Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tecnologia/Eleições]TSE mantém modelo atual de votação eletrônica para 2012

Ir para baixo

11072012

Mensagem 

[Tecnologia/Eleições]TSE mantém modelo atual de votação eletrônica para 2012 Empty [Tecnologia/Eleições]TSE mantém modelo atual de votação eletrônica para 2012

[Tecnologia/Eleições]TSE mantém modelo atual de votação eletrônica para 2012 Urna-eletronica

A urna eletrônica brasileira é costumeiramente apontada como um dos mais avançados métodos de votação utilizados em todo o mundo. Entretanto, não é difícil encontrar críticas que confrontem a sua total eficácia.

Argumentos relacionados à impossibilidade de recontagem de votos ou ainda a possíveis violações internas feitas nas urnas estão entre os mais utilizados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, rebate as críticas e defende o modelo, garantindo-o novamente para as eleições municipais marcadas para o próximo mês de outubro.

Segurança posta à prova

Em março deste ano, um teste público promovido pelo TSE na Universidade de Brasília (UnB) encontrou uma falha de segurança que permitia desembaralhar a ordem dos votos, voltando à ordem original. Em tese, isso poderia comprometer o sigilo do voto, mas tal fato não ocorreu.

Conforme relatou a Folha de S.Paulo, o professor Diego Aranha, responsável pelo grupo que empreendeu o ataque-teste à urna, “dada a severa limitação de tempo, não tivemos tempo hábil para executar o plano de testes que analisava a dificuldade de violar a integridade dos resultados de uma eleição simulada”.

A falha foi corrigida nas urnas que serão usadas em outubro de 2012, mas ainda deixa dúvidas sobre a inviolabilidade e a total eficácia do método brasileiro.

Contra e a favor

A possibilidade de fraudes internas, levadas a cabo por funcionários do próprio TSE, é uma das acusações feitas pelos críticos do modelo atual. O Tribunal afirma que a fraude seria praticamente impossível, pois demanda um investimento altíssimo em supercomputadores capazes de quebrar a criptografia e a assinatura digital das urnas dentro do curto espaço de tempo entre votação e apuração.

Outra acusação parte para o caminho da impossibilidade de recontagem e conferência dos votos, sugerindo o retorno à votação de papel ou então um método de impressão do voto, para que o eleitor mesmo possa conferir se sua opção foi registrada de forma correta. A isso o TSE se defende garantindo que problemas com transporte e armazenamento dos comprovantes são um empecilho, além de tornar o processo todo muito mais caro.

Apesar dessas e de outras controvérsias, o Tribunal confirma que, em outubro de 2012, as urnas eletrônicas estarão presentes como sempre nas eleições que vão eleger prefeitos e vereadores por todo o Brasil.

Fonte: Techmundo

OBS: Achei interessante o argumento em itálico. Coloquei pois isso eu acho importante,como gosto muito de política e é de utilidade pública o voto,resolvi compartilhar isto com todos.
correiamaia
correiamaia
Devil Incarnate
Devil Incarnate

Número de Mensagens : 2772

Humor : Pink: ''Cérebro,o que vamos fazer hoje?'' Cérebro: ''O mesmo de todos os dias Pink,tentar dominar o mundo'' XD
Inscrição : 29/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Tecnologia/Eleições]TSE mantém modelo atual de votação eletrônica para 2012 :: Comentários

Misaeru

Mensagem 11/7/2012, 20:07 por Misaeru

Já trabalhei duas vezes nas eleições. E quando os votos eram gravados em disquete, honestamente, totalmente sem confiança. Agora são gravados em pendrive até ai parece tudo certo. Nunca pluguei o pendrive no meu PC para ver se os votos estão lá. Ainda sim confio no sistema.

Última edição por Misaeru em 12/7/2012, 16:07, editado 1 vez(es)

correiamaia

Mensagem 11/7/2012, 20:10 por correiamaia

creio que os dados que estão gravados no pendrive sejam descriptografados por um programa especifico...nao arquivos de logs de bloco de notas indicando quem votou em quem... creio que seja assim. Senão seria rustico e até simples demais.

FelipeCMN

Mensagem 11/7/2012, 20:24 por FelipeCMN

''Tornaria todo o processo muito caro''. A GENTE QUASE NÃO PAGA IMPOSTO NÉ BANDO DE FILHO DA P***? Não confio totalmente, eles podem manipular o resultado que é divulgado, anyway, não confio em nenhum governo.

DanielTkd

Mensagem 11/7/2012, 20:49 por DanielTkd

correiamaia escreveu:creio que os dados que estão gravados no pendrive sejam descriptografados por um programa especifico...nao arquivos de logs de bloco de notas indicando quem votou em quem... creio que seja assim. Senão seria rustico e até simples demais.

Todos os dados da urna ficam salvos em um pendrive que no final da eleição é recolhido por escolta policial que aí é encaminhado para STE. Além do pendrive, é impresso no mínimo 5 vias com a relação de todos os votos da urna.
Trabalho nas eleições a uns 10 anos....

Eddie Thunders

Mensagem 11/7/2012, 20:58 por Eddie Thunders

O Danieltkd trabalha nas eleições a 10 anos, em troca de uma marmitex, no dia das eleições, xD
Brincadeira....

Mais sério, um amigo meu também trabalha nas eleições, desde a votação das armas lá, tenho o DESPRAZER de sempre ele ser uma das pessoas que cuidam da minha secção de votação, e em todas as votações que sou OBRIGADO a votar, ele me diz: Veio bêbado outra vez... ( só dou uma risada )

E já perguntei inúmeras vezes, o que ganha em ser mesário nas eleições?
E ele sempre diz: uma Marmitex.

Mais sempre questiono sobre o sistema em que são transportados, os dados, as urnas e tudo mais, e ele sempre diz, cara o troço é fudido, e a "puliça" fica em cima mesmo....

Portanto, eu confio no tipo de votação, mais infelizmente, não confio em quem as pessoas votam....

Hasta

Scarecrow

Mensagem 11/7/2012, 21:14 por Scarecrow

Como não existe sistema totalmente seguro, se quisessem abrir completamente a segurança da urna ela iria desabrochar que nem o hyoga.

Mas ainda assim, ainda acho que por enquanto é a melhor opção e a mais livre de falhas que temos.

O problema nunca foi o método de voto, e sim o brasileiro neandertal que vota e coloca qualquer um no poder.

correiamaia

Mensagem 11/7/2012, 22:26 por correiamaia

Eddie Thunders escreveu:O Danieltkd trabalha nas eleições a 10 anos, em troca de uma marmitex, no dia das eleições, xD
Brincadeira....

Mais sério, um amigo meu também trabalha nas eleições, desde a votação das armas lá, tenho o DESPRAZER de sempre ele ser uma das pessoas que cuidam da minha secção de votação, e em todas as votações que sou OBRIGADO a votar, ele me diz: Veio bêbado outra vez... ( só dou uma risada )

E já perguntei inúmeras vezes, o que ganha em ser mesário nas eleições?
E ele sempre diz: uma Marmitex.

Mais sempre questiono sobre o sistema em que são transportados, os dados, as urnas e tudo mais, e ele sempre diz, cara o troço é fudido, e a "puliça" fica em cima mesmo....

Portanto, eu confio no tipo de votação, mais infelizmente, não confio em quem as pessoas votam....

Hasta
e ainda ganha 2 dias de folga(esta previsto na cosntituição) fuck that shit
Mas é como o scare disse...sistema nunca esta livre de falhas...mas nos que votamos somos a principal falha.

LordPsycho

Mensagem 12/7/2012, 00:20 por LordPsycho

É isso aê!
A maior falha do sistema, é o povo brasileiro mesmo, que vende seu voto por um lote, ou por entrar num desses programas do governo ae, ou apenas por uma marmitex.... Isso que fode com o sistema....

Lógico que nenhum sistema é livre de falhas... MAs se o sistema não oferecesse um pouco segurança, os EUA não teria comprado urnas com a gente p/ usar nas eleições deles. Sim, eles ainda votam com cédulas, mas em determinados lugares, já estão usando urnas eletrônicas, que são as nossas. Sabem como é o EUA, não comprariam qualquer porcaria... kkkkkk
Seria mto bobo imaginar que o conteúdo do pen drive seria arquivos em bloco de notas que com um clique vc teria acesso a informação..... ^^

A noticia foi mto boa Correia

abrs.

Eddie Thunders

Mensagem 12/7/2012, 06:35 por Eddie Thunders

Já vendi meu voto diversas vezes,
Queria poder ter vendido meu voto por um terreno, ou coisa assim, o máximo que consegui foi 200 reais,
AGORA, perguntem, acha que votei no cara, hahahaha ele que se foda, o que importa é que a grana tava no bolso pra tomar umas cervas.

Primeiro, que político não deveria receber nenhum salário,não querem representar o povo?, então deveriam receber no máximo uns 2000 reais, agora ganham um rio de dinheiro para não se fazer nada! e Senadores, tem aposentadoria vitalícia após cumprir o mandato,
Tanta roubalheira, que escreveria um livro aqui, melhor parar.

Hasta

LordPsycho

Mensagem 12/7/2012, 08:18 por LordPsycho

Eddie Thunders escreveu:Já vendi meu voto diversas vezes,
Queria poder ter vendido meu voto por um terreno, ou coisa assim, o máximo que consegui foi 200 reais,
AGORA, perguntem, acha que votei no cara, hahahaha ele que se foda, o que importa é que a grana tava no bolso pra tomar umas cervas.

Primeiro, que político não deveria receber nenhum salário,não querem representar o povo?, então deveriam receber no máximo uns 2000 reais, agora ganham um rio de dinheiro para não se fazer nada! e Senadores, tem aposentadoria vitalícia após cumprir o mandato,

Hasta

Pior Eddie falou bem agora...
Eu esqueci o nome do país agora, mas nesse país, o politico não ganha rios de dinheiro, ganha um salário normal, não tem regalias, no máximo uma Kitnet com lavanderia coletiva p/ morar e ele q se vire p/ comer e lavar suas roupas... Não tem essa de umunidade parlamentar e nem se for acusado de alguma coisa, tem um tempo p/ pedir demissão e não dar em nada o processo...

Bem que por aki podia ser assim...

abrs.

FelipeCMN

Mensagem 12/7/2012, 11:24 por FelipeCMN

LordPsycho escreveu:

Hasta

Eu esqueci o nome do país agora, mas nesse país, o politico não ganha rios de dinheiro, ganha um salário normal, não tem regalias, no máximo uma Kitnet com lavanderia coletiva p/ morar e ele q se vire p/ comer e lavar suas roupas... Não tem essa de umunidade parlamentar e nem se for acusado de alguma coisa, tem um tempo p/ pedir demissão e não dar em nada o processo...

abrs.

Já que vocês falaram disso, não sei se vocês sabem, mas o Brasil é o único país das Nações Unidas que paga salário pra vereador.

Misaeru

Mensagem 12/7/2012, 16:00 por Misaeru

LordPsycho escreveu:

Hasta

abrs.
Se não estou enganado este lugar ai é o Reino Unido. Aproveitando para citar o exemplo dos outro nos EUA quando o cara (deputados e senadores) é pego em algum escândalo ele comete suicídio, na maioria das vezes, porque sabe que estará fodido mesmo.

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo