Spencer Mansion - Resident Evil
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21012013
Spencer Mansion - Resident Evil
Na década de 1990, o gênero de horror já estava um pouco estagnado e sem muitas novidades no mundo dos videogames. Há algum tempo havia uma lacuna de criatividade que só seria preenchida em 1996 com o lançamento de Resident Evil, jogo que popularizou por todo o mundo o estilo Survival Horror. Atualmente os jogos da franquia se desenvolvem por vários cenários, mas tudo começou em uma assustadora e isolada mansão no meio das montanhas, com zumbis, muitas armadilhas, puzzles intrigantes e poucos recursos. E foi tudo isso que tornou essa mansão tão especial e marcante, definindo perfeitamente o que Survival Horror significa, como veremos aqui.
O hóspede maldito
Mais conhecida como o principal cenário dos eventos ocorridos no primeiro Resident Evil, a Mansão Spencer se encontra nas montanhas Arklay, perto da nossa velha conhecida Raccoon City e abriga um dos laboratórios secretos da Umbrella. A mansão foi projetada pelo desafortunado arquiteto George Trevor para o presidente da Umbrella, Oswell E. Spencer, e os estágios finais de conclusão da obra ocorreram em novembro de 1967. Oswell queria uma boa camuflagem para um laboratório de pesquisa que serviria para experimentos secretos e ilegais.
Durante esta época, George e sua família foram aprisionados dentro da mansão, por causa do vasto conhecimento que ele tinha sobre os segredos do local, sendo que com sua morte, Oswell seria o único a conhecer sobre a estrutura do local. Mesmo tentando usar seu conhecimento para se esconder dentro da casa, presume-se que George foi morto enquanto sua esposa Jessica e sua filha Lisa foram levadas ao laboratório para serem sujeitas a testes com o vírus Progenitor. Vinte e um anos depois, um acidente ocorreu no laboratório e uma amostra do T-Vírus vazou, poluindo toda a mansão e infectando todos que estavam lá, incluindo os pesquisadores da Umbrella, que se transformaram no famigerados zumbis.
“Enter the Survival Horror”
Antes do início do jogo, podíamos escolher em controlar os heróis Jill Valentine ou Chris Redfield e então “entrávamos no Survival Horror”. Tudo começava com os dois protagonistas e Albert Wesker entrando na mansão, e a partir daí recebíamos a missão de verificar o local. Logo nos primeiros minutos de exploração, a cena que pode ser considerada a mais conhecida da franquia Resident Evil ocorria: ao atravessar um dos corredores, encontrávamos o primeiro zumbi que se alimentava da carne de um homem e, então, lentamente virava sua cabeça e se levantava para nos perseguir.
Umas das coisas que podemos perceber atualmente é a facilidade que alguns jogos oferecem com tutoriais e dicas sobre o que fazer no jogo inteiro, praticamente ensinando as pessoas a jogar sem que elas tenham que pensar por si próprias. Em 1996, no entanto, a história era bem diferente e se já não bastasse que essa mansão estivesse cheia de zumbis famintos, ela também estava repleta de armadilhas e puzzles a serem resolvidos, só que sem nenhuma ajuda ou indicação do que fazer, tornando o jogo mais difícil e ao mesmo tempo mais intrigante e divertido.
O fim do terror?
Na maioria das vezes, os personagens são aqueles que nos encantam, que nos marcam e que nos tornam fiéis por certas franquias. Claro que podemos dizer que Resident Evil faz isso conosco, afinal cada fã tem seu personagem favorito, sejam os mais recorrentes como Leon e Chris, ou os que aparecem mais raramente, como Jill e Claire. Mas algo muito especial de se perceber é que certos jogos não são marcados somente por seus personagens, mas também por seus cenários, que podem deixar impressões verdadeiramente únicas em nossas memórias, tornando essa mistura de personagens carismáticos com locações marcantes, perfeita. E ao falarmos de cenários assustadores, não temos como não pensar diretamente na mansão Spencer. Toda a referência que temos hoje sobre o gênero de Survival Horror foi perfeitamente definida por essa assustadora mansão, que marcou Resident Evil de tal forma que até hoje serve de comparação para os jogos mais atuais da franquia, que tem recebido duras críticas por fugirem tanto da proposta inicial.
Adaptado.
Fonte: GameBlast
Última edição por Misaeru em 30/1/2013, 13:29, editado 1 vez(es)
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