Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

+2
Torakun
HyogaS2
6 participantes

Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e da gravação multicanal

Mensagem por HyogaS2 14/8/2009, 08:52

Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou a história da música com a guitarra elétrica e a gravação multicanais e chegou a ter alguns hits nas paradas (muitos ao lado da esposa Mary Ford), morreu nesta quarta-feira (12). Ele tinha 94 anos.

De acordo com a empresa Gibson Guitars, Paul morreu devido às complicações de uma pneumonia no White Plains Hospital. Ele estava acompanhado da família e de amigos.

Ele havia sido hospitalizado em fevereiro de 2006, quando descobriu que ganharia dois Grammys por um disco que havia lançado depois de seu aniversário de 90 anos, “Les Paul & friends: American made, World played”.

“Eu me sinto como um prédio condenado com uma bandeira novinha em folha instalada em cima”, brincou na época.

Como inventor, Paul ajudou a no nascimento do rock ‘n’ roll ao criar a primeira guitarra elétrica de corpo sólido, e também foi responsável por uma das invenções mais revolucionárias nos métodos de gravação: o gravador multicanal.

Com ele, os músicos puderam gravar instrumentos diferentes na mesma música, até mesmo cantando em harmonia consigo mesmos – alem de poderem mexer no equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar suas gravações.


Músico
Com Ford, sua esposa entre 1949 e 1962, ele conseguiu 36 discos de ouro e 11 hits no primeiro lugar das paradas, incluindo “Vaya con Dios”, “How high the moon”, “Nola” e “Lover”. Muitas das músicas da dupla usavam técnicas de gravação que Paul, o inventor, ajudou a desenvolver.

“Eu podia pegar Mary e fazer ela ter três, seis, nove, 12, quantas vozes quisesse”, já explicou Paul. “Ter a dinâmica, ter a possibilidade de se expressar para além dos limites de um instrumento não amplificado, era incrível. Hoje ninguém pensaria em cantar uma música em um palco sem um microfone e um sistema de som”.

Músico e criador desde a infância, ele experimentou com a amplificação de guitarras por anos antes de chegar ao que chamou em 1941 de “The log” (“A tora”), uma placa de madeira com cordas de vilão de aço.

“Eu fui até uma casa noturna e a toquei. É claro que todo mundo me chamou de doido”. Mais tarde ele colocou asas de madeira no corpo do instrumento para dar a impressão do formato de um violão mais tradicional.


Desde 1952
Em 1952 a Gibson Guitar começou a produção da guitarra Les Paul. Pete Townsend do The Who, Steve Howe do Yes, o virtuoso jazzista Al DiMoela e Jimmy Page do led Zeppelin estão entre os que escolherem a Gibson Les Paul como sua guitarra preferida.

Ao longo dos anos a série Les Paul se tornou uma das guitarras mais usadas na indústria musical. Em 2005, a casa de leilões Christie’s vendeu uma Gibson Les Paul de 1955 por US$ 45.600 (mais de R$ 85 mil).

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e 021645651fmmp000101934 Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e 021646027fmmp000101977 Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e 021646024fmmp000101957
HyogaS2
HyogaS2
Admin
Admin

Número de Mensagens : 9107

Idade : 35
Humor : Close your eyes and I'll kiss you, Tomorrow I'll miss you, Remember I'll always be true :)
Wii FC : 8773-6009-6315-3587
Inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Torakun 14/8/2009, 09:44

Isso sim que é ter don hein, revolucionou a historia do rock e da musica
um salve pro tiozinho e que Deus abençoe
HyogaS2 escreveu:
“The log” (“A tora”), uma placa de madeira com cordas de vilão de aço.
aaaah e não é dai que eu tirei o meu nick blz?

abraços
Torakun
Torakun
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 1212

Localização : Guarulhos SP
Humor : Press Y+M+Q+ESPACE+ENTER with one hand to continue
Inscrição : 02/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Budius 14/8/2009, 12:02

eu já sabia... bem... todo mundo vai um dian é...
mas esse é um q com certeza marcou a história de um jeito muito positivo. RIP Paul!

mas só uma correcao Hyoga Rolling Eyes ele naum inventou a guitarra eletrica naum.
A Gibson ia fazer uma linha nova de guitarra e ele emprestou o nome dele e ajudou a Gibson a nos detalhes... mas já existia guitarra eletrica antes disso.
Budius
Budius
Liga Geriátrica
Liga Geriátrica

Número de Mensagens : 3133

Idade : 43
Localização : Inglaterra
Humor : Silence! I kill you!
Inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por dodosm 14/8/2009, 12:04

Budius escreveu:eu já sabia... bem... todo mundo vai um dian é...
mas esse é um q com certeza marcou a história de um jeito muito positivo. RIP Paul!

mas só uma correcao Hyoga Rolling Eyes ele naum inventou a guitarra eletrica naum.
A Gibson ia fazer uma linha nova de guitarra e ele emprestou o nome dele e ajudou a Gibson a nos detalhes... mas já existia guitarra eletrica antes disso.

Isso foi um Owned?? Basketball
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 32
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por HyogaS2 14/8/2009, 12:23

dodosm escreveu:
Budius escreveu:eu já sabia... bem... todo mundo vai um dian é...
mas esse é um q com certeza marcou a história de um jeito muito positivo. RIP Paul!

mas só uma correcao Hyoga Rolling Eyes ele naum inventou a guitarra eletrica naum.
A Gibson ia fazer uma linha nova de guitarra e ele emprestou o nome dele e ajudou a Gibson a nos detalhes... mas já existia guitarra eletrica antes disso.

Isso foi um Owned?? Basketball

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2009/08/13/lenda+da+guitarra+eletrica+les+paul+morre+aos+94+anos+7860937.html

O lendário guitarrista e inventor Les Paul, que foi pioneiro em projetar as guitarras elétricas, morreu de complicações decorrentes de uma pneumonia em um hospital em Nova York, informou seu advogado nesta quinta-feira.

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,pioneiro-da-guitarra-eletrica-les-paul-morre-nos-eua,418301,0.htm


NOVA YORK - O músico e guitarrista Les Paul, um dos pioneiros no desenvolvimento da guitarra elétrica e dono de uma marca de instrumentos com seu nome


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1396119

Morreu Les Paul, o pai da guitarra eléctrica

http://invention.smithsonian.org/centerpieces/electricguitar/invention.htm

Inventors began trying to address these sound difficulties by experimenting with solid, rather than hollow, guitar bodies. The Slingerland company commercially introduced a Spanish solid-body electric guitar in 1939. Around 1940, on an instrument dubbed "the Log," guitarist and inventor Les Paul mounted strings and pickups on a solid block of pine to minimize body vibrations. During the 1940s, Paul Bigsby and Leo Fender also began experimenting with Spanish-style solid-body guitar design.

não fui eu que falei xD e sim a midia ^^
HyogaS2
HyogaS2
Admin
Admin

Número de Mensagens : 9107

Idade : 35
Humor : Close your eyes and I'll kiss you, Tomorrow I'll miss you, Remember I'll always be true :)
Wii FC : 8773-6009-6315-3587
Inscrição : 28/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por dodosm 14/8/2009, 12:31

HyogaS2 escreveu:
dodosm escreveu:
Budius escreveu:eu já sabia... bem... todo mundo vai um dian é...
mas esse é um q com certeza marcou a história de um jeito muito positivo. RIP Paul!

mas só uma correcao Hyoga Rolling Eyes ele naum inventou a guitarra eletrica naum.
A Gibson ia fazer uma linha nova de guitarra e ele emprestou o nome dele e ajudou a Gibson a nos detalhes... mas já existia guitarra eletrica antes disso.

Isso foi um Owned?? Basketball

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2009/08/13/lenda+da+guitarra+eletrica+les+paul+morre+aos+94+anos+7860937.html

O lendário guitarrista e inventor Les Paul, que foi pioneiro em projetar as guitarras elétricas, morreu de complicações decorrentes de uma pneumonia em um hospital em Nova York, informou seu advogado nesta quinta-feira.

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,pioneiro-da-guitarra-eletrica-les-paul-morre-nos-eua,418301,0.htm


NOVA YORK - O músico e guitarrista Les Paul, um dos pioneiros no desenvolvimento da guitarra elétrica e dono de uma marca de instrumentos com seu nome


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1396119

Morreu Les Paul, o pai da guitarra eléctrica

http://invention.smithsonian.org/centerpieces/electricguitar/invention.htm

Inventors began trying to address these sound difficulties by experimenting with solid, rather than hollow, guitar bodies. The Slingerland company commercially introduced a Spanish solid-body electric guitar in 1939. Around 1940, on an instrument dubbed "the Log," guitarist and inventor Les Paul mounted strings and pickups on a solid block of pine to minimize body vibrations. During the 1940s, Paul Bigsby and Leo Fender also began experimenting with Spanish-style solid-body guitar design.

não fui eu que falei xD e sim a midia ^^

então quem levou um Owned foi a midia ou o Budius to confuso scratch scratch
dodosm
dodosm
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3209

Idade : 32
Localização : Rio de janeiro
Humor : "Em briga de Saci,qualquer chute é voadora."
Inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Scarecrow 14/8/2009, 15:29

*****, nem sabia que o tio tava vivo ainda! (até agora, claro)
94 anos, isso que é folego.
Scarecrow
Scarecrow
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 7467

Idade : 32
Localização : Florianópolis - SC
Humor : Who told you could eat my cookies?
Inscrição : 10/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Torakun 14/8/2009, 15:42

The Slingerland company commercially introduced a Spanish solid-body electric guitar in 1939. Around 1940, on an instrument dubbed "the Log," guitarist and inventor Les Paul mounted strings and pickups on a solid block of pine to minimize body vibrations

foi a Slingerland que apresentou a guitarra e o paul que fez algumas alterações

Bubu owns ^^
Torakun
Torakun
Swordman
Swordman

Número de Mensagens : 1212

Localização : Guarulhos SP
Humor : Press Y+M+Q+ESPACE+ENTER with one hand to continue
Inscrição : 02/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Keruru 14/8/2009, 15:44

Eu nem sabia dos trabalhos dele.
Mas reconheço a importancia na música que ele tem.

1 minuto de silêncio.
[...]
Keruru
Keruru
Devil Incarnate
Devil Incarnate

Número de Mensagens : 3321

Idade : 34
Localização : Jund-City
Humor : Nano-Jaum! ò_ó
Inscrição : 29/08/2008

http://actionnerds.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Budius 14/8/2009, 15:47

eu jah tinha visto um documentário na BBC sobre a historia da guitarra eletrica...
e lógico q o Lester Paul apareceu neh... ; )


ultimo segundo escreveu:ele criou um dos primeiros corpos sólidos de guitarras elétricas em 1941
naum O primeiro... "um dos"...

Estadao escreveu:um dos pioneiros no desenvolvimento da guitarra elétrica e dono de uma marca de instrumentos com seu nome
hahahahaha.... a marca é gibson.. o Modelo é Les Paul...

ultima hora escreveu:foi pioneiro da guitarra eléctrica de corpo sólido
pioneiro... naum inventor!

inventions escreveu:The Slingerland company commercially introduced a Spanish solid-body electric guitar in 1939. Around 1940, on an instrument dubbed "the Log," guitarist and inventor Les Paul mounted strings and pickups on a solid block of pine to minimize body vibrations
outra companhia em 39... antes dele
Budius
Budius
Liga Geriátrica
Liga Geriátrica

Número de Mensagens : 3133

Idade : 43
Localização : Inglaterra
Humor : Silence! I kill you!
Inscrição : 09/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e Empty Re: Morre aos 94 anos, Les Paul, inventor da guitarra elétrica e

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos