Cursos de games não valem nada
+5
Urarafa
Budius
LuKs
Algus Helm
HyogaS2
9 participantes
Fórum PSNation :: Bate Papo :: Lixeira
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Cursos de games não valem nada
O jornal britânico Daily Mail publicou um artigo citando que cursos superiores de criação de jogos não têm peso na hora da contratação de profissionais. Segundo a publicação, que ouviu diversas produtoras, as faculdades "falham ao prepararem seus alunos para o trabalho".
Nos últimos três anos, os cursos de graduação referente a games mais que dobraram em número, mas não estão produzindo resultados, segundo a publicação.
Em declaração feita ao jornal, Jamie McDonald, vice-presidente da Sony Worldwide Studios para a Europa, diz que "não se lembra" da última vez em que contratou alguém vindo desses cursos. David Braben, criador de "Elite "e presidente da Frontier Developments, diz que ficou "chocado e surpreso" com quão pouco alguns recém-formados sabiam.
O estúdio brasileiro Overplay também está insatisfeito. "Eles não preparam o profissional; quando muito, ajudam a criar uma cultura", disse Sérgio Jábali, um dos sócios da produtora que desenvolve um game de Nintendo DS para o público "teen" feminino: "I Wanna be a Popstar".
Em entrevista ao FinalBoss, Ron Gilbert (criador de Monkey Island) diz algo sobre o assunto também:
Fontes:
Final Boss
Daily Mail
LOL Jogos
Wii-Brasil
Nos últimos três anos, os cursos de graduação referente a games mais que dobraram em número, mas não estão produzindo resultados, segundo a publicação.
Em declaração feita ao jornal, Jamie McDonald, vice-presidente da Sony Worldwide Studios para a Europa, diz que "não se lembra" da última vez em que contratou alguém vindo desses cursos. David Braben, criador de "Elite "e presidente da Frontier Developments, diz que ficou "chocado e surpreso" com quão pouco alguns recém-formados sabiam.
O estúdio brasileiro Overplay também está insatisfeito. "Eles não preparam o profissional; quando muito, ajudam a criar uma cultura", disse Sérgio Jábali, um dos sócios da produtora que desenvolve um game de Nintendo DS para o público "teen" feminino: "I Wanna be a Popstar".
Em entrevista ao FinalBoss, Ron Gilbert (criador de Monkey Island) diz algo sobre o assunto também:
Fontes:
Final Boss
Daily Mail
LOL Jogos
Wii-Brasil
HyogaS2- Admin
- Número de Mensagens : 9107
Humor : Close your eyes and I'll kiss you, Tomorrow I'll miss you, Remember I'll always be true :)
Wii FC : 8773-6009-6315-3587
Inscrição : 28/07/2008
Re: Cursos de games não valem nada
Então ainda tenho chance... :/:
Algus Helm- Liga Geriátrica
- Número de Mensagens : 742
Humor : The Lord of the Loompas
Inscrição : 04/08/2008
tava afim d faze design de games ou criação de games
depois q acaba o medio
mas se nao ta rendendo n sei nao...
depois q acaba o medio
LuKs- Moderador
- Número de Mensagens : 2969
Humor : mais faceiro que guri de bombacha nova
Inscrição : 05/08/2008
LuKs escreveu:tava afim d faze design de games ou criação de games
depois q acaba o medio
viu só... as vezes cabe mais fazer uma ciencia da computação e enquanto faz o curso estuda sobre games nas horas vagas...
feito o cara disse na entrevista.. tu tem q gostar da coisa!
Budius- Liga Geriátrica
- Número de Mensagens : 3133
Humor : Silence! I kill you!
Inscrição : 09/08/2008
Eu faço ciencias da computação e vira e mexe estudo sobre programação de jogos, design etc... Meu professor de 3d me indico um curso na california de design de games, se eu nao me engano é 1 ano, o curso é caro, mas no fim das contas vai dar o mesmo valor que um curso na ahembi porem tem mais "Valor" (esqueci a palavra) inclusive muitos animadores que estudam la sairam direto pra trabalharem em empresas de animação como a pixar, eu ainda não pesquisei em relação aos jogos.
Urarafa- I'm a Baby
- Número de Mensagens : 125
Inscrição : 11/09/2008
Não sei, tá muito generalizado isso aí...me cheirado à preconceito. A anhembi diz já ter empregado todos os formados da primeira turma de design de games, e mesmo assim o curso é muito novo no país, a tendência seria melhorar, né?
Eu não gostei muito desse comentário do cara do "I Wanna be a Popstar". A empresa tá fazendo um jogo que já tá manjado pro DS...quando ele fizer um jogo sucesso de vendas ele pode reclamar de quem ele quiser.
Outra...o curso é tão novo que tão começando por baixo...pelo que eu li por um tempo é que alguns formandos tão trabalhando de fazer jogos de celular. Até aí é que eu também não curti a opinião da empresa brasileira, tipo, 4 anos de "criar cultura"? Faltou explicar um pouco de onde ele tirou essas conclusões.
E mais uma...o público é "tween". É tipo pré-adolescente.
Trata-se de um jogo para meninas entre 8 e 14 anos, o chamado público "tween"
Tava nesse site
Eu não gostei muito desse comentário do cara do "I Wanna be a Popstar". A empresa tá fazendo um jogo que já tá manjado pro DS...quando ele fizer um jogo sucesso de vendas ele pode reclamar de quem ele quiser.
Outra...o curso é tão novo que tão começando por baixo...pelo que eu li por um tempo é que alguns formandos tão trabalhando de fazer jogos de celular. Até aí é que eu também não curti a opinião da empresa brasileira, tipo, 4 anos de "criar cultura"? Faltou explicar um pouco de onde ele tirou essas conclusões.
HyogaS2 escreveu:um game de Nintendo DS para o público "teen" feminino: "I Wanna be a Popstar".
Tava nesse site
Última edição por M4ur1c10 em 24/9/2008, 14:56, editado 1 vez(es)
M4ur1c10- Swordman
- Número de Mensagens : 971
Inscrição : 07/08/2008
M4ur1c10 escreveu:Não sei, tá muito generalizado isso aí...me cheirado à preconceito. A anhembi diz já ter empregado todos os formados da primeira turma de design de games, e mesmo assim o curso é muito novo no país, a tendência seria melhorar, né?
Outra...o curso é tão novo que tão começando por baixo...pelo que eu li por um tempo é que alguns formandos tão trabalhando de fazer jogos de celular. Até aí é que eu também não curti a opinião da empresa brasileira, tipo, 4 anos de "criar cultura"? Faltou explicar um pouco de onde ele tirou essas conclusões.HyogaS2 escreveu:um game de Nintendo DS para o público "teen" feminino: "I Wanna be a Popstar".
Tava nesse siteNesse site
Não confio mt no que as faculdades dizem, porque afinal é o ganha pão dela, ela tem que vender.
[]'s
HyogaS2- Admin
Humor : Close your eyes and I'll kiss you, Tomorrow I'll miss you, Remember I'll always be true :)
HyogaS2 escreveu:
Não confio mt no que as faculdades dizem, porque afinal é o ganha pão dela, ela tem que vender.
[]'s
Quantidades a parte, que tem gente da facul que tá trabalhando é fato.
M4ur1c10- Swordman
O curso tem pouco tempo no Brasil e quem faz valer a pena é o profissional, se o kra gostar mesmo do que estuda e der a sorte ir trabalhar numa empresa que der valor p/ ele com certeza vai ter bons resultados no caso bons jogos.
Kyryos- Liga Geriátrica
- Número de Mensagens : 249
Humor : Extrovertido
Inscrição : 19/08/2008
Bom ainda tenho 4 anos ate decidir o que vou fazer...
isso podia ser uma delas...
seis acham que muda até la??
L [k] s o w- Devil Incarnate
- Número de Mensagens : 3179
Humor : Desciclopediano
Inscrição : 15/09/2008
L [k] s o w escreveu:Bom ainda tenho 4 anos ate decidir o que vou fazer...
ah cara...
eu acho facul de games muito limitado...
faz computação, estuda por fora games e quem sabe faz uma especialização depois SE o mercado tiver pra peixe!
Budius- Liga Geriátrica
Budius escreveu:L [k] s o w escreveu:Bom ainda tenho 4 anos ate decidir o que vou fazer...
ah cara...
faz computação, estuda por fora games e quem sabe faz uma especialização depois SE o mercado tiver pra peixe!
eu tbm acho melhor opcao, ai budius num tem lugar pra mim ai na inglaterra xD?
[]'s
HyogaS2- Admin
heh
vo tenta isso entao
mais vo ve direito ...
falta muito ainda =D
vo tenta isso entao
mais vo ve direito ...
falta muito ainda =D
eh facul de games eh embasado
mais as faculs classicas, como medicina, direito tao super lotadas
quem tive afim mesmo a profissao do momento eh na area do campo, da pra ganha uma grana boa tendo uma boa facul!
agora quem for tenta direito, medicina e afins cuidado, eh o mercado mais arriscado
e sobre a anhembi, que ninguem se ofenda, ANHEMBI MORUMBI = CLUBE
AQUILO NAO EH FACUL NEM AQUI NEM NA CHINA
ela so tem gente empregada pq foi a pioneira aqui em sampa com esse curso
o curso de gastronomia dela eh uma bosta, pq faz akilo te aluno e o esquema de intercambio.
e sobre gastronomia sei oque estou falando, pretendia faze..
quem tive afim mesmo a profissao do momento eh na area do campo, da pra ganha uma grana boa tendo uma boa facul!
agora quem for tenta direito, medicina e afins cuidado, eh o mercado mais arriscado
o curso de gastronomia dela eh uma bosta, pq faz akilo te aluno e o esquema de intercambio.
Convidad- Convidado
Budius escreveu:L [k] s o w escreveu:Bom ainda tenho 4 anos ate decidir o que vou fazer...
ah cara...
Pois é, o mercado não está ruim de jeito algum, saiu reportagem na globo que tão bem cotados os designers de games...tem gente ganhando bastante grana. Mas como o hyoga postou, se as facul não tão formando legal eu não sei...às vezes os caras que falaram isso podem ter generalizado legal.
Sobre a limitação eu concordo um pouco...às vezes é bom saber do geral antes de especializar...tanto que é o que acontece nas boas faculdades.
bebado15 escreveu:eh facul de games eh embasado
Eu ouvi uma coisa mais ou menos parecida de um prof do cursinho...falou que muita facul tá mais pra colegial que faculdade etc. Mas não é só a anhembi.
De resto eu acho que você pode fazer o que quiser, é só gostar e estudar....
M4ur1c10- Swordman
Eu achoo seguinte (em poucas palavras pq to com preguiça existencial hj):
- Generalizações são falhas
- Estudar ciência da computação e ir estudando games por fora pode ser valido, mas se o cara quer ser o animador, o desinger emexer co a parte gráfica...ele vai precisar muito mais do q só estudar por fora e sim de um curso especializado.
- não conheço a Anhembi-Morumbi, mas já me falaram muito bem do curso e da estrutura do Desing de Games (mas não entraremos nesse mérito pq como eu disse eu nao conheço)
- o mercado tá em alta, mesmo dentro do Brasil e isso foi mostrado em várias reportagens por aí
- caso não fosse verdade, como eu já disse, a Ubisoft não ia se instalar em Sampa
- nós temos bons futuros criadores, caso esses não se desmotivem, uma vez que o Brasil vem ganhando vários concursos por ae de Games..inclusive o último do 360.
-não se esqueçam que não devemos avaliar so as faculdades, mas tbem os alunos...e muitos, inúmeros são um bando de bost* que não querem nada com nada..e ai queridos, pode estar em Haward que não vai adiantar N-A-D-A, pq vc não vai aprender (e isso é pra QUALQUER curso)
- Estudar ciência da computação e ir estudando games por fora pode ser valido, mas se o cara quer ser o animador, o desinger emexer co a parte gráfica...ele vai precisar muito mais do q só estudar por fora e sim de um curso especializado.
- não conheço a Anhembi-Morumbi, mas já me falaram muito bem do curso e da estrutura do Desing de Games (mas não entraremos nesse mérito pq como eu disse eu nao conheço)
- o mercado tá em alta, mesmo dentro do Brasil e isso foi mostrado em várias reportagens por aí
- caso não fosse verdade, como eu já disse, a Ubisoft não ia se instalar em Sampa
- nós temos bons futuros criadores, caso esses não se desmotivem, uma vez que o Brasil vem ganhando vários concursos por ae de Games..inclusive o último do 360.
-não se esqueçam que não devemos avaliar so as faculdades, mas tbem os alunos...e muitos, inúmeros são um bando de bost* que não querem nada com nada..e ai queridos, pode estar em Haward que não vai adiantar N-A-D-A, pq vc não vai aprender (e isso é pra QUALQUER curso)
Beni_Hime escreveu:Eu achoo seguinte (em poucas palavras pq to com preguiça existencial hj):
sem duvida =p
Vcs recebem estadao?
com esse jornal, vem um outro, a Link,
la eh tipo a minha fonte =p
La eu li uma reportagem, na qual um ser especializado no assunto afirma que o Brasil cresce muito na indústria de games, claro o mundo está fazendo isso, mais o Brasil, proporcionalmente, está crescendo rápido...
Isso com os impostos, se o nosso governo abaixassem os, sem duvida a indústria de games iria crescer desvatadoramente.
Beni_Hime escreveu:
Pois é...talvez seja a quantidade de pessoas que fazem facul por fazer que baixam a média dos cursos...talvez falte rigidez em alguns aspectos dessas faculdades. Porque PELO AMOR DE DEUS!!! Como assim criança de 8 anos passar no vestibular!? E como que seria a sala que eles montam que até criança de 8 anos entraria? Eu sei que esse exemplo é da Unip, mas a dificuldade da prova da Anhembi não tá muito longe.
M4ur1c10- Swordman
indiferente de criança de 8 anos..tem muito marmanjo de maais de 20 q não devia ta na universidade..
e eu sei em pq no mestrado tive uma disciplina infeliz que era dar aula na universidade e *****..dá vontade de se matar com uns muleques...
e eu sei em pq no mestrado tive uma disciplina infeliz que era dar aula na universidade e *****..dá vontade de se matar com uns muleques...
Realmente, mas acredito que pelo tempo que esse cursos foram implantados pode ser que seja verdade ( pode ser)Beni_Hime escreveu:Eu achoo seguinte (em poucas palavras pq to com preguiça existencial hj):
Beni_Hime escreveu:Eu achoo seguinte (em poucas palavras pq to com preguiça existencial hj):
Como sabemos grande parte de designer depende de calculos matematicos, acredito que fazer a faculdade de ciencia da computacao pode sim ser valido, ateh porque daqui a algum tempo os cursos vão estar mais fortificados e com uma melhor estrutura, e vc jah vai ter alguma base, não vai chegar em encarar algo totalmente desconhecido (o que acontece mt)
Beni_Hime escreveu:
Conheço a anhembi-morumbi, realmente tem uma ótima estrutura, mas não acredito que o problema seja a universidade e sim, o tempo de seu curso
Beni_Hime escreveu:
Desculpa Beni, mas isso eu não concordo, não vejo investimento algum aqui no Brasil, não na parte de desenvolvimento, (continua)
Certo a Ubisoft instalou a base aqui, mas você ssabe de algum projeto pra cá? fora que não podemos esquecer que a Ubisoft também vive de perolas como:Beni_Hime escreveu:
fonte: forums.ubi.com
Ubisoft UK Forum Manager
"The true of the matter is this, the Wii is a very different console than what most games developers are used to. The Wii has managed to make a huge success from having games on it that just would not work on a conventional console. The Wii has also managed to increase the market share to a huge group of people that are not that interested in gaming. With Wii Sports, Wii Fit and all manner of games built for family play, Nintendo know who they are marketing for and it is not die hard gamers. If you look at the most successful Wii games, they are not amazing new AAA games, they are predominantly family orientated games/alternative games.
Looking at the current UK games sales for Wii Wii Sales Link, there are not that many traditional games in the top 30. Trends are changing and not everyone wants a new action game, FPS game or epic RPG, sales of the Wii proves that the majority want something different.
Parents who are buying a console for their children do not really care about Prince of Persia, Rainbow Six or Far Cry on the box, they want games that are going to be good for their children and not get them in the local newspaper. Why else would games like Brain Training/Wii Fit/Mario Party sell in the millions if people wanted hardcore games?
Check the Nintendo DS figures in the UK as well. DS Sales Link. Notice whose name is listed there a few times but also notice which games are listed? We make games that will "hopefully" sell to a selected audience. We are a business after all, but Nintendo know which people are their market, just as Sony and Microsoft know who their markets are. Ubisoft have always been aimed at the more mature market (Look at our back catalogue) and in the last few years have started venturing into the casual gaming market. This is because that market now exists, thanks to the rise in popularity of the Wii and DS. The Wii is still a new console and it still has plenty of time to grow, Nintendo know this and Ubisoft know this.
As for Shaun Whites on the Wii, can you at least wait to get some more information and gameplay on it before binning it? Most people have seen a few screenshots and they already hate it because it does not look as good as the 360 etc but to damn a game just because of looks, and without actually playing it is just silly. All I have seen is various forums doing childish Photoshop screens, at least wait to see the game face to face before turning it into a humorous gif."
eh por causa da Xna, a microsoft quer emplacar e está investindo pesado, mas em todo mundo
fica ai minha opiniao =]
HyogaS2- Admin
ahahahaha deixa as criancinhas terem seus jogos
nao vamos esquecer de assassins creede raving rabbits (waaaahhhh O.o) xD
memso q seja por causa do XNA...tudo tem um começo...é o que eu acho...
Beni_Hime escreveu:ahahahaha deixa as criancinhas terem seus jogos
eu jah peguei um projetinho que saiu na revista xbox360 (oficial) da xna pra fazer eh legla, facil tudo, mas acredito que num de pra fazer nada avançado, desculpa mas eu num gosto do jogo dos coelhos malucos xD
HyogaS2- Admin
gente eu to orgulho do pessoal aqui do forum (menos do M4ur1c10; vergonha alheia desse avatar e assinatura fofinhos dele)... galera super empenhada discutindo...
eu, como estou longe do país concordo com algumas coisas e outras eu num sei pq to longe.
mas deixar a parte q é concordando com a Beni sobre quem faz o curso é o aluno, mas deixando um pouco mais explitico pq a minha experiencia aqui na gringolandia deixou muita obvio pra mim e quero compartilhar com vcs.
INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA É A COISA MAIS ERRADA DO MUNDO!!!!
UNIVERSIDADE NÃO É PRA TODO MUNDO, POIS AFINAL DE CONTAS PESSOAS SÃO DIFERENTES!!!
... algumas mais inteligentes, outras mais habilidosas, outras sabem falar melhor, outras pensar melhor, outras são só muito fortes, umas tem paciencia, outras são detalhista, etc....
Universidade, é pra quem tem dedicação, vontade e CÉREBRO pra estudar a coisa.
Entrar na faculdade só pq todo mundo fala que TEM QUE fazer não vale, pq vai ser o pior aluno e um profissional medíocre do mesmo jeito.
O problema é que no brasil um pedreiro, uma manicure, um taxista, etc, etc, etc, por melhor profissionais que possam ser, não tem condições financeiras salarias pra ter uma vida legal... e isso acaba empurrando gente que não nasceu pra ser dedicado com o uso do cérebro pra dentro da faculdade e formando um grande bando de advogado, engenheiro, psicologo, administrador, enfermeira, programador de computador e desenvolvedores de game, INCOPETENTES!!!
Sem contar que não existe mercado de trabalho pra toda essa gente que forma!
Digo isso tudo pq eu vejo aqui na gringolandia dono de butiquin de fim de noite q dá rolé de BMW, taxista q era meu vizinho e tinha uma CASA muito foda e 2 carros (o taxi e o da familia), podador de arvore que dá rolé de peugeout e vai pra Polonia nas férias... isso pq profissional de nível médio tem condições financeiras pra viver de boa e quem vai pra faculdade é quem QUER, GOSTA E SABE estudar e usar o cérebro pra isso.
resumindo: ABAIXO A INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA!!!
bem... tá aih minha opinião...
abraço!
eu, como estou longe do país concordo com algumas coisas e outras eu num sei pq to longe.
mas deixar a parte q é concordando com a Beni sobre quem faz o curso é o aluno, mas deixando um pouco mais explitico pq a minha experiencia aqui na gringolandia deixou muita obvio pra mim e quero compartilhar com vcs.
UNIVERSIDADE NÃO É PRA TODO MUNDO, POIS AFINAL DE CONTAS PESSOAS SÃO DIFERENTES!!!
... algumas mais inteligentes, outras mais habilidosas, outras sabem falar melhor, outras pensar melhor, outras são só muito fortes, umas tem paciencia, outras são detalhista, etc....
Entrar na faculdade só pq todo mundo fala que TEM QUE fazer não vale, pq vai ser o pior aluno e um profissional medíocre do mesmo jeito.
O problema é que no brasil um pedreiro, uma manicure, um taxista, etc, etc, etc, por melhor profissionais que possam ser, não tem condições financeiras salarias pra ter uma vida legal... e isso acaba empurrando gente que não nasceu pra ser dedicado com o uso do cérebro pra dentro da faculdade e formando um grande bando de advogado, engenheiro, psicologo, administrador, enfermeira, programador de computador e desenvolvedores de game, INCOPETENTES!!!
Digo isso tudo pq eu vejo aqui na gringolandia dono de butiquin de fim de noite q dá rolé de BMW, taxista q era meu vizinho e tinha uma CASA muito foda e 2 carros (o taxi e o da familia), podador de arvore que dá rolé de peugeout e vai pra Polonia nas férias... isso pq profissional de nível médio tem condições financeiras pra viver de boa e quem vai pra faculdade é quem QUER, GOSTA E SABE estudar e usar o cérebro pra isso.
resumindo: ABAIXO A INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA!!!
abraço!
Última edição por Budius em 24/9/2008, 23:33, editado 1 vez(es)
Budius- Liga Geriátrica
Budius escreveu:gente eu to orgulho do pessoal aqui do forum (menos do M4ur1c10; vergonha alheia desse avatar e assinatura fofinhos dele)... galera super empenhada discutindo...
resumindo: ABAIXO A INCLUSÃO DIGITAL!!!
abraço!
eu so a favor da inclusao digital, acredito que todos devem ter acesso a informação, quanto a parte de faculdades, como que alguem nasceu pra pensar e alguem nasceu pra "ser burro de carga", acho que o problema naum eh o "empurrar" pra faculdade, e sim as pessoas notarem que não adianta fazer algo assim.
HyogaS2- Admin
putaquepariu cara...
SUPER FOI MALS... escrevi errado...
é ABAIXO A INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA!!!
eu vou editar meu post e aih se tu quiser mudar o seu...
mas então, o meu ponto de vista é exatamente isso.
no Brasil a galera cada vez mais tá empurrando TODO mundo pra fazer universidade q é oq a inclusão universitária faz e a saída num é essa.
tem é q dar condicão de todo mundo ter uma vida legal fazendo algo que saiba fazer bem feito!!!
SUPER FOI MALS... escrevi errado...
é ABAIXO A INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA!!!
eu vou editar meu post e aih se tu quiser mudar o seu...
mas então, o meu ponto de vista é exatamente isso.
no Brasil a galera cada vez mais tá empurrando TODO mundo pra fazer universidade q é oq a inclusão universitária faz e a saída num é essa.
tem é q dar condicão de todo mundo ter uma vida legal fazendo algo que saiba fazer bem feito!!!
Budius- Liga Geriátrica
Página 1 de 3 • 1, 2, 3