Fórum PSNation
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis

Ir para baixo

21022012

Mensagem 

[NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis Empty [NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis




[NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis Content_pic

Jogos sociais ultrapassaram a barreira do mero entretenimento. Os títulos, que normalmente lidam com diversos elementos, grandes acordos de marketing e transações com dinheiro real, são mais facilmente categorizados como serviços, e não como games propriamente ditos. Títulos produzidos com grandes estúdios, como a Zynga, também são extremamente visados e, muitas vezes, copiados por desenvolvedoras menores.

Essa realidade também existe no mercado de jogos para smartphones. Não é incomum ver grandes títulos sendo lançados para estas plataformas, seguidos de milhares de cópias que tentam roubar uma pequena fatia do bolo para si. Para cada Andry Birds, existem outras dezenas de pássaros ou outros animais nervosos que se lançam contra construções.

Tais movimentos geraram uma onda de processos por direitos autorais como nunca antes vista na indústria de jogos. O que hoje é chamado por alguns analistas como mais uma grande “corrida do ouro” é visto por outros como um assassinato completo da inovação. Qualquer game que simule uma fazenda é considerado uma cópia de FarmVille e todo título sandbox pode ter suas raízes encontradas em Minecraft.

[NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis Content_pic

Esse problema fica ainda mais evidente quando se observa a Gameloft, empresa que fez da cópia de títulos consagrados para consoles de mesa seu negócio. Fundada pelos mesmos criadores da Ubisoft, a companhia trabalha quase que completamente com versões de Resident Evil, Uncharted e qualquer outro game de sucesso para celulares. Não se tratam de adaptações e sim de plágios, cujos faturamentos nunca chegam às detentoras dos direitos autorais originais. O resultado: processos que vão se acumulando na justiça.

Arrebentando no lado mais fraco

Você já ouviu falar em Mob Wars, Farm Town, Social City ou Gardens of Time? Todos são games de desenvolvedoras menores, lançados antes da Zynga chegar ao mercado com seus FarmVille, Mafia Wars e CastleVille. As pequenas desenvolvedoras dos títulos, apesar de terem visto seus trabalhos caírem no esquecimento, não processaram a gigante. Mas não porque não quisessem, mas por falta de dinheiro para custear o processo.


Enquando isso, a Zynga não poupou esforços para chamar a brasileira Vostu à justiça, com acusações de que a empresa havia copiado uma “série de aspectos” de seus títulos. O processo terminou com um acordo entre as partes e o pagamento de uma quantia em dinheiro por parte da desenvolvedora nacional, que também se comprometeu a modificar os games.

Para Mark Methenitis, advogado especialista em direitos autorais e ex-colunista do site Joystiq, tais atitudes por parte das grandes empresas pode gerar um medo de criar coisas novas. Segundo ele, é praticamente impossível gerar algo realmente do zero e, no momento de se apropriar de alguns conceitos já existentes para realizar um game inédito, algumas empresas podem acabar amedrontadas com processos milionários com os quais não poderão lidar.

Como lidar?

[NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis Content_pic
Tiny Tower fez com que a Zynga também fosse acusada de plágio, por causa do game Dream Heights.

Desenvolvedores ouvidos pelo site VG247 são categóricos. Em um mercado cada vez mais pulverizado como o dos jogos sociais, as empresas precisam se certificar de que seus produtos não serão copiados. Uma abertura maior poderia significar em perdas de lucros, algo que nenhuma empresa quer ver acontecendo.

Para os pequenos que não tem a intenção de copiar, porém, resta apenas arriscar. E esperar que as grandes empresas – ou os juízes – entendam que games fazem parte de um processo muito maior de produção. E que criar um jogo sobre fazendas não é necessariamente copiar FarmVille.

Fonte:BaixakiJogos
alemao2x
alemao2x
Mod. Off Topic
Mod. Off Topic

Número de Mensagens : 3247

Idade : 26
Localização : Sarapuí,SP
Humor : É assim que a gente ganha uma vida na vida de Engraxate
Inscrição : 01/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[NOTÍCIA] Cópias de games geram onda de processos em títulos sociais e móveis :: Comentários

FelipeCMN

Mensagem 21/2/2012, 21:59 por FelipeCMN

Cara, sinceramente, acho muito errado da parte dessas produtoras grandes no ramo como a Zynga ficarem processando essas empresas menores do ramo de games sociais, elas quase não afetam os lucros das maiores. Agora quanto a Gameloft que faz várias cópias de vários games famosos(diferente das produtoras menores que só copiam um por vez), essa sim devia levar processo.

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem 21/2/2012, 22:55 por KmastersX

Se não for uma cópia descarada, tá valendo. Afinal, tudo se copia, principalmente os trabalhos escolares Razz

Ir para o topo Ir para baixo

Xirog

Mensagem 22/2/2012, 07:41 por Xirog

Alguém ainda lembra daquela notícia do joguinho da Globo nem um pouco parecido com Plants VS Zombies ...

Ir para o topo Ir para baixo

HyogaS2

Mensagem 22/2/2012, 08:16 por HyogaS2

KmastersX escreveu:Se não for uma cópia descarada, tá valendo. Afinal, tudo se copia, principalmente os trabalhos escolares Razz

o que não é o caso da gameloft, todos jogos são copias, mas descaradas

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos