Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

+4
Antovenan
admin
Ipn0tic
HyogaS2
8 participantes

Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por HyogaS2 18/10/2009, 20:59

O McDonald’s sofreu uma derrota milionária na primeira instância da Justiça trabalhista. O juiz Homero Batista Mateus da Silva, da 88ª Vara de São Paulo, condenou a empresa a equiparar o salário de seus funcionários na capital à remuneração de garçons e cozinheiros de restaurantes convencionais, cujo piso mensal é R$ 210 maior. Além disso, o juiz determinou que a rede indenize empregados e ex-empregados pelos últimos cinco anos de pagamento diferenciado. Durante esse período, o piso salarial pago pela empresa de fast food foi sempre menor que o de garçons. Quem foi empregado do McDonald’s pelos últimos cinco anos poderá receber indenizações próximas de R$ 14,7 mil, segundo uma estimativa que circula no mercado. Calcula-se ainda que 13 mil funcionários e ex-funcionários acabem beneficiados pela decisão judicial. O valor total da condenação passaria de R$ 200 milhões.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o McDonald’s avisou que não irá se proninciar a respeito de detalhes da condenação. Como recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a empresa afirma que não comenta “o caso que está sub judice”. Enquanto o processo não for analisado pela corte, o McDonald’s não precisará cumprir com a determinação judicial. Advogados consultados por ÉPOCA afirmam que o índice de reforma de sentenças no TRT costuma ser “muito baixo”. Caso o tribunal confirme a condenação, a indenização aumentatá, pois levará em consideração o intervalo entre as duas sentenças.

A origem da condenação imposta ao McDonald’s está na disputa entre dois sindicatos que dizem representar os trabalhadores dos restaurantes de fast food em São Paulo. De um lado, está o Sinthoresp, tradicional sindicato de garçons, cozinheiros e empregados do setor hoteleiro, responsável pela representação dos funcionários de fast food até a primeira metade dos anos 90. Do outro lado está o Sindifast, criado em 1996 pelo sindicalista Ataide Francisco de Morais para representar exclusivamente os empregados de empresas de fast food.

Após a criação do Sindifast, mais de 200 redes de restaurantes de comidas rápidas de São Paulo “migraram” de sindicato. Elas deixaram de negociar acordos trabalhistas com o Sinthoresp, filiado à Nova Central Sindical, e passaram a fazer as tratativas com o Sindifast, ligado à Força Sindical. O McDonald’s foi uma delas. Na prática, a criação do Sindifast acabou representando um atraso para os trabalhadores das lojas de fast food. Eles acumularam sucessivas perdas salariais e de benefícios, e agora estão atrás de garçons e cozinheiros em vários critérios. No processo movido pelo Sinthoresp contra o McDonald’s, o Sindifast se pronunciou em defesa do McDonald’s e, portanto, contra a indenização e aumento salarial dos trabalhadores que afirma representar.

Conforme mostrou a revista ÉPOCA numa reportagem de abril de 2008, o sindicalista Ataide Francisco de Morais enriqueceu à frente do Sindifast e de outras entidades do gênero. De empregado de uma antiga empresa de refeições, prosperou enquanto fomentava a abertura de sindicatos pelo país e colocava parentes em cargos de diretoria. O atual presidente do Sindifast, por exemplo, é seu filho. Entre outros bens, Ataide ergueu um patrimônio que inclui uma mansão em Osasco, uma pousada de luxo no Ceará, uma chácara no interior de São Paulo e uma loja de material de construção (leia o perfil competo de Ataide aqui).

Na sentença contra o McDonald’s, o juiz Homero Batista Mateus da Silva usa as expressões “inviável”, “vulúvel” e “precária” para classificar o Sindifast. Depois de afirmar que o sistema sindical brasileiro não permite que o empregador escolha a entidade sindical com a qual pretenda celebrar acordos, diz que o McDonald’s “agiu de forma temerária” ao aceitar negociar com o Sindifast, “cuja concepção original é insustentável”.

Em sua nota, o McDonald’s sustenta que o Sindifast é, sim, “a única entidade representativa” de seus empregados. A íntegra: “O McDonald's informa que a sentença em questão não entra automaticamente em vigor, uma vez que cabe recurso. A empresa não se pronunciará sobre o caso que esta sub judice. A empresa esclarece que os funcionários do McDonald’s do município de São Paulo, assim como os de outras empresas do setor, são representados pelo Sindifast, única entidade representativa dos funcionários de redes de fast food, conforme estabelece a legislação.”

A reportagem tentou falar com algum representante do Sindifast, mas não encontrou ninguém até o fechamento dessa matéria.

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo 027390551000516118

fonte: época
HyogaS2
HyogaS2
Admin
Admin

Número de Mensagens : 9107

Idade : 35
Humor : Close your eyes and I'll kiss you, Tomorrow I'll miss you, Remember I'll always be true :)
Wii FC : 8773-6009-6315-3587
Inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Ipn0tic 18/10/2009, 21:20

vixi selaskaram!

curti o título mc owned ashuahs
Ipn0tic
Ipn0tic
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 752

Idade : 42
Localização : São Paulo
Humor : Put a keep are you!!
Inscrição : 21/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por admin 18/10/2009, 21:31

O loco, essa é bomba pra quem trampa/trampou lá hein...

O fato é que realmente, o salário de quem trabalha no Mac não condiz com o trabalho que eles tem lá...

Todo mundo que trabalhou lá disse que é muito trampo, pra muita pouca grana. E pelo que eu vejo nos atendimentos, não é mentira.

Uma vez vi uma menina roca de tanto gritar lá, na hora que ela foi soltar um berro, a voz simplesmente não saiu, a mina teve que tomar muita agua e ficou uns 10min. sentada lá... tenÇo!

Mas só R$200 milhões? Isso não é nada pros caras! =P

admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 2044

Idade : 32
Inscrição : 27/07/2008

http://psnation.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Ipn0tic 18/10/2009, 21:51

pode crer..conheci alguns mc escravos

tenÇo dimaiz!
Ipn0tic
Ipn0tic
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 752

Idade : 42
Localização : São Paulo
Humor : Put a keep are you!!
Inscrição : 21/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Antovenan 19/10/2009, 05:30

Eu mesmo posso falar isso pois já trabalhei no MC(merreca)Donald's pena que fazem mais de 5 anos senão eu iria correr atrás dessa grana tb hehehe.
Para se ter um noção do trabalho quando vc assina a carteira o seu salario é por hora trabalhada por exemplo R$1,50 por hora na minha opinião isso é sujar a sua carteira de trabalho, e quando tinha visita dos supervisores os caras olhavam até dentro dos ralos para ver se estavam limpos fora o ritmo de trabalho que é estressante, para uma empresa multinacional realmente é trabalho escravo pois os caras cobram muito ganham muito e vc não é bem recompensado.
Antovenan
Antovenan
New User
New User

Número de Mensagens : 28

Idade : 47
Localização : Búzios
Humor : sarcastico
Inscrição : 18/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por dodosm 19/10/2009, 16:22

Eles merecem esse prejuízo tratam os trabalhadores como escravos, ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 32
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Antovenan 20/10/2009, 05:23

dodosm escreveu:Eles merecem esse prejuízo tratam os trabalhadores como escravos, ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres

Eu mesmo já fiz muito isso hehehe tongue tongue
Antovenan
Antovenan
New User
New User

Número de Mensagens : 28

Idade : 47
Localização : Búzios
Humor : sarcastico
Inscrição : 18/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Torakun 20/10/2009, 07:43

Antovenan escreveu:
dodosm escreveu:Eles merecem esse prejuízo tratam os trabalhadores como escravos, ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres

Eu mesmo já fiz muito isso hehehe tongue tongue
Ainda bem que eu como no burger king (grande diferença ¬¬)

Vou dar um toque na minha irmã ela trampou um tempo no mac do aeroporto de guarulhos, não sei se faz mas de 5 anos, e se ela ganha alguma coisa vou pegar uma porcentagem Guess

vlw...
Torakun
Torakun
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 1212

Localização : Guarulhos SP
Humor : Press Y+M+Q+ESPACE+ENTER with one hand to continue
Inscrição : 02/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Scarecrow 20/10/2009, 11:42

Antovenan escreveu:
dodosm escreveu:Eles merecem esse prejuízo tratam os trabalhadores como escravos, ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres

Eu mesmo já fiz muito isso hehehe tongue tongue

O que é uma tolice.
O problema de vocês é com a empresa e não com os clientes.
Não vejo o por que dos clientes terem que comer o seu catarro só por que você não ganha bem.
Scarecrow
Scarecrow
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 7467

Idade : 32
Localização : Florianópolis - SC
Humor : Who told you could eat my cookies?
Inscrição : 10/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Antovenan 21/10/2009, 05:21

diego martin escreveu:
Antovenan escreveu:
dodosm escreveu:Eles merecem esse prejuízo tratam os trabalhadores como escravos, ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres

Eu mesmo já fiz muito isso hehehe tongue tongue

O que é uma tolice.
O problema de vocês é com a empresa e não com os clientes.
Não vejo o por que dos clientes terem que comer o seu catarro só por que você não ganha bem.

Realmente é uma tolice mas como eu havia dito eu trabalhei no MC Donald's a muito tempo eu tinha uns 18 anos agora tenho 33 olha a diferença na idade hoje em dia eu não faria isso, pois com a idade avançando ficamos mais responsáveis e maduros não é?
Antovenan
Antovenan
New User
New User

Número de Mensagens : 28

Idade : 47
Localização : Búzios
Humor : sarcastico
Inscrição : 18/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Anjo_Metal 21/10/2009, 06:10

dodosm escreveu:Ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres

Será que ainda fazem isso? Shocked No No No

Credo!!Nojeira! Suspect
Anjo_Metal
Anjo_Metal
Repórter
Repórter

Número de Mensagens : 373

Idade : 43
Localização : Embu - SP
Inscrição : 05/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por dodosm 21/10/2009, 10:45

Anjo_Metal escreveu:
dodosm escreveu:Ai os funcionários descontam a raiva cuspindo nos Hamburgeres

Será que ainda fazem isso? Shocked No No No

Credo!!Nojeira! Suspect

garanto que ainda fazem conheço pessoas que trabalham e dizem que cospes catarram e fazem mais outras coisas que eu nem quero falar..

Sempre que comprar em qualquer lugar abra inspecione se achar alguma coisa joga um processo e pronto Very Happy
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 32
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo Empty Re: Mac Owned - McDonald’s é condenado a pagar até R$ 14,7 mil para CADA funcionário em São Paulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos