Análise UOL JOGOS-FIFA 10 para o xbox 360
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Análise UOL JOGOS-FIFA 10 para o xbox 360
A Electronic Arts mantém a tradição e traz neste final de ano uma nova versão atualizada da popular série de futebol. Graças à impressão extremamente positiva deixada por "FIFA 09" na temporada passada, a expectativa por este episódio foi maior do que de costume.
Sem grandes apostas ou novidades, "FIFA 10" impressiona bastante pela imensa quantidade de conteúdo e opções de jogo, incluindo aí um detalhado sistema de estatísticas e um sistema online colossal e competente.
Todavia, os controles pouco apresentam do refino prometido pelos produtores. Ainda que isso dificilmente desagrade quem já é fã da franquia, tampouco deve chamar atenção de quem ainda não se encantou pela série da EA.
Um mundo de opções
"FIFA 10" apresenta um leque amplo e variado de tipos de jogo. Desde amistosos simples até ligas e campeonatos completos de um punhado de países - incluindo Brasil, Itália, Espanha, Inglaterra e outros menos conhecidos, como República Tcheca.
Além do tradicional estilo de controles em que se comanda a equipe inteira, há também o Manager Mode, em que se atua apenas como técnico, e o Be a Pro, no qual movimenta-se apenas um jogador (ao melhor estilo do antigo e pouco conhecido "Libero Grande", para fliperamas e PSone) e deve-se cumprir objetivos e evoluir como atleta, quase como se fosse um RPG.
De fato, estas duas opções não são novidades e apresentam algumas pequenas melhorias em relação à edição passada, tornando-se mais fáceis de entender e dominar.
O game brilha ao conseguir transportar e aperfeiçoar toda essa estrutura para o ambiente online. Todos esses tipos de partidas já comentados podem ser jogados online, contando até com a épica partida em que 20 pessoas podem jogar simultaneamente, cada uma controlando um atleta em campo (só os goleiros ficam de fora).
"FIFA 10" ainda apresenta um sistema de ranking e pontuação, que possibilita comparar seu desempenho por meio de diversos filtros, conferindo seu talento contra amigos ou jogadores de todo o mundo, por exemplo. Novamente, nada disso estreia aqui, mas todos apresentam melhorias. A grande inovação online é a opção de mandar vídeos de gols para um site específico do game, uma espécie de rede social exclusiva de "FIFA 10", e assim compartilhar mais facilmente seus tentos e conquistas no game.
Mecânica complicada
Todas essas opções de partidas comentadas são todas bem feitas e polidas. Os modos de partida online funcionam bem e apresentam mecanismos que impedem chateações desnecessárias comuns em games de futebol (como o adversário apertar o botão de pausa quando você está próximo de fazer um gol).
Contudo, todos dependem, claro, da mecânica de jogo em campo e aí "FIFA 10" divide opiniões tanto quanto os episódios anteriores. A mecânica é claramente baseada em "FIFA 09". Os produtores prometeram uma série de inovações para os dribles, cobertura e disputa de bola e todas de fato estão no game. Contudo, são comandos e mecânicas tão difíceis de dominar e aplicar em jogo que mesmo veteranos vão penar para entender e utilizar de forma eficiente. Novatos então sequer vão se dar ao trabalho de aprender a usar, visto que mais atrapalham do que ajudam durante a partida.
A física de bola mantém o estilo dos títulos anteriores também, sendo muito oscilante. Por vezes a pelota realmente comporta como seria na vida real, em outros momentos se assemelha mais a um balão de gás, flutuando pelos gramados de forma inverossímil.
Para completar a inteligência artificial também tem altos e baixos. Seus companheiros atuam de forma dinâmica e se adaptam a seu estilo de jogo (errando e batendo cabeça muitas vezes durante as partidas, é verdade), o que permite alto grau de personalização das táticas. Todavia, é difícil entender como os goleiros ainda atuam de maneira robótica, imprevisível e ruim. Em testes realizados na redação ocorreram falhas grotescas, como o arqueiro ficar olhando a bola a menos de um metro de distância na pequena área e não pegá-la, deixando o atacante adversário chegar e arrematar para o gol. Houve até uma reprodução do clássico bug do primeiro "FIFA", de 1994, no qual bastava posicionar seu atleta colado na frente do goleiro quando ele chutasse a bola para ela rebater no atacante e entrar no gol.
Por fim, outro ponto negativo específico para nós brasileiros é a diminuição dos times brasileiros 100% licenciados (conforme explicou reportagem de UOL Jogos). Das vinte equipes que representam o país no game, somente oito apresentam nome, escudo e uniformes oficiais.
Esperemos que, assim como em "FIFA 09", a dublagem brasileira presente na versão para PC seja disponibilizada nos consoles e seja tão competente quanto a inglesa e sem essas chatas demoras para comentar o que acontece no gramado.
O visual impressiona, principalmente pelos efeitos de luz e detalhes nos jogadores e estádios. Contudo, apenas de longe fica a boa impressão, visto que de perto os jogadores pecam por uma aparência artificial, como se fossem bonecos de plástico, e animações robóticas, cheias de pequenas travadas. Jogue com alguma câmera de visão aérea superior (inclusive no Be a Pro, que tem por padrão uma câmera bem próxima, e evite se chatear com esses incômodos técnicos).
CONSIDERAÇÕES
"FIFA 10" é disparadamente a melhor versão do simulador de futebol da Electronic Arts. Belos gráficos, centenas de equipes, diversos modos de jogo, robusto sistema online e um grande número de opções de personalização agradam em cheio os fãs mais detalhistas do esporte. Nos controles, jogadores antigos de FIFA vão se sentir à vontade, ainda que possam penar para aproveitar todas as novidades. Já os partidários de "Pro Evolution Soccer" e aqueles não tão apaixonados por futebol encontrarão nos controles e inteligência artificial falha motivos de sobra para não dar muitas chances ao game.
Bonito de longe
Nos aspectos técnicos de visual e som a série "FIFA" continua apresentando um alto nível. A narração original em inglês tem dezenas de linhas diferentes, que combinam com os diversos tipos de situações, mas por vezes sofre atrasos nos comentários.
Fonte: uol jogos
Sem grandes apostas ou novidades, "FIFA 10" impressiona bastante pela imensa quantidade de conteúdo e opções de jogo, incluindo aí um detalhado sistema de estatísticas e um sistema online colossal e competente.
Todavia, os controles pouco apresentam do refino prometido pelos produtores. Ainda que isso dificilmente desagrade quem já é fã da franquia, tampouco deve chamar atenção de quem ainda não se encantou pela série da EA.
Um mundo de opções
"FIFA 10" apresenta um leque amplo e variado de tipos de jogo. Desde amistosos simples até ligas e campeonatos completos de um punhado de países - incluindo Brasil, Itália, Espanha, Inglaterra e outros menos conhecidos, como República Tcheca.
Além do tradicional estilo de controles em que se comanda a equipe inteira, há também o Manager Mode, em que se atua apenas como técnico, e o Be a Pro, no qual movimenta-se apenas um jogador (ao melhor estilo do antigo e pouco conhecido "Libero Grande", para fliperamas e PSone) e deve-se cumprir objetivos e evoluir como atleta, quase como se fosse um RPG.
De fato, estas duas opções não são novidades e apresentam algumas pequenas melhorias em relação à edição passada, tornando-se mais fáceis de entender e dominar.
O game brilha ao conseguir transportar e aperfeiçoar toda essa estrutura para o ambiente online. Todos esses tipos de partidas já comentados podem ser jogados online, contando até com a épica partida em que 20 pessoas podem jogar simultaneamente, cada uma controlando um atleta em campo (só os goleiros ficam de fora).
"FIFA 10" ainda apresenta um sistema de ranking e pontuação, que possibilita comparar seu desempenho por meio de diversos filtros, conferindo seu talento contra amigos ou jogadores de todo o mundo, por exemplo. Novamente, nada disso estreia aqui, mas todos apresentam melhorias. A grande inovação online é a opção de mandar vídeos de gols para um site específico do game, uma espécie de rede social exclusiva de "FIFA 10", e assim compartilhar mais facilmente seus tentos e conquistas no game.
Mecânica complicada
Todas essas opções de partidas comentadas são todas bem feitas e polidas. Os modos de partida online funcionam bem e apresentam mecanismos que impedem chateações desnecessárias comuns em games de futebol (como o adversário apertar o botão de pausa quando você está próximo de fazer um gol).
Contudo, todos dependem, claro, da mecânica de jogo em campo e aí "FIFA 10" divide opiniões tanto quanto os episódios anteriores. A mecânica é claramente baseada em "FIFA 09". Os produtores prometeram uma série de inovações para os dribles, cobertura e disputa de bola e todas de fato estão no game. Contudo, são comandos e mecânicas tão difíceis de dominar e aplicar em jogo que mesmo veteranos vão penar para entender e utilizar de forma eficiente. Novatos então sequer vão se dar ao trabalho de aprender a usar, visto que mais atrapalham do que ajudam durante a partida.
A física de bola mantém o estilo dos títulos anteriores também, sendo muito oscilante. Por vezes a pelota realmente comporta como seria na vida real, em outros momentos se assemelha mais a um balão de gás, flutuando pelos gramados de forma inverossímil.
Para completar a inteligência artificial também tem altos e baixos. Seus companheiros atuam de forma dinâmica e se adaptam a seu estilo de jogo (errando e batendo cabeça muitas vezes durante as partidas, é verdade), o que permite alto grau de personalização das táticas. Todavia, é difícil entender como os goleiros ainda atuam de maneira robótica, imprevisível e ruim. Em testes realizados na redação ocorreram falhas grotescas, como o arqueiro ficar olhando a bola a menos de um metro de distância na pequena área e não pegá-la, deixando o atacante adversário chegar e arrematar para o gol. Houve até uma reprodução do clássico bug do primeiro "FIFA", de 1994, no qual bastava posicionar seu atleta colado na frente do goleiro quando ele chutasse a bola para ela rebater no atacante e entrar no gol.
Por fim, outro ponto negativo específico para nós brasileiros é a diminuição dos times brasileiros 100% licenciados (conforme explicou reportagem de UOL Jogos). Das vinte equipes que representam o país no game, somente oito apresentam nome, escudo e uniformes oficiais.
Esperemos que, assim como em "FIFA 09", a dublagem brasileira presente na versão para PC seja disponibilizada nos consoles e seja tão competente quanto a inglesa e sem essas chatas demoras para comentar o que acontece no gramado.
O visual impressiona, principalmente pelos efeitos de luz e detalhes nos jogadores e estádios. Contudo, apenas de longe fica a boa impressão, visto que de perto os jogadores pecam por uma aparência artificial, como se fossem bonecos de plástico, e animações robóticas, cheias de pequenas travadas. Jogue com alguma câmera de visão aérea superior (inclusive no Be a Pro, que tem por padrão uma câmera bem próxima, e evite se chatear com esses incômodos técnicos).
CONSIDERAÇÕES
"FIFA 10" é disparadamente a melhor versão do simulador de futebol da Electronic Arts. Belos gráficos, centenas de equipes, diversos modos de jogo, robusto sistema online e um grande número de opções de personalização agradam em cheio os fãs mais detalhistas do esporte. Nos controles, jogadores antigos de FIFA vão se sentir à vontade, ainda que possam penar para aproveitar todas as novidades. Já os partidários de "Pro Evolution Soccer" e aqueles não tão apaixonados por futebol encontrarão nos controles e inteligência artificial falha motivos de sobra para não dar muitas chances ao game.
Bonito de longe
Nos aspectos técnicos de visual e som a série "FIFA" continua apresentando um alto nível. A narração original em inglês tem dezenas de linhas diferentes, que combinam com os diversos tipos de situações, mas por vezes sofre atrasos nos comentários.
Fonte: uol jogos
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Re: Análise UOL JOGOS-FIFA 10 para o xbox 360
Na minha opinião, Fifa 10 está muito melhor que o PES 2010. O jogo está mais divertido, tem vários dribles, passes mais rápidos, movimentação do jogo em geral é mais rápida...
Só que o PES 2010 é melhor de jogar. Mesmo sendo o mesmo desde o 2007.
Que tiver o Fifa10, recomendo jogar o modo Be a Pro, onde vc jog com apenas um jogador, e vai evoluindo com o passar dos jogos.
Só que o PES 2010 é melhor de jogar. Mesmo sendo o mesmo desde o 2007.
Que tiver o Fifa10, recomendo jogar o modo Be a Pro, onde vc jog com apenas um jogador, e vai evoluindo com o passar dos jogos.
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