[Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
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HugoNight
Zeh Silveira
Scarecrow
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[Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
! Leia atentamente antes de perguntar, perguntas já respondidas no tópico e mensagens fora do contexto serão deletadas sem aviso prévio !
Dolphin:
Sobre:
Dolphin é um emulador dos consoles Gamecube e Nintendo Wii. A maioria dos jogos funcionam perfeitamente ou com pequenos problemas. Os jogos podem ser emulados em HD Quality (Alta Definição) até a resolução de 1080p. Isso é uma característica memorável já que os próprios consoles Gamecube e Wii não são capazes disso. Sendo um projeto "open source", ou seja, de código-fonte livre, todos podem enviar suas próprias melhorias.
Dolphin está sempre em desenvolvimento e todos os dias novas funcionalidades são adicionadas e bugs são corrigidos.
Requerimentos do Sistema:
- Windows XP ou mais novo, Linux ou MacOSX Intel;
- CPU com SSE2 (de preferência dual-core ou melhor);
- Placas de video com "Pixel Shader 2.0" ou mais novo. Algumas placas de video onboard não são suportadas, mas depende do modelo (somente com Directx 9);
Bibliotecas Runtime Necessárias
Você precisará das bibliotecas listadas abaixo para que o Dolphin funcione:
- MS Visual C++ Runtime 2008 SP1 (Conserta os erros "side by side" / "application config" e erro de modelo);
- DirectX March 2009 Runtime (conserta erros do plugin).
- Vantagens:
- Você pode salvar um jogo a qualquer momento e carregar depois.
- Anti-Aliasing e Anisotropic Filtering fazem com que os jogos fiquem mais vívidos e realistas. Normalmente um jogo fica com uma aparência bem melhor do que no console Wii de verdade;
- Jogue em alta definição até o máximo de 1080p. Essa é uma característica que o console Nintendo Wii não possui;
- Conecte seu Wiimote e Nunchuck ao seu computador para uma melhor jogabilidade;
- Widescreen hack para jogos de Game Cube. - Desvantagens:
- Necessidade de configurar o emulador a cada jogo que executar a fim de tirar um melhor proveito (nem é difícil, mas nem todos tem alguma facilidade com isso);
- Alguns jogos possuem erros chatos de se consertar (se possível), e muitas vezes é preciso gastar um bom tempo testando para ver o que funciona melhor para ele.
Demonstração:
- Clique aqui:
The Legend Of Zelda: The Wind Waker (Game Cube)
Resident Evil 4 (Nintendo Wii)
Xenoblade (Nintendo Wii)
Mais imagens na galeria oficial
Configuração:
O emulador possui um guia oficial preciso sobre o seu funcionamento e configuração, completamente em português.
Irei passa-lo para o tópico, adicionando informações extras ou observações quando julgar necessário.
É necessário notar que às vezes as opções podem estar dispostas em ordens diferentes, dependendo da versão do emulador que você baixar.
Também note que só citarei opções relevantes para a emulação em si, não vou ficar entrando em detalhes técnicos.
- Configurações gerais:
- General:- Clique aqui:
Enable Dual Core: Habilite caso possuir um processador com múltiplos núcleos, irá aumentar consideravelmente a velocidade da emulação.
Enable Idle Skipping: Deixe habilitado também, aumento de velocidade.
- Gráficos:
- General:- Clique aqui:
Backend: Aqui você vai poder escolher entre 3 opções (se suportado pela sua GPU): Direct3D 9, Diretc3D 11 e OpenGL.
O Direct3D9 é o mais rápido e o OpenGL é o mais preciso, enquanto o Direct3D11 esta em algum lugar entre os dois.
Com a versão 4.0, o backend OpenGL agora é o mais rápido, principalmente em GPUs da Nvidia.
O backend DX9 foi deprecado e não é mais recomendado o uso.
Fullscreen Resolution: Resolução quando entrar em tela cheia, coloque a resolução do seu Desktop;
Aspect Ratio: 4:3 manterá a proporção correta da imagem caso o jogo não suportar widescreen, e 16:9 irá esticar a tela e forçar um widescreen. A imagem ficará desproporcional caso o jogo não suporte WS ou se você não tiver o WS hack ativado (ver adiante);
V-Sync: Ative somente se o jogo apresentar "tearing";
- Enhancements:- Clique aqui:
Internal Resolution: Define a resolução interna que o emulador irá renderizar as imagens. Quanto maior o valor, melhor a qualidade da imagem obtida e maior a perda de performance. Ache um valor que de adeque ao seu sistema;
Anti-Aliasing: Reduz o serrilhado do 3D. Quanto maior o valor, melhor a qualidade da imagem obtida e maior a perda de performance. Ache um valor que de adeque ao seu sistema;
Anisotropic Filtering: Melhora a qualidade das texturas em ângulos oblíquos.
Force Texture Filtering: Força filtragem das texturas para uma maior qualidade, mesmo se o jogo desativar essa opção. Pode ocasionar erros em alguns jogos.
- Hacks:- Clique aqui:
Nessa aba as opções a serem marcadas dependem exclusivamente do jogo.
Fique com as opções padrões marcadas, se um jogo não funcionar direito você pode recorrer ao fórum oficial ou a Wiki oficial (ver adiante). Exceto por isso:
OpenMP Texture Decoder: Utiliza múltiplos núcleos para decodificar as texturas, pode dar um belo aumento na velocidade se você estiver usando um processador com mais de dois núcleos. Em caso de dúvidas deixe desligado, nem sempre provem aumento na velocidade.
OpenCL Texture Decoder: Deixe desmarcado.Em essa opção renderia velocidade à emulação, mas não é o que acontece na prática, podendo inclusive prejudicar a performance do emulador.
- Advanced:- Clique aqui:
Hide Shader Errors: Muitas vezes o emulador encontra vários erros durante a emulação, mas a maioria deles não interferem em nada a jogatina. Porém, ele vai ficar pausando o jogo e exibindo os erros, o que é bem chato. Marque essa opção caso queira evitar isso (recomendado).
Widescreen Hack: ótima opção para jogos de GC, que na sua grande maioria não possuem suporte ao 16:9 nativo. Isso irá transformar a imagem para 16:9 sem deformar. Funciona bem na maioria dos jogos, mas é falho em outros (Twilight Princess, por exemplo). Desative caso apresentar erros.
- DSP (Áudio):
- Spoiler:
As opções padrões são as melhores, raramente você terá que mudar.
- Controle:
- Você pode usar qualquer joystick no emulador, e também pode usar o próprio Wiimote:>> Guia de como configurar o Wiimote <<
- O emulador também suporta a emulação do Classic Controller;
Compatibilidade:
Antes de executar um jogo, há dois lugares que você deverá checar:
>>Lista de Compatibilidade<<
>>Wiki Oficial<<
>>Wiki Oficial<<
Lá você vai encontrar as configurações adequadas para cada jogo, e evitar dores de cabeça desnecessárias.
Download:
Não vou deixar aqui cada revisão do emulador, por que são bem frequentes.
Deixarei elas acumularem um pouco para testar e atualizar.
- Dolphin 4.0 [Windows 32bits]: http://adf.ly/3bU8I
- Dolphin 4.0 [Windows 64bits]: http://adf.ly/3bU99
Versões antigas que podem ser mais compatíveis do que as novas:
- Clique aqui:
- - Use esta se tiver problemas com as novas, podem funcionar melhor em alguns casos:
- Dolphin r7676 [Windows 32bits]: http://adf.ly/5jZVU
- Dolphin r7676 [Windows 64bits]: http://adf.ly/5jZfc
- Dolphin r7676 [Windows 32bits]: http://adf.ly/5jZVU
Fontes:
- Spoiler:
- https://dolphin-emu.org
Adaptado somente, grande parte do texto e imagens foi acrescentado por mim.
Dê os devidos créditos e talz.
Última edição por Scarecrow em 14/10/2013, 15:55, editado 12 vez(es)
Scarecrow- Mod. Global
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
parabéns pelo post, testarei no pc do meu pai, a placa desse foi pro espaço ^^
Zeh Silveira- Mod. Off Topic
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Atualizando com nova versão, algumas imagens aleatórias de Xenoblade e algumas revisões no tutorial.
Depois vou ver se posto imagens de The Last Story (jogo foda).
Depois vou ver se posto imagens de The Last Story (jogo foda).
Scarecrow- Mod. Global
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Vou testar aqui no meu note, sempre apanhei pra configurar o Dolphin e nunca consegui um resultado satisfatorio, apesar de que os unicos jogos q eu tenho interesse são MGS: Twin Snakes e RE Remake do Cube
HugoNight- Mod. Global
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Ja consegui rodar um pouco de New Super Mario Bros num Dolphin aqui, mas travava bastante, vou ver se esse guia me ajuda (Até interessei no TLS que o Scarecrow falou agora)
Xirog- Noob
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Saiu mais uma versão estável nesse natal
Melhorias diversas, até suporte a função online de alguns jogos.
Melhorias diversas, até suporte a função online de alguns jogos.
Dolphin 3.5 Release Announcement On behalf of the Dolphin Emulator development team, I'm happy to announce the release of Dolphin 3.5. This release is exactly 18 months after the release of Dolphin 3.0 and is just in time for Christmas. This latest version of the emulator brings several new features as well as a lot of small improvements and compatibility fixes that include:
- Gamecube BBA support: Gamecube games supporting online mode using Nintendo's BBA (ethernet adapter) can now be played online on Dolphin. This includes Mario Kart: Double Dash 8 players mode support, as well as Phantasy Star Online.
- Gamecube microphone support: The 6 Gamecube games using a microphone (Mario Party 5/6 for example) can now use your system configured microphone to get audio input.
- WBFS support: If you dumped your games as WBFS files in order to play your dumps on a real Wii, you can now use the same WBFS files on Dolphin. WBFS includes features such as compression and splitted files (to avoid the FAT32 4GB file size limit).
- Free replacement for the DSP LLE ROMs: DSP LLE normally requires you to dump ROMs from your real Wii. This free replacement, while working only with some Mario and Zelda games, removes this requirement.
- Wiimote support on OS X Mountain Lion: The latest version of Mac OS X brings several Bluetooth changes, breaking Wiimote support with Dolphin 3.0. Dolphin 3.5 supports real Wiimotes, including MotionPlus addon, on OS X 10.8.
- TAS and recording improvements: Read only mode, better determinism, more checks to avoid using wrong settings or wrong version of a game when playing back a movie, bongo recording support.
- FreeBSD support: Rather theoretical than anything else, but worth a note. OpenGL backend may or may not work for you.
- UI refinements: New wiimote configuration dialog, improvements to the game list sorting, minor changes to simplify usage.
- Wii disc integrity checking: Use Dolphin to check if your dumped Wii game is corrupted.
- Improvements to the custom textures feature: Improved stability, added support for custom mipmaps, removed texture size limit.
- Shader cache optimizations: Reduced stuttering to a point where Red Steel 2 got playable with full FPS.
- A lot of minor emulation fixes: Texture preloading implementation, better FIFO emulation, HLE audio fixes, more accurate DSI/FPU exceptions, ...
While Dolphin 3.5 is a great step forward, a lot of features are still missing and emulation is still not perfect. The development team is already working towards the next major version of the emulator: Dolphin 4.0. Some of the planned features include a complete rewrite of the HLE audio emulation (bringing it close to LLE accuracy while keeping it fast), basic GLES and Android support, a rework of the user interface, custom 3D models support, Wii online play support, USB emulation support, and obviously more compatibility fixes. Merry christmas to you all, and have fun with Dolphin 3.5!
Scarecrow- Mod. Global
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Gostaria da ajuda de vocês. O jogo que eu estava mais afim de jogar e que me fez baixar o Emulador foi Xenoblade e o mesmo não quer rodar. Abro o jogo e fica somente uma tela preta. O que posso fazer???
eduardovirtual- New User
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Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Se deu tela preta, certifique-se que todas as dependências que o emulador requere (as bibliotecas do VS e do DirectX) estão instaladas e atualizadas, bem como o driver da GPU.
Já adianto que Xenoblade é um jogo pesado, é recomendado no minimo um i5 ou i7 para rodar sem falhas.
Já adianto que Xenoblade é um jogo pesado, é recomendado no minimo um i5 ou i7 para rodar sem falhas.
Scarecrow- Mod. Global
- Número de Mensagens : 7467
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Localização : Florianópolis - SC
Humor : Who told you could eat my cookies?
Inscrição : 10/05/2009
Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Caramba, to vendo o tópico só agora....
show de bola hein S'... vou baixar e curtir o novo Super Mario... hehhe
abrs.
show de bola hein S'... vou baixar e curtir o novo Super Mario... hehhe
abrs.
LordPsycho- Mod. Notícias
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Humor : Sempre de bem com a vida!
Inscrição : 18/01/2010
Re: [Guia] Dolphin 4.0 - Emulador de Nintendo GameCube e Wii
Esse é um dos emuladores mais fodas ja feitos, ja joguei mt jogo do Game Cube nele, os jogos do naruto que tem pra GC sao fodas, e rodam tranquilamente no Dolphin.
Mais um ótimo post.
Mais um ótimo post.
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