras
06 = 6 letras 0F = 15 letras 18 = 24 letras 21 = 33 letras 2A = 42 letras 33 = 51 letras
07 = 7 letras 10 = 16 letras 19 = 25 letras 22 = 34 letras 2B = 43 letras 34 = 52 letras
08 = 8 letras 11 = 17 letras 1A = 26 letras 23 = 35 letras 2C = 44 letras 35 = 53 letras
09 = 9 letras 12 = 18 letras 1B = 27 letras 24 = 36 letras 2D = 45 letras 36 = 54 letras
37 = 55 letras 40 = 64 letras 49 = 73 letras 52 = 82 letras 5B = 91 letras 64 = 100 letras
38 = 56 letras 41 = 65 letras 4A = 74 letras 53 = 83 letras 5C = 92 letras 65 = 101 letras
39 = 57 letras 42 = 66 letras 4B = 75 letras 54 = 84 letras 5D = 93 letras 66 = 102 letras
3A = 58 letras 43 = 67 letras 4C = 76 letras 55 = 85 letras 5E = 94 letras 67 = 103 letras
3B = 59 letras 44 = 68 letras 4D = 77 letras 56 = 86 letras 5F = 95 letras 68 = 104 letras
3C = 60 letras 45 = 69 letras 4E = 78 letras 57 = 87 letras 60 = 96 letras 69 = 105 letras
3D = 61 letras 46 = 70 letras 4F = 79 letras 58 = 88 letras 61 = 97 letras 6A = 106 letras
3E = 62 letras 47 = 71 letras 50 = 80 letras 59 = 89 letras 62 = 98 letras 6B = 107 letras
3F = 63 letras 48 = 72 letras 51 = 81 letras 5A = 90 letras 63 = 99 letras 6C = 108 letras
Para ver a lista completa, veja nesse site: http://www.cjdinfo.com.br/Utilitarios/TabelaCaractere.asp
Download de programas - Editores Hexadecimais:
Workshop Hex 6.0 (Shareware)
Hex Editor Neo 4.9 (Freeware) Recomendado!
Notepad++ (Freeware)
XVI32 (Freeware)
Última edição por esfomeado em 5/1/2011, 17:46, editado 2 vez(es)
Re: [Tutorial] Como traduzir jogos em hex
esfomeado gostaria de participar da equipe de tradução, e além de tudo vai me dar uma ajuda no meu curso (suhaushausa) pq pelo visto tem q ter uma noção de programação.
arthur018- New User
- Número de Mensagens : 53
Inscrição : 29/12/2011
Re: [Tutorial] Como traduzir jogos em hex
Esse é um tutorial postado em 2009, o autor do tópico se quer frequenta mais o fórum.
Ele esta na área de tutoriais antigos por isso e talz.
Ele esta na área de tutoriais antigos por isso e talz.
Scarecrow- Mod. Global
- Número de Mensagens : 7467
Idade : 32
Localização : Florianópolis - SC
Humor : Who told you could eat my cookies?
Inscrição : 10/05/2009
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