[Review]Everyday Shooter - Psicodelia Portátil
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[Review]Everyday Shooter - Psicodelia Portátil
Além de oferecer funções de rede de contatos e partidas online, uma das características da PlayStation Network é a venda de jogos por download. Inicialmente focada no PS3, com o tempo o PlayStation Portable passou a receber parte dos games e conteúdos lá oferecidos. Certos jogos vendidos por download para o PS3, como "Echochrome" e "Super Stardust HD", ganharam versões adaptadas para o portátil. Outro destes é Everyday Shooter, criado pela Queasy Games (na verdade, o programador Jonathan Mak) e que pouco mais de um ano depois de seu lançamento original chega ao PSP. E aí, será que a Sony CE Santa Monica aproveitou este intervalo de tempo para implementar mudanças ao game? Confiram nossa análise e descubram.
Para quem não conhece o original – que resenhamos na época – Everyday Shooter é um game de tiro da mesma escolinha, cronologicamente falando, de "Robotron 2084", "Smash TV" e "Geometry Wars: Retro Evolved"... isto é, uma alavanca serve para movimentar seu personagem na tela, e a outra para apontar em que direção atirar. O grande pulo do gato deste game é que cada uma das oito fases – com duração definida da música tema da vez - se comporta de uma maneira diferente, levando o jogador a ter que identificar como os inimigos dela reagem às suas investidas e detoná-los de acordo.
O jogador precisa levar em conta a detonação de explosões em cadeia e a coleta de pontos, tanto pela pontuação quanto para ganhar vidas extras. Outro elemento a se considerar é a nave se movimentar mais devagar enquanto dispara. Cada partida também arrecada pontos para a compra de modificadores, como vidas extras iniciais, fases para o modo que embaralha as fases, efeitos visuais diferentes e aí por diante.
A versão original do jogo usa dois sticks analógicos, e como o PSP só tem uma, a maneira mais esperada foi usada: os quatro botões principais servem para disparar nos quatro sentidos, incluindo diagonais. Sim, funciona, mas é longe do ideal para este tipo de jogo. Sim, dá para jogar, mas não é a mesma coisa. Afinal de contas, já sabemos passar de certas fases nas versões PS3 e PC – com gamepad, de preferência – sem muita complicação, e nesta penamos para passar da segunda fase. Isto não quebra o jogo, mas é perfeitamente sensível ao longo da experiência. Posto isto, pelo menos Everyday Shooter não leva em conta powerups e bombas que detonam tudo na tela – como no supracitado "Geometry Wars" – assim tirando uma preocupação a mais das costas do jogador.
O visual do game é praticamente o mesmo de sua versão PS3, obviamente levando em conta as diferenças de resolução do televisor para o portátil. Os cenários brincam com formas geométricas, texturas e luzes... e mesmo considerando que se trate de um game tecnicamente simples, o visual abstrato das fases foi muito bem transposto para o PSP – mesmo que pessoas que o tenham jogado antes precisem reacostumar um pouco com o tamanho dos objetos na tela, dado que o jogador controla um quadrado bem pequeno na tela. As boas músicas continuam intocadas, e este é o tipo de jogo que simplesmente pede o uso de fones de ouvido. Como cada estágio tem sua própria música-tema e os sons de explosões e disparos em geral foram substituídos por sons de guitarra, a experiência aural do game impressiona.
É bom ver a Sony abraçando a distribuição digital não só no PlayStation 3 como também no PSP, vendendo jogos mais simples e de menor orçamento a preços acessíveis. Everyday Shooter é um dos jogos que segue esta linha de títulos independentes que saíram não só para o console como para o portátil. Enquanto o game oferece uma experiência muito divertida, a falta da segunda alavanca analógica é sentida, e quem o jogou no PS3 ou PC com um gamepad provavelmente vai precisar se reajustar ao game. Posto isto, esta é basicamente uma conversão bastante competente do game de 2007, e que pessoas que curtem shooters e sons de guitarra viajantes curtirão jogar.
CONFIRA:
Video - Everyday Shooter
A favor
- A jogabilidade é simples, porém os estilos entre as fases oferecem variedade;
- Estilo visual do game, abstrato e cheio de formas geométricas, foi bem transposto para o PSP;
- Trilha sonora dinâmica e muito bacana praticamente requer o uso de fones de ouvido;
- Jogos deste estilo combinam bem com portáteis, e Everyday Shooter não é exceção.
Contra
- O segundo stick analógico faz uma falta...;
- Visual minimalista não vai agradar a todos;
- Não, ainda não tem tipo algum de ranking online.
Fonte: FB
Para quem não conhece o original – que resenhamos na época – Everyday Shooter é um game de tiro da mesma escolinha, cronologicamente falando, de "Robotron 2084", "Smash TV" e "Geometry Wars: Retro Evolved"... isto é, uma alavanca serve para movimentar seu personagem na tela, e a outra para apontar em que direção atirar. O grande pulo do gato deste game é que cada uma das oito fases – com duração definida da música tema da vez - se comporta de uma maneira diferente, levando o jogador a ter que identificar como os inimigos dela reagem às suas investidas e detoná-los de acordo.
O jogador precisa levar em conta a detonação de explosões em cadeia e a coleta de pontos, tanto pela pontuação quanto para ganhar vidas extras. Outro elemento a se considerar é a nave se movimentar mais devagar enquanto dispara. Cada partida também arrecada pontos para a compra de modificadores, como vidas extras iniciais, fases para o modo que embaralha as fases, efeitos visuais diferentes e aí por diante.
A versão original do jogo usa dois sticks analógicos, e como o PSP só tem uma, a maneira mais esperada foi usada: os quatro botões principais servem para disparar nos quatro sentidos, incluindo diagonais. Sim, funciona, mas é longe do ideal para este tipo de jogo. Sim, dá para jogar, mas não é a mesma coisa. Afinal de contas, já sabemos passar de certas fases nas versões PS3 e PC – com gamepad, de preferência – sem muita complicação, e nesta penamos para passar da segunda fase. Isto não quebra o jogo, mas é perfeitamente sensível ao longo da experiência. Posto isto, pelo menos Everyday Shooter não leva em conta powerups e bombas que detonam tudo na tela – como no supracitado "Geometry Wars" – assim tirando uma preocupação a mais das costas do jogador.
O visual do game é praticamente o mesmo de sua versão PS3, obviamente levando em conta as diferenças de resolução do televisor para o portátil. Os cenários brincam com formas geométricas, texturas e luzes... e mesmo considerando que se trate de um game tecnicamente simples, o visual abstrato das fases foi muito bem transposto para o PSP – mesmo que pessoas que o tenham jogado antes precisem reacostumar um pouco com o tamanho dos objetos na tela, dado que o jogador controla um quadrado bem pequeno na tela. As boas músicas continuam intocadas, e este é o tipo de jogo que simplesmente pede o uso de fones de ouvido. Como cada estágio tem sua própria música-tema e os sons de explosões e disparos em geral foram substituídos por sons de guitarra, a experiência aural do game impressiona.
É bom ver a Sony abraçando a distribuição digital não só no PlayStation 3 como também no PSP, vendendo jogos mais simples e de menor orçamento a preços acessíveis. Everyday Shooter é um dos jogos que segue esta linha de títulos independentes que saíram não só para o console como para o portátil. Enquanto o game oferece uma experiência muito divertida, a falta da segunda alavanca analógica é sentida, e quem o jogou no PS3 ou PC com um gamepad provavelmente vai precisar se reajustar ao game. Posto isto, esta é basicamente uma conversão bastante competente do game de 2007, e que pessoas que curtem shooters e sons de guitarra viajantes curtirão jogar.
CONFIRA:
Video - Everyday Shooter
A favor
- A jogabilidade é simples, porém os estilos entre as fases oferecem variedade;
- Estilo visual do game, abstrato e cheio de formas geométricas, foi bem transposto para o PSP;
- Trilha sonora dinâmica e muito bacana praticamente requer o uso de fones de ouvido;
- Jogos deste estilo combinam bem com portáteis, e Everyday Shooter não é exceção.
Contra
- O segundo stick analógico faz uma falta...;
- Visual minimalista não vai agradar a todos;
- Não, ainda não tem tipo algum de ranking online.
Fonte: FB
Re: [Review]Everyday Shooter - Psicodelia Portátil
Vou conferir o game! Tá na fila...
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Re: [Review]Everyday Shooter - Psicodelia Portátil
Bom jogo, passa hora legal para aqueles momentos em que você tem "pouco tempo" ou tem que parar de vez em quando pra prestar atenção em algo (fila de banco, ou afins). No qual você não precisa de muito tempo para começar a jogar, pode parar e voltar sem perder o fio da meada.
Também é um bom jogo quando se tem mais tempo e pode-se jogar várias fases seguidas. Ah sim e pode-se repetir as fases que elas sempre mudam, quero dizer, de onde vem os "inimigos" e afins.
Também é um bom jogo quando se tem mais tempo e pode-se jogar várias fases seguidas. Ah sim e pode-se repetir as fases que elas sempre mudam, quero dizer, de onde vem os "inimigos" e afins.
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