Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames?

Ir para baixo

24022013

Mensagem 

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Empty A diversão deixou de ser prioridade nos videogames?




Os videogames existem há muito tempo e já passaram por muitas mudanças, momentos críticos, bem sucedidos e inovadores. Mas sempre pareciam ter o mesmo objetivo durante todos estes anos: divertir seus jogadores. O problema é que atualmente muitas empresas têm dado atenção a diversos outros aspectos e aparentemente o lado divertido, lúdico e fantasioso dos videogames está sendo cada vez mais esquecido. Se antes os jogadores usavam os games para se refugiarem do mundo real, agora o realismo parece tomar conta dos videogames.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Nintendo-sixty-four1

Exclamation “Na minha época...”

Creio que todos já devem ter ouvido alguém falando “antigamente os videogames eram mais divertidos”. Mas no que se sustenta essa frase? Quer dizer, antes os jogos eram mais simples, difíceis, curtos e não tinham instrução alguma sobre o que fazer. Hoje nós temos jogos com gráficos impressionantes, longos, praticamente com histórias cinematográficas, mas que quase não oferecem desafio ao jogador e até dão dicas em excesso sobre o que fazer. É difícil achar só uma razão para o motivo de as coisas terem mudado tanto nos videogames, mas podemos tentar achar alguns argumentos chave.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? 2600box

A questão é que, antigamente, as limitações técnicas eram um grande empecilho, então imagine a criatividade necessária para driblar esse e outros pequenos problemas e tornar um jogo interessante. Imagino que quem teve a oportunidade de jogar consoles mais antigos lembra muito bem da dificuldade que os jogos apresentavam, certas coisas chegavam a ser absurdas, mas se pararmos para pensar, isso faz sentido. Porque afinal, tire a dificuldade sem noção e o que sobra? Um jogo bem curto, e com alguma sorte, legal na maioria das vezes. Ou seja, o segredo para agradar um jogador não estava só no entretenimento, a dificuldade ajudava, desafiando e prendendo os jogadores enquanto eles eram cativados pela parte divertida do jogo, ou em alguns casos, simplesmente ficavam frustrados com a péssima qualidade que muitos apresentavam.


Exclamation É para jogar ou para assistir?

Hoje em dia, no entanto, o que mais vemos são títulos genéricos com grande enfoque nos aspectos técnicos. Os gráficos, por exemplos, estão sendo cada vez mais levados em conta pelos jogadores na hora da aquisição de seus jogos. Podemos citar como exemplo recente o Nintendo Wii, que foi alvo de preconceito pela limitação técnica que possuía comparada ao outros consoles de sua geração, o Playstation 3 e o Xbox 360.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? _-UK-Politician-Seeks-to-Link-Video-Games-to-Pulmonary-Embolism-_

Muitos simplesmente ignoraram o Wii, usando argumentos sem sentido e infantis em vez de perceber que mesmo não podendo oferecer o poder que os outros consoles ofereciam, ele conseguia trazer jogos incríveis e únicos como Super Mario Galaxy 1 e 2, The Legend of Zelda: Skyward Sword, No More Heroes, Xenoblade Chronicles e até mesmo o mais simples de todos, Wii Sports, conseguiu simplesmente justificar toda a existência do Wii e mais do que isso, era genuinamente divertido. Em contrapartida às suas críticas, o Wii foi o console mais bem sucedido em questão de vendas, mas mesmo assim foi abandonado pela própria Nintendo depois que a febre pela novidade passou, já que infelizmente a empresa não recebeu o apoio das third parties, que fez com que o PS3 e o Xbox 360 se mantivessem tão bem ao longo dos anos.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Nintendo-wii

Será que as histórias elaboradas como roteiros de filmes, o uso de atores reais para captura de movimentos e gráficos cada vez mais realistas nos jogos está se aproximando tanto da indústria cinematográfica que está descaracterizando os videogames? Não que esses fatores citados sejam coisas negativas, afinal títulos como Uncharted, Heavy Rain, Alan Wake e Metal Gear Solid 4 estão aí provar a ótima qualidade que podemos ter com essa mistura, mas até onde podemos levar essa combinação que tenta simular ao máximo a vida real e não perder o verdadeiro sentido lúdico que os videogames sempre tiveram?

Exclamation Lucros, rótulos e achievements importam tanto assim?

Também podemos ver por outro aspecto: videogames, querendo ou não, são parte de uma indústria, ou seja, os lucros importam. Da mesma forma que temos uma fraca e superficial indústria de música, filmes e livros que empurram material superficial em cima de crianças e adolescentes sem opinião formada e que são tão suscetíveis a esses tipos de mídia, temos também a indústria dos videogames, que faz basicamente o mesmo. Títulos genéricos não existem porque não há pessoas criativas ou com ideias inovadoras, e sim porque existe um grande interesse em oferecer algo rápido, fácil e sem conteúdo para que os jogadores sempre estejam à procura de algo mais significativo. O consumismo desenfreado que tomou conta da nossa sociedade apenas ajuda a contribuir intensamente para que isso continue a ocorrer e infelizmente se os próprios jogadores não se conscientizarem sobre isso e tomarem uma atitude, nós vamos continuar a receber os mesmos títulos esquecíveis ao longo dos anos.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Xbox-dollar-bill-490pxa

A necessidade de separação por rótulos, que são verdadeiramente inúteis, que aconteceu nas gerações mais atuais, parece ter estabelecido barreiras entre os chamados jogadores “casuais” e “hardcore”. Antes as coisas eram mais simples, visto que nós éramos apenas jogadores, não importava se você passava seu dia inteiro com o videogame na mão ou se jogava só quando dava tempo ou vontade. Nessa era de achievements, parece que muitas pessoas levam os jogos mais como uma conquista em si do que algo para nos distrair ou nos entreter. Tudo bem, conquistas existem desde sempre e podem ser muitos divertidas, afinal quem nunca quis pegar as 120 estrelas em Super Mario 64? Mas o problema está centrado no fato de há muitos jogadores obcecados por conquistas, talvez na busca de se auto afirmar de alguma forma, e claro que as empresas se aproveitam como podem, criando objetivos cada vez mais inusitados e inúteis em vez de se concentrarem em melhorar o jogo por exemplo.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Gamers

Exclamation Há guerras que vem para o bem

Há quem culpe a rivalidade acirrada entre os consoles da atual geração que lança cada vez mais jogos vazios e parecidos para ganhar a “disputa”, mas, se voltarmos um pouco no tempo, vamos nos deparar com a famigerada “Console Wars”, o auge da guerra dos consoles, onde basicamente valia tudo, desde indiretas inocentes, até ataques diretos e sem muito senso moral. Talvez tenha sido ali que os incompreendidos fanboys realmente nasceram e começaram a exagerar no amor por suas empresas favoritas.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Genesis-Does-Ad-Campaign-2

Se hoje muitas pessoas podem ter dois ou mais consoles de uma geração, antes a situação era diferente, parece engraçado demais para se acreditar, mas fato é que dificilmente alguém que tivesse um Super Nintendo ia querer um Mega Drive e vice-versa. Sim, esse é o nível que o Console Wars conseguiu atingir, a rivalidade extrema da Nintendo com Sega criou uma real rivalidade entre seus respectivos fãs. Mesmo assim, eu ouso dizer que isso foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido, não sei se posso dizer que houve época mais produtiva, mais criativa e mais divertida do que essa no mundo dos games. O desejo de “vitória” das duas empresas era tanta, que eles tinham que se esforçar ao máximo parar cativar seus jogadores. O resultado não poderia ser outro senão ótimos jogos que figuram até hoje os mais clássicos e inesquecíveis, e que, mesmo após tantos anos, servem de inspiração para jogos atuais.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Images

O que acontece agora então? Ainda há uma grande rivalidade, mas parece que o conceito de gerações de consoles parece estar se tornando obsoleto com o passar do tempo. Antes víamos a Nintendo “brigando” com a Sega, e então com a Sony e por fim, com a Microsoft, mas depois de anos perdendo esta disputa, a Nintendo parece ter se desligado um pouco desse conceito e resolveu fazer o que achava melhor. Atualmente, enquanto a Sony e a Microsoft continuam a disputar o reinado dos aspectos e melhorias técnicas, a Nintendo parece estar em seu próprio mundo, abandonou o conceito de gerações trazendo um console de hardware inferior e somente anos depois lançou um equivalente aos consoles que já estavam disponíveis há tanto tempo.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? 7789799784_ccf170dab8_z

Mas quem pode realmente culpá-los ou dizer algo pejorativo? Essa companhia está na ativa há mais de um século, tem muitas franquias solidamente estabelecidas e bem sucedidas e o mais importante é que eles se arriscam. A Nintendo, geração após geração, se arrisca ao tentar inovar as coisas, às vezes dá extremamente errado como com o caso do Virtual Boy, e às vezes dá incrivelmente certo como o DS e o Wii. A questão é que eu sinto falta dessa inovação por parte das outras empresas. Eu não estou aqui para defender a Nintendo e culpar a Sony e a Microsoft. Eu vejo essas e outras empresas do mesmo jeito em principio: Todas elas têm suas qualidades e defeitos e uma complementa a outra, de forma que a rivalidade entre elas deveria trazer algo bom como o que tínhamos no auge do “Console Wars”. Eu não quero ver novamente empresas copiando ou simplesmente melhorando o que já foi feito, o que eu quero, e acredito que muitos concordarão, é que essas empresas se arrisquem, pensem fora do padrão e parem de lançar o mesmo jogo dezenas de vezes com apenas algumas diferenças de enredo e personagens.

Exclamation Nós também mudamos

Algo que eu pude perceber foi uma mudança acontecendo comigo também, se antes eu me divertia muito com videogames, hoje é difícil não me entediar e parar de jogar depois de algum tempo. Então eu tenho que me perguntar, foram os jogos que mudaram ou foram os jogadores? É lógico que assim como eu, aqueles que já jogam videogames há muito tempo, tendem a se iludir achando que “na nossa época era bem melhor”, mas deixando a nostalgia de lado e levando as coisas mais racionalmente, podemos perceber que aquele velho entusiasmo não permanece em todos nós depois de alguns anos.

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Tumblr_lxset59PSE1qhyhwto1_500

Mas não se enganem achando que abandonei meu amor por videogames, afinal seria no mínimo estranho isso acontecer e eu ainda continuar aqui escrevendo sobre games, acredito apenas que meu gosto se modificou com o tempo e se tornou mais seletivo. Afinal, eu comecei a jogar Atari antes mesmo de aprender a falar direito, e, depois de tantos anos jogando e de ter passado pela maioria dos consoles lançados ao longo dos anos, a tendência não tem como ser muito diferente, você aprende a perceber onde existem boas qualidades e defeitos medíocres por si próprio e realmente tende a ser mais chato e seletivo ao escolher o que gosta. Mas isso é algo bom, e pelo o que eu pude perceber, isso está acontecendo com muitos jogadores, quem sabe não é hora deixar a acomodação de lado e começarmos a mudar as coisas então?

Exclamation Rumo a uma nova esperança

Para onde estamos indo então? Que rumo o ramo de videogames está tentando seguir? Jogos com gráficos cada vez mais realistas, com roteiros cinematográficos, vários DLCs disponíveis... mas onde fica a diversão no meio disso? Antes tudo era tão simples, que a diversão era a única arma que os desenvolvedores tinham para cativar os jogadores. O problema é que agora temos tanto e ao mesmo tempo nada, de que adianta todos esses fatores técnicos tão maravilhosos, se a maioria dos jogos nos entediam tão facilmente?

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Bored

No entanto, uma pequena esperança parece estar se formando ao redor dos jogos indies, que aparentemente tem aquela essência que os games mais antigos tinham. São jogos mais simples, de baixo orçamento, nem sempre podem oferecer o poderio gráfico mais avançado e muitos são bem casuais, mas eles de algum jeito estão resgatando aquele sentimento tão presente antigamente, aquela diversão genuína e descompromissada que há algum tempo eu não vejo em grandes franquias. É claro que eu sei que há jogos maravilhosos atualmente, esse texto não está aqui para renegar isso, é que me parece que isso ocorre com poucos jogos, parece que muitas franquias perderam seu verdadeiro espírito por assim dizer. Talvez haja algo maior a se aprender com estes pequenos jogos independentes, talvez nós não precisemos de tudo para termos algo verdadeiramente bom.
Misaeru
Misaeru
Mod. Global
Mod. Global

Número de Mensagens : 5036

Idade : 41
Localização : Contagem
Humor : A dor acelera o crescimento!
Inscrição : 09/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? :: Comentários

Eddie Thunders

Mensagem 25/2/2013, 05:06 por Eddie Thunders

Cara, sem dúvida alguma BatleToads é o jogo mais difícil do mundo todo, nenhum ira superar ele =/
E aqueles malditos escorpiões do Pifall era muito foda passar deles u.u

A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Battletoads-original-para-mega-drive_MLB-F-2714585468_052012

Ir para o topo Ir para baixo

Zeh Silveira

Mensagem 25/2/2013, 16:23 por Zeh Silveira

Gostei mesmo da coluna! Passou o que penso em suas palavras...

Ir para o topo Ir para baixo

Misaeru

Mensagem 25/2/2013, 19:01 por Misaeru

E não se esqueça do maldito Alex kidd.
A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? Alex-kidd-in-miracle-world-cena

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 25/2/2013, 19:03 por Scarecrow

Contra, pls

Ir para o topo Ir para baixo

Eddie Thunders

Mensagem 26/2/2013, 05:30 por Eddie Thunders

Scarecrow escreveu:Contra, pls

Contra o0', no Hard é impossível como Batletoads !

Ir para o topo Ir para baixo

Misaeru

Mensagem 2/3/2013, 15:21 por Misaeru

Lembrei aqui do Super Mario Bros. 3 e o mundo do Browser. Aquelas fases que a "câmera anda" tenso.

Ir para o topo Ir para baixo

gilbaroni

Mensagem 3/3/2013, 19:33 por gilbaroni

Contra realmente era punk... mas Ghouls n´Ghosts dava raiva quando errava o pulo... hehehehe

Ir para o topo Ir para baixo

Moises_A7X

Mensagem 3/3/2013, 20:30 por Moises_A7X

Bom ja tinha lido esse texto a um tempo atras, mas vamos la.
Alem de muito saudosista o texto simplesmente mostra a visão de uma pessoa que provavelmente não joga mais hoje em dia e é "casual gamer", portante opinião com a cabeça limitada aos tempos antigos e sem propriedades pra falar da diversão atual e as mudanças da industria ao longo desses anos.

Minha opinião agora, não são os jogos que perderam a graça, mas sim as pessoas que passaram a ver com outros olhos, afinal a "mulecada" que achava super divertido e hoje em dia não acha tanto assim, são pessoas que ja esta com seus 25/30+ anos de idade, com a cabeça cheia de problemas, tempo curto dentre outras complicações que impedem ter a mesma diversão dos anos dourados onde a unica obrigação era ir pra escola. Eu tenho 19 anos, iniciei nos games com meu nintendinho (pirata que ate pouco tempo conhecia como POLYSTATION, que tinha cara de N64) depois disso joguei o mega drive, SNES (tudo fora de época, quando já existia vídeo games mais novos, porem difícil acesso em casa) e após isso 2002+ iniciei na família playstation com o PS1 > PS2 e agora PS3+Xbox+Wii, ou seja obviamente a diversão para mim foi maior ate o PS2 pq eram épocas que eu jogava mais e não tinha preocupações com nada, porem mesmo assim curto muito a geração atual e me divirto muito também com alguns jogos, as unicas reclamações que tenho é com relação a facilidade dos jogos, falta de criativida somada a exploração de generos POP (como zumbies e FPS) porem isso não afeta o brilho final da 7° GEN que ja mostrou muita coisa boa nesses anos.

Por fim quero dizer que pra cada pessoa em particular, vai considerar como auge dos games a época em que mais jogou e mais gostou dos jogos, isso é individual nao pode ser generalizado (como este texto), logo dizer que os games hoje não tem tanta graça não é valido, pq os tempos são outros tanto na industria quanto na cabeça dos jogadores.

Minha opinião.

Ir para o topo Ir para baixo

Monstrix

Mensagem 3/3/2013, 23:39 por Monstrix

Moises_A7X escreveu:Bom ja tinha lido esse texto a um tempo atras, mas vamos la.
Alem de muito saudosista o texto simplesmente mostra a visão de uma pessoa que provavelmente não joga mais hoje em dia e é "casual gamer", portante opinião com a cabeça limitada aos tempos antigos e sem propriedades pra falar da diversão atual e as mudanças da industria ao longo desses anos.

Minha opinião agora, não são os jogos que perderam a graça, mas sim as pessoas que passaram a ver com outros olhos, afinal a "mulecada" que achava super divertido e hoje em dia não acha tanto assim, são pessoas que ja esta com seus 25/30+ anos de idade, com a cabeça cheia de problemas, tempo curto dentre outras complicações que impedem ter a mesma diversão dos anos dourados onde a unica obrigação era ir pra escola. Eu tenho 19 anos, iniciei nos games com meu nintendinho (pirata que ate pouco tempo conhecia como POLYSTATION, que tinha cara de N64) depois disso joguei o mega drive, SNES (tudo fora de época, quando já existia vídeo games mais novos, porem difícil acesso em casa) e após isso 2002+ iniciei na família playstation com o PS1 > PS2 e agora PS3+Xbox+Wii, ou seja obviamente a diversão para mim foi maior ate o PS2 pq eram épocas que eu jogava mais e não tinha preocupações com nada, porem mesmo assim curto muito a geração atual e me divirto muito também com alguns jogos, as unicas reclamações que tenho é com relação a facilidade dos jogos, falta de criativida somada a exploração de generos POP (como zumbies e FPS) porem isso não afeta o brilho final da 7° GEN que ja mostrou muita coisa boa nesses anos.

Por fim quero dizer que pra cada pessoa em particular, vai considerar como auge dos games a época em que mais jogou e mais gostou dos jogos, isso é individual nao pode ser generalizado (como este texto), logo dizer que os games hoje não tem tanta graça não é valido, pq os tempos são outros tanto na industria quanto na cabeça dos jogadores.

Minha opinião.

Parei pra pensar depois de ler seu texto, realmente, pra mim os anos de ouro do videogame foram os jogos mais antigos pois foram neles depositados a maior parte do meu tempo de gamer, hoje em dia não sobra muito tempo para jogar, e quantos jogos eu quis, mas não pude ter acesso pra jogar (passou batido muitos títulos bons), concordo com sua linha de pensamento. Há algum tempo atrás mostrei alguns jogos via emulador do mega e snes para meu sobrinho de 10 anos (se eu mostrasse atari e nes pra ele acho que seria avacalhado pelo guri), e a reação dele foi de desdem pelos jogos, tanto pelos gráficos quanto pela jogabilidade complicada, pois hoje em dia realmente tudo é muito mastigado, mas futuramente os jogos de hoje em dia serão os mais memoráveis pra ele, tanto pela história quanto pela qualidade gráfica, ou seja, outros critérios. Como diz o amigo ae "...os tempos são outros tanto na industria quanto na cabeça dos jogadores".
Abraço.

Ir para o topo Ir para baixo

Scarecrow

Mensagem 4/3/2013, 04:06 por Scarecrow

Eu sinceramente acho que os DLCs estão matando os jogos, e é ai cada vez mais é difícil ter uma experiência completa como tínhamos antigamente.

Antigamente as softhouses colocavam sangue e ferro para o jogo sair o melhor possível, já que simplesmente não tinha como alterar as coisas depois (ou mudavam em uma tiragem diferente, vide as versões de OoT, como exemplo) de o jogo ser lançado.

Hoje, com os DLCs e atualizações fáceis, as devs ficaram desleixadas pra cacete.
Vide Crapcom vendendo o disco com DLC embutida, ou jogos tão bugados que o gameplay é quase impraticável. Sinceramente, por isso os jogos indies deram um boom enorme ultimamente, esses pequenos devs realmente fazem o jogo com carinho, ao invés de tratar o jogo como um caça níquel e tratar o consumidor como retardados.

Ir para o topo Ir para baixo

Killerbee

Mensagem 4/3/2013, 07:30 por Killerbee

Adoro fazer parte de todas as gerações e épocas de games e consoles...
Porem eu admito que por mais eu esteja familiarizado com o sistema de hoje em dia,
preferia muito mais como era no passado.

Onde os games era completo do inicio ao fim, onde você não precisava de cartão de credito internacional ou jeitinhos para comprar jogos onlines (pois nessa época não tinha sistema onlines em games). Você tinha de comprar e pronto, a gente dava mais valores aos jogos comprados porque na época ainda não existia essa coisa de pirataria e aparelhos bloqueados ou desbloqueados (provavelmente deveria ter, mas era escasso).

Não tinha a obrigação de ficar atualizando consoles ou Jogos para rodar.

Mas tem outro lado que eu prefiro os atuais...
são os jogos de tiros que adoro e esta cada vez melhores..
jogos em português sendo legendado ou dublado...
Entre outras e outras melhorias que hoje sou a favor..

Porem me faz muita falta, jogar com amigos fisicamente juntos no mesmo ambiente..
um querer ser melhor que o outro, o cara passar a tarde toda na casa do amigo ou vise e versa para jogarem games e aproveitarem o dia e tals. Coisa que hoje não é mais tanto assim comum... geralmente cada um na sua casa e online.

Sou a favor de games Single players ou Multplayer offline, unicamente por esses motivos entre outros...
prefiro fazer um churrasco em casa, e colocar o Fifa ou PES no vídeo game e chamar todos amigos , e um atentar o outro ou fazer um campeonato entre amigos na hora. Ou jogar um Street Fighter e ver quem sera o melhor de todos passando horas dando porrada no game com amigos.

Isso me faz falta....
mas tem males que vem para o bem ne? (ou não?)

Lembrando que sou da Geração que jogou TVjogos3, Odyssey, Atari, nintendo, mastersystem, megadrive, segacd, sega saturn, super nintendo, game cube, nintendo 64, dreamcast, 3DO, NeoGeo, entre tantos outros....

Isso sem contas os portateis ne? (Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Gamer Gear etc...)

Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

vantrix

Mensagem 4/3/2013, 11:49 por vantrix

Infelizmente os Video Games de hojem só se preocupam com os graficos, mas esquecem da diversão, quem não lembra quando a gente jogava e rejogava um jogo como Super Contra do Super nes, ou ate mesmo Ninja Gaiden do Nintendinho, jogos que aida jogo e muito, tenho 2 Ps3 e um Psvita, mas ainda sim adoro jogar games antigos pela a diversão. A diversão deixou de ser prioridade nos videogames? 774872

Ir para o topo Ir para baixo

Moises_A7X

Mensagem 4/3/2013, 17:01 por Moises_A7X

Monstrix escreveu:
Moises_A7X escreveu:Bom ja tinha lido esse texto a um tempo atras, mas vamos la.
Alem de muito saudosista o texto simplesmente mostra a visão de uma pessoa que provavelmente não joga mais hoje em dia e é "casual gamer", portante opinião com a cabeça limitada aos tempos antigos e sem propriedades pra falar da diversão atual e as mudanças da industria ao longo desses anos.

Minha opinião agora, não são os jogos que perderam a graça, mas sim as pessoas que passaram a ver com outros olhos, afinal a "mulecada" que achava super divertido e hoje em dia não acha tanto assim, são pessoas que ja esta com seus 25/30+ anos de idade, com a cabeça cheia de problemas, tempo curto dentre outras complicações que impedem ter a mesma diversão dos anos dourados onde a unica obrigação era ir pra escola. Eu tenho 19 anos, iniciei nos games com meu nintendinho (pirata que ate pouco tempo conhecia como POLYSTATION, que tinha cara de N64) depois disso joguei o mega drive, SNES (tudo fora de época, quando já existia vídeo games mais novos, porem difícil acesso em casa) e após isso 2002+ iniciei na família playstation com o PS1 > PS2 e agora PS3+Xbox+Wii, ou seja obviamente a diversão para mim foi maior ate o PS2 pq eram épocas que eu jogava mais e não tinha preocupações com nada, porem mesmo assim curto muito a geração atual e me divirto muito também com alguns jogos, as unicas reclamações que tenho é com relação a facilidade dos jogos, falta de criativida somada a exploração de generos POP (como zumbies e FPS) porem isso não afeta o brilho final da 7° GEN que ja mostrou muita coisa boa nesses anos.

Por fim quero dizer que pra cada pessoa em particular, vai considerar como auge dos games a época em que mais jogou e mais gostou dos jogos, isso é individual nao pode ser generalizado (como este texto), logo dizer que os games hoje não tem tanta graça não é valido, pq os tempos são outros tanto na industria quanto na cabeça dos jogadores.

Minha opinião.

Parei pra pensar depois de ler seu texto, realmente, pra mim os anos de ouro do videogame foram os jogos mais antigos pois foram neles depositados a maior parte do meu tempo de gamer, hoje em dia não sobra muito tempo para jogar, e quantos jogos eu quis, mas não pude ter acesso pra jogar (passou batido muitos títulos bons), concordo com sua linha de pensamento. Há algum tempo atrás mostrei alguns jogos via emulador do mega e snes para meu sobrinho de 10 anos (se eu mostrasse atari e nes pra ele acho que seria avacalhado pelo guri), e a reação dele foi de desdem pelos jogos, tanto pelos gráficos quanto pela jogabilidade complicada, pois hoje em dia realmente tudo é muito mastigado, mas futuramente os jogos de hoje em dia serão os mais memoráveis pra ele, tanto pela história quanto pela qualidade gráfica, ou seja, outros critérios. Como diz o amigo ae "...os tempos são outros tanto na industria quanto na cabeça dos jogadores".
Abraço.

Pois é, o problema tambem que as pessoas acostumadas com tecnologia/entreterimento em sua grande parte sao sempre mt pouco flexivel com relação a mudanças, sempre tem o mesmo mimimi quando algo muda dos padroes conhecidos, a resistencia a mudanças é algo foda que as pessoas precisam aprender a aceitar, pq faz parte da evolução.

Ir para o topo Ir para baixo

saboro

Mensagem 11/7/2013, 12:14 por saboro

Não tenho tanta saudade em relação a jogos de antigamente, com certeza tem muitos jogos legais e difíceis no mercado hoje em dia, o que acho mudou mesmo foi o modo de jogar, as reuniões com os amigos era na verdade o ponto alto da diversão, hoje em dia jogar online é pop!

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos